A Coluna Prestes na memória de idosos em Condeúba

Por Oclies da Silveira

Esq. Professores Rubens, Joandina e o vereador Arlindo da Silva Cruz

Essas rodas de conversas que foram apresentadas e coordenadas pela professora Joandina Maria de Carvalho, que teve início no dia 24 e término 26 deste mês de abril, já faz parte de uma série de eventos que a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer apresentará em face ao aniversário de Condeúba, que será no dia 14 de maio completará 157 anos de emancipação política.

Desde que em abril de 1926, houve uma grande movimentação em Condeúba, por conta de pessoas desconhecidas que modificaram a rotina no município, convencionou-se a chamar aquele momento de época dos revoltosos. Durante muito tempo era comum a pergunta: foi antes ou depois da revolta?

A professora Joandina Maria de Carvalho cresceu ouvindo a sua vó, dona Laurinda, contando histórias a respeito desses. A avó centenária, que nasceu cresceu e ainda vive no distrito de Alegre, há cerca de 55 km da cidade é uma testemunha dessa história do ponto de vista de quem vivenciou os fatos na zona rural. A movimentação foi por toda parte. É que membros da Coluna Prestes, integrantes da polícia baiana e jagunços a serviço de coronéis da Chapada Diamantina, para a população era um grupo só.

Quando na faculdade, no curso de licenciatura em História e posteriormente no curso de especialização em História do Brasil, a professora desenvolveu pesquisas sobre Condeúba. Então, foi possível fazer uma reconstituição da cidade e de parte do extenso município no período chamado de Primeira República. Merece destaque o ano de 1926 e o mês abril, que está se tornando o mês da Coluna Prestes.

Durante essa semana, a professora Joandina, que contou com o apoio Secretaria Municipal de Cultura e de Educação realizou rodas de conversa sobre a Coluna Prestes com alunos de escolas municipais e com três turmas do colégio estadual. Participaram ainda os professores Rubens e Douglas e as professoras Andreia e Ângela. Foi um momento rico e prazeroso.

Salão Coluna Prestes – Por Indicação da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer foi criado a Lei nº 975 de 24 de novembro de 2017 de autoria do vereador Arlindo da Silva Cruz, dando o nome de “Salão Coluna Prestes”, a parte superior do antigo prédio da Intendência.

Fotos: JFC/Willian Tolentino

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail