Brumado/Alerta: Vigep registra dois casos de dengue e um de chikungunya

Alerta: Vigep registra dois casos de dengue e um de chikungunya em Brumado

Em 2023, a Vigilância Epidemiológica (Vigep) registrou 17 casos de chikungunya, 2 casos de zika vírus e 42 casos de dengue, 3 com sinais de alerta, 1 grave e 1 óbito, em Brumado.

O coordenador de endemias do órgão, Fábio Azevedo, chamou a atenção para a necessidade de cada cidadão fazer a sua parte, inspecionando os seus quintais, haja vista que o agente passa de domicílio em domicílio a cada dois meses.

Azevedo destacou que o morador não deve deixar água parada em casa, evitando assim a formação de focos do mosquito aedes-aegypti. “Temos que ter esse cuidado, principalmente agora nesse período de chuva. Olhar as calhas, vasilha de cachorro para eliminar todo criadouro. Se a gente olhar uma vez por semana e eliminar esses focos não vai eclodir o mosquito e o risco diminui sensivelmente”, afirmou.

O Ministério da Saúde já emitiu uma alerta nacional para o risco de um possível surto neste ano em diversas partes do país.

No município, o coordenador informou que, no primeiro ciclo do levantamento anual, a Vigep já registrou 1 caso de chikungunya na Vila Presidente Vargas e 2 casos de dengue na zona urbana.

Azevedo alertou que se trata de um período propício para proliferação do mosquito, com temperaturas ideais, e as pessoas devem redobrar os cuidados.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail