Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Missa do Lava Pés

Por Paulo Henrique

Momento em que o sacerdote Padre José Silva, lava o pé de de um fiel

Nessa quinta-feira Santa dia 18 de abril de 2019, celebrou-se na Igreja e entre o povo cristão, o mistério da instituição da eucaristia, do sacerdócio e do novo mandamento que é o do amor ao próximo. Na última ceia, Jesus se oferece em corpo e sangue para a remissão e expiação de todos os pecados da humanidade. Os apóstolos na ceia se encontraram com o Cristo que se dobra para lavar-lhes os pés. Sinal de serviço, caridade, amor e disponibilidade para com o próximo.

Na paróquia de Santo Antônio em Condeúba a liturgia da ceia de Jesus foi marcada pela beleza dos ritos e símbolos da mesma liturgia que foi presidida pelo padre José Silva. Os doze apóstolos foram representados por doze homens do Terço dos Homens que subiram ao presbitério para lavarem os pés ao lado do altar da eucaristia.

Ao fim da Santa Missa, a imagem do Santíssimo foi transladado para a sua Capela que fica situada na Rua Padre Waldemar. O cortejo não foi uma procissão solene, mas o silêncio e as batidas da matraca acompanharam Jesus ao seu tabernáculo.

Durante toda a noite e madrugada aconteceu na Capela a vigília de contemplação e meditação até o amanhecer da sexta-feira da paixão. Jesus com o gesto de lavar os pés se faz o servo de todos, se coloca como um humilde operário na vinha de seu Pai. Jesus tem um rosto e seu rosto se chama amor e caridade.

Fotos: Henrique

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail