Brasil recebe primeiro mestrado em estudos clínicos sobre diabetes
O primeiro mestrado voltado para estudos clínicos relacionados ao diabetes será implementado no Brasil em 2020. O campus de estudo será no Hospital Universitário João de Barros Barreto, pertencente à Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA). A estrutura da unidade ficará disponível para o exercício de práticas ambulatoriais para os novos pós-graduados. As inscrições, iniciaram nessa quinta-feira (2), seguem até o dia 5 de fevereiro.
Ao todo, serão 20 vagas para profissionais da área da Saúde, sendo que quatro dessas estão reservadas para o Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Pará (PADT-UFPA).
A unidade hospitalar faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desde 2015, sendo referência no tratamento da diabetes e contribuindo para as pesquisas científicas sobre a doença em toda localidade em que está situada.
O mestrado será pautado em duas linhas distintas de pesquisa: Diagnóstico, tratamento de diabetes e suas complicações e Prevenção e qualidade de vida de pacientes que convivem com o diabetes.
A superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/EBSERH, Regina Barroso, explica o objetivo da implantação do curso inédito no país. “A missão é formar profissionais qualificados para atender à população, por isso este curso representa um ganho a mais, tanto para os mestrandos quanto para os pacientes que serão atendidos com qualidade”.
O processo seletivo será composto de prova escrita e avaliação de projeto, além da análise de currículo. Para concorrer à uma vaga, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, realizar o pagamento e apresentar a documentação solicitada.
Fonte: Juliete Neves – Agência Educa Mais Brasil
Comentários