Triste papel da mídia: Alega Pe. Osvaldino
Sobre a tragédia do rompimento das barragens de rejeito de mineração no Estado de Minas Gerais:
1) Triste o papel da Mídia: a vida das pessoas vítimas nada lhes importa, mas o espetáculo das notícias. Não aparecem entrevistas com autoridades, nem com responsáveis pela empresa e nem de lideranças do povo. Quer vender a idéia que foi uma fatalidade.Contradições é o que não faltam. Informa que a empresa afirmou que a lama não é tóxica, mas diz que peixes de rios contaminados pelos rejeitos não podem ser consumidos. Irresponsável o papel que a mídia tem exercido no Brasil. Mais desinforma que informa. E as TVs católicas continuam louvando a Deus como se nada neste pais tivesse acontecido. Triste papel.
2) Quando a gente escuta os responsáveis por essas empresas eles dizem que segurança para eles é uma obsessão, que as novas tecnologias lhes permitem ter controle 100%, que está tudo monitorado e pensado. Agora aparecem dizendo que não sabem quais foram as causas e que estão fazendo de tudo para atender as vítimas e mitigar os danos ao meio ambiente. Mitigar o que depois do arraso que meio ambiente sofreu?3) Estado: terceirizado: papel subserviente ao capital, as empresas fazem o que querem. Os órgãos ambientais licenciadores e fiscalizadores tem seus chefes indicados politiqueiramente, ficam nos gabinetes, aceitam relatórios forjados, subornos e emitem licenciamentos com muita facilidade. Resulta nisto que aconteceu em MG. Tiveram coragem de inventar que a causa foi tremor de terra. Quando aconteceu o tsunami no Japão e representante do programa nuclear brasileiro foi questionado sobre a posição das usinas nucleares no Brasil, disse que aqui não acontece terremoto. Mas agora tentaram invetaram um para justificar o que aconteceu com as barragens da Samarco.
4) A situação das vítimas: além de virar órfão da própria história, serão objetos de uso e abuso da mídia perversa e irresponsável e do jogo de empurra empurra. Ainda tem gente que defende que temos que confiar nas empresas, nas instituições e nas autoridades.A rede globo de televisão subestima a inteligência do povo brasileiro. Um dia deste, no jornal nacional, quando falava das águas do Rio Doce, contaminadas por metais pesados, pela tragédia do rompimento da barragem de Rejeito da Vale, que só aparece, propositadamente, a Samarco, entrevistou uma senhora, não me lembro se representando a empresa ou algum órgão do Estado e a mesma teve a coragem de dizer que tais metais eram resultado de existência natural, nas águas.
Faz lembrar outros representantes de outras empresas contaminadoras. Outro aspecto que chama a atenção do telespectador é que quando fala de campanhas em prol das vítimas e do meio ambiente, a empresa aparece como colaboradora como se estivesse patrocinando, fazendo um favor. E mais, estão fazendo campanhas em vários lugares para as vítimas. Ato em sim elogiável. Mas tenho dúvidas se os donativos chegam tudo, realmente às vítimas.
O povo e o estado estão fazendo o que deve ser feito pela empresa. A melhor maneira da população ajudar seria fazendo um grande movimento para cobrar da justiça que puna a empresa e os culpados pelo ocorrido. A Vale e demais acionistas precisam ser julgados e condenados a reparar os danos, concluiu o Pe. Osvaldino.
Destaque
Quero chamar a atenção da sociedade organizada, que neste momento de tristeza, que passam nossos irmãos de Mariana/MG. Os seguimentos da nossa sociedade organizada na sua maioria só se lembram de fazer campanha para ajudar a levar água mineral para aqueles que foram atingidos, o que não condeno, muito pelo contrario! ajudo também e louvo pelo ato humanitário.
Porém, a parte mais difícil quase ninguém faz, que é combater os poderosos, os verdadeiros culpados pela tragédia, que são os sanguessugas deste País. Vale do Rio Doce, Samarco e tantas outras, que só exploram o nosso Brasil, sempre deixa para traz como herança, um desastre do tamanho do próprio País ou até maior, com conseqüências daninhas incalculáveis para o meio ambiente e conseqüentemente para toda a humanidade.
Estamos cansados de ver esses acidentes aqui no Brasil e nada até agora aconteceu com os verdadeiros culpados, além de pagar multas insignificantes a monta do prejuízo. Louvores e Gloria ao pronunciamento público do Padre Osvaldino Barbosa da Paróquia de Santo Antonio em Condeúba/BA. Diocese de Caetité/BA.
Este homem de Deus ultramoderno, corajoso, preparado e de uma inteligência impar, por isso, tem enfrentado resistência dos conservadores dentro da sua própria Igreja. Mas, Pe. Osvaldino não se omite, diante dos fatos ocorridos, para defender aquilo que é um direito do povo ser defendido por alguém.
Isto o Padre Osvaldino faz com muita maestria, parabéns Pastor pela sua coragem e discernimento diante da causa pública. Se o Senhor tem resistência por alguns “pau mandado”, nos seus pronunciamentos, nós membros da imprensa livre e o povão estão todos juntos com o Senhor. Amém!!!
Oclides da Silveira
Redator do JFC
Compartilho com a indignação do Pe. Osvaldino a respeito de mais uma tragédia no Brasil, dessa dez ocorrido em Mariana – MG. Cabe-nos perguntar: Até quando seremos telespectadores dos absurdos que acontecem no Brasil da impunidade? Concordo também com o Pe. Osvaldino, quando elogia o ato de solidariedade humana. Mas por outro lado, fiquemos a penas a lamentar pelos nossos irmãos vítimas dessa tragédia. No Brasil, é sempre assim, primeiro deixa a desgraça acontecer para depois tomar providências típico de país pobre de Terceiro Mundo, infelizmente. Se não somos capazes de aprender com a derrota quanto à prevenção, lamentamos mais ainda pela falta de responsabilidade dos órgãos que se diz competentes de Governo. É necessário também que a sociedade civil tome consciência do importante papel que se deve exercer em nosso País. O que aconteceu em Mariana poderia ter sido evitado, se tivesse trabalhado à prevenção. ATÉ QUANDO ESSAS DESGRAÇAS VÃO ACONTECER? ATÉ QUANDO, BRASIL? É lamentável vê crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sofrendo e pagando pela IRRESPONSABILIDADE de outros. As supostas empresas podem pagar tudo, porém, não pagam as vidas que se foram de maneira tão absurdas e indignas daquelas pessoas de Mariana – Minas Gerais – Brasil.
Eu conheci essa barragem Pe. Osvaldino Barbosa e essa comunidade, como aquele povo estava sofrendo quando nós os visitamos e as empresas ainda falam que trazem muitos benefícios para as comunidades! Não sei em que sentido beneficiam o povo, o que sei sãos os estragos que elas deixam para a população.
É mais uma calamidade que não vai dar em nada. Quem, passou, por ela, e perdeu, a vida, bens, a voz e a vez…Quem agora sofre as consequências, como ficam???Eu, estou, rezando muito padre Dino, para que Deus, não deixe os grandes e responsáveis saírem impunes dessa situação. Misericórdia….Senhor.!!!
Isso mesmo dino mobilizar pra mudar! abraços companheiro e meu grande referencial de homem político pra mudar o rumo das coisas.
E o certo, punir os culpados..Admiro sua conduta de trabalho, comunidades, entre outras providências, como sacerdote, Deus ilumine sempre sua vida, paz e saúde. Padre Dino! Abraços.
Trata-se de uma tragédia anunciada. Padre Osvaldino, como sempre, foi muito feliz em sua abordagem sobre o assunto. A população brasileira “pensante” clama por providências legais e humanas acerca do crime ocorrido em Mariana-MG.
Precisamos mostrar nossa indignação diante desse tipo de acontecimento, por isso parabenizo ao nosso querido Pároco Osvaldino.
Realmente, o povo vive a sofrer diante dos poderosos que só pensam no lucro. A tragédia de Mariana foi terrível para os mais carentes, para o meio ambiente, para o Brasil. Lá foi a lama que matou o rio Doce, cá é a tabua que mata o rio Gavião. Até quando o nosso rio vai continuar assoreado? Muito oportuna essa ação do Padre Osvaldino, digna de louvor.
Parabenizo ao Padre Osvaldino, pela brilhante atitude de se manifestar publicamente em defesa daqueles que tanto sofrem, neste momento de angustia com essa tragédia ocorrida em Mariana/MG. Precisamos de outros lideres que se levantem e engrossam a fila do discurso do Padre Osvaldino, para que melhores resultados aconteçam. Que o bom Deus lhe dê muita força Pe. Osvaldino. Amém!!!
Eu quero participar desse episódio de Mariana/MG.