Brumado: Vereador move ação contra o PDT e cobra anulação dos votos do partido nas eleições 2020

O vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o Partido Democrático Trabalhista (PDT) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Santinho disse que o partido tentou burlar as regras estabelecidas pelo Superior Tribunal Eleitoral (STE) para o pleito de 2020, no que se refere ao coeficiente de vagas para mulheres. “Após as eleições, verificamos na chapa do PDT uma candidata com 0 votos.

É natural que um partido investigue o outro”, afirmou, se referindo à candidatura de Ducilene da Silva Meira, que ainda não foi deferida pela justiça eleitoral. Isso pode implicar no percentual mínimo obrigatório de 30% de candidaturas femininas e, consequentemente, os votos de toda legenda serem anulados. Ela foi escolhida pelo partido para substituir Maria Aparecida Barros dos Santos, que teve o pedido de registro indeferido por ausência de filiação partidária.

“Colocaram o seu nome sem ela nem estar filiada ao partido. A pessoa estava apta a ser votada, mas sequer fez campanha e nem votou. Foi um erro gravíssimo cometido pela chapa. Vamos aguardar a justiça se manifestar”, analisou. Vale lembrar que a chapa do PDT conseguiu eleger o candidato Vanderlei Bastos Miranda, o Boca.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail