Campeão olímpico tem pés amputados por complicações de saúde
Roman Kostomarov teve uma grave pneumonia que resultou em infecção; russo foi campeão olímpico de inverno em 2006.
Medalhista de ouro olímpico nos Jogos de Inverno de 2006, disputados na Itália, o ex-patinador no gelo russo Roman Kostomarov, de 46 anos de idade, teve de amputar os dois pés por causa de uma infecção causada por uma grave pneumonia que o acometeu no mês passado, quando, de acordo com informações publicadas pelo jornal espanhol Marca, deu entrada na UTI de um hospital em Moscou e foi induzido ao coma devido à situação que se encontrava.
Os problemas circulatórios que Roman sofreu fizeram com que não houvesse outra opção das equipes médicas que não fosse a cirurgia para amputação dos membros inferiores do ex-atleta. Segundo uma fonte ligada à TASS, agência de notícias russa, ainda há o risco de amputação das mãos do campeão: “Infelizmente, os dois pés tiveram que ser amputados. A cirurgia correu bem, e o paciente está se recuperando. Agora, nós estamos lutando para manter os braços. Roman está consciente, sua condição geral está melhorando. Porém, ele permanece na UTI”.
Campeão mundial de esqui morre em avalanche
De acordo com informações divulgadas por Grant Gunderson, fotógrafo que acompanhava o grupo, o esquiador ” foi lançado 50 metros pela rajada de ar, enterrado e morto”. Outro atleta que também foi atingido pela avalanche chegou a ficar soterrado durante 25 minutos, mas sobreviveu. Leia o relato completo publicado no perfil do fotógrafo no Instagram: “Ontem foi o meu pior cenário absoluto de pesadelo. Era para ser o último dia da viagem, então saímos para um passeio tranquilo para esqui livre. Como tivemos um dos melhores dias de esqui / tiro no dia anterior. Cavamos um buraco e depois esquiamos em uma linha no sertão. Eu estava exausto nos últimos 10 dias, então, depois daquela corrida, esquiei até o chalé da base. Kyle e Adam escolheram voltar e esquiar novamente. Eles estavam no fundo com um membro de outro grupo muito longe da base da encosta em transição para esfolar. Na verdade, um grupo japonês estava fazendo treinos de farol naquela área de transição na volta anterior. Todos se sentiram seguros na área de transição Um segundo esquiador do outro grupo desencadeou uma avalanche que se transformou em uma enorme avalanche (coroa de 2m de profundidade) em uma encosta adjacente. A inclinação em que eles haviam feito duas corridas não deslizou. Adam, Kyle e o outro esquiador tentaram correr. Adam foi enterrado a 1,5 metro de profundidade por 25 minutos e está ileso. Isso é um milagre. O esquiador enterrado ao lado dele morreu de ferimentos internos. Kyle foi lançado 50 metros pela rajada de ar e enterrado e morto. Outro grupo na área composto por dois guias de montanha canadenses e 4 ou 5 médicos / enfermeiros de emergência etc como clientes realizaram o resgate. Os médicos fizeram tudo o que puderam por Kyle e o outro esquiador. Adam e eu estaremos remoendo isso pelo resto de nossas vidas”.
Comentários