CONDEÚBA: 1º SARAU LITERÁRIO/CULTURAL NA COMUNIDADE QUILOMBO DO TAMBORIL 

Por Regiane David

 No dia 20 de janeiro deste ano, foi realizado na comunidade Quilombo do Tamboril o Primeiro Sarau Literário Cultural organizado pela professora e escritora Regiane David com o apoio da Comunidade e do Movimento Cultural Café com Poemas de Condeúba. 

O Sarau foi tão diversificado, repleto de atividades incríveis tornando assim um momento prazeroso e com muito aprendizado, alegria e conhecimento dos nossos conterrâneos. 

O Sarau Deu início a partir das 18:50 onde Regiane David fez a abertura e convidou o professor Valdenor para conduzir o momento de oração, logo após foi conduzido às apresentações que foi dividido por modalidades: LITERATURA DANÇA E MÚSICA. 

Para iniciar foi convidado o coordenador do Movimento Cultural Café com Poemas de Condeúba Leandro Flores onde teve a oportunidade de apresentar seu trabalho como escritor e relatar sobre a importância do movimento em Condeúba e em outras cidades¸ convidando assim mais pessoas para ingressar. Após sua apresentação o público ficou maravilhado com a apresentação mirim- Arthur que brilhantemente fez a contação de História da escritora Dulce Rangel do livro um amor de confusão¸ ao final cantou a musiquinha que levou as pessoas ali presentes a se divertirem.  

Em seguida o escritor Condeúbense Antônio Santana fez uso da palavra¸ apresentado sua trajetória como escritor resaltando a grandeza da literatura e deixou claro que ele é um escritor nato¸ com seus cinco livros lançados¸ mas resalta que infelizmente o que lhe falta é a questão financeira¸ pois para publicar e lançar um livro o custo é elevado.  

Marli cruz¸ professora e moradora da comunidade Quilombo fez sua participação com um poema autoral intitulado VERSOS E RESISTÊCIA¸ onde relatava a vivência e a cultura de seu povo¸ fazendo um paralelo da vida de hoje entre seus antepassados¸ após a apresentação de Marli¸ a escritora Joandina tomou uso da palavra e relatou sobre suas pesquisas e apresentou ao público seu livro UM OPOSICIONISTA NA POLÍTICA BAIANA 1990-2000. 

Após a apresentação de Joandina¸ Márcia Pereira¸ conhecida artisticamente como Marcinha Pikena que também é moradora da Comunidade Quilombo apresentou seu trabalho ao meio literário¸ tendo ela participado de duas antologias¸ uma delas através do Mochilão Literário na antologia Perigosa Poção e na antologia Contos de Fadas Natalinos, organizado pela editora Love Jack, e ao final leu um de seus contos que participou da antologia. 

 Dando segmento Clara Pereira que também é moradora do Quilombo leu seu conto- Através do seu olhar-  autoral e inédito, pois ainda ela não fez publicação do mesmo.  

As crianças foram presenças marcadas neste evento, e Ítalo Aurélio encantou os ali presentes, pois declamou lindamente a poesia de Manuel Bandeira- Preparação para a morte. 

Na voz de Marcela, moradora do Quilombo foi apresentada a poesia do Escritor João Paulo Vieira do Nascimento, conhecido artisticamente como Jota Paulo Viena, ele que é de Beberibe- Ceará, teve sua obra apresentada no nosso sarau. 

Na parte da literatura também havia a participação do escritor e Jornalista Oclides da Silveira, porém sua participação foi cancelada, pois no mesmo dia do evento ele teve a perda de um ente querido, sua ausência e motivo foi notificado ao público presente. 

Neste momento a organizadora aproveitou enquanto as equipes se preparavam para apresentar, ela fez os agradecimentos à comunidade por ter aceito e por ter ajudado, e aos participantes por terem tornado o momento tão especial e significativo, agradeceu também aos patrocinadores e colaboradores: Hélio do bar, o Diretor da escola do Campo Juari, Vereadora Nena, o Vereador Carlito, a professora Marli Cruz, o presidente da Associação Luciano, a Vereadora Bel, o diretor Vandecleito, o agente de Saúde Arlindo Brito, Zé de Creusa e Gilma.    

Para alegrar e relembrar momentos inesquecíveis o Grupo de Reis União do Quilombo realizou uma linda apresentação de Reis, em seguida o Grupo de Dança de Roda do Quilombo, conhecido como Dança da Garrafa fizeram sua linda apresentação, como sempre animando todos ali presentes com sua dança e musica contagiante. 

Agora na Modalidade Música mais uma vez a participação mirim foi marcante, começando pela linda Ana Júlia que maravilhosamente cantou a música Mais que amigos de Tais Castro, sua linda voz encantou a todos. 

E como sabemos que no sarau só teve talentos únicos e inigualáveis a participante mirim Jéssica Eduarda conhecida como Duda cantou lindamente a música gospel- Deserto- da cantora Ariane.  

Dando continuidade os irmãos do forró se prepararam para apresentar, enquanto isso foi servido um delicioso arroz com frango preparado com todo amor e dedicação pelo cozinheiro Zé de Creuza, onde não faltaram elogios das pessoas pelo saboroso prato preparado. 

Para fechamento das apresentações o cantor Gustavo dos teclados deu continuidade a animação do povo ali presente com um animado forró. 

Ao final foi entregue aos participantes uma lembrancinha e um certificado de participação para assim esse dia não ficar somente na memória, foi convidado os patrocinadores e colaboradores ali presentes para a entrega, assim que todos os participantes receberam seus certificados e lembrancinhas o Sr. Arlindo fez uso da palavra e agradeceu e parabenizou a Escritora Regiane David por ter organizado o evento, enaltecendo a importância da valorização da cultura local. 

Fotos: Org. evento

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail