Prefeitura faz ação emergencial para ofertar atendimento pediátrico no Hospital Unimec a partir desta segunda

A partir da próxima segunda-feira (3), o Hospital Unimec será mais uma porta de entrada para o atendimento pediátrico de crianças com síndromes gripais leves, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Essa é uma medida emergencial tomada pela Prefeitura Municipal, que funcionará pelo período de 30 dias, com o intuito de diminuir a sobrecarga nos serviços de pediatria dos hospitais de média e alta complexidade do município.

Serão atendidas no Centro de Atenção Pediátrica do Hospital Unimec as crianças que apresentarem sintomas respiratórios leves, como: tosse, coriza, dor de garganta, nariz entupido, febre baixa (menor ou igual a 38°C), que não esteja apresentando cansaço ou chiado no peito, além de ausência de outras doenças (cardíacas, pulmonares, neurológicas e hematológicas).

“Desde o início da semana estivemos debruçados sobre essa questão, justamente por estarmos atentos ao aumento do volume de atendimentos pediátricos nos hospitais, devido às síndromes gripais que têm acometido, principalmente, as crianças. Então adotamos essa ação emergencial para os próximos 30 dias, visando desafogar as emergências dos hospitais e garantir o atendimento a esse público”, esclareceu o secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues.

Caso a criança apresente falta de ar, dificuldade para respirar, febre alta e persistente por mais de dois dias (maior ou igual 39°C), irritabilidade, sonolência intensa, prostração, vômito, diarreia, dor de cabeça ou no corpo, o responsável deve levá-la ao hospital de média a alta complexidade (Hospital Esaú Matos, Hospital São Vicente ou UPA).

Todo o estado da Bahia está em alerta com o cenário epidemiológico que aponta um crescimento dos casos de doenças respiratórias em crianças e cuidados específicos devem ser adotados para evitar complicações, como as pneumonias, como manter a hidratação, alimentação saudável e cuidados gerais para garantir o aumento da imunidade; manter o repouso e o afastamento das atividades escolares e sociais para evitar a proliferação do vírus, além de manter o cartão de vacinas atualizado.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail