Condeuba: a chuva chegou para alegria dos catingueiros
Dia 13 de novembro de 2016 domingo, no município de Condeúba amanheceu tempo chuvoso, uma garoinha incessante que caiu durante toda manhã e continuou a tarde adentro, só que mais forte, para alegria de toda a população que já vinha fazendo orações pra chuva chegar. Haja Vista, que há mais de sete meses não tem chovido aqui em nossa região.
Este ano a região foi demasiadamente sacrificada pela seca, podemos constatar que em várias localidades do município, houve perda de plantações em pomares Como: Laranjeiras, uvas, amoreiras, goiabeiras, mamãos entre outras. Diga-Se de passagem, que são plantações já aclimatadas no semi-árido a do sertão. Além dos animais que vem sofrendo uma barbaridade por falta de água e pasto .
Os sertanejos tão logo se aproximam das chuvas, eles começam a se organizar para represar águas das chuvas, fazendo e muitas vezes limpando os pequenos tanques e aguadas. Basta começar a chover que os catingueiros já se armam as caixas e baldes nas biqueiras das casas pra aparar água da chuva e usar para o consumo doméstico. Outros já tem suas cisternas específicas para captar água da chuva, as quais estão conectadas as biqueiras das casas.
Toda época de chegada das chuvas de inverno no sertão, algumas plantações estão em sua plena floração, é o caso do jacarandá, flamboyant, ipê entre outras. A passarada então é só alegria, desabrocham a cantar-se e construir seus ninhos, é chegada a época da produção.
Pegamos como exemplo o canário da terra, este que é ave símbolo do município. Um casal de canário inicia-se sua produção no fim de outubro e começo de novembro e vai até o fim do mês de maio, produz de 6 a 7 ninhadas, totalizando em média 30 filhotes por temporada.
Comentários