Eleições 2016: a semana do vice em Vitória da Conquista
A semana em Vitória da Conquista foi marcada com intensa movimentação nos bastidores com notícias em relação a formação das chapas que irão disputar as eleições de outubro. Pré-candidatos a prefeito abasteceram os noticiários da imprensa, inclusive da capital do Estado da Bahia, com possíveis formações para disputa pela prefeitura.
PMDB
No PMDB, o pré-candidato a prefeito, Herzem Gusmão, protagonizou o maior impacto no noticiário ao receber o apoio da vereadora Irma Lemos (PTB), Nei Mota (PSC), e do Pastor e vereador Sidney (PRB). Sobre a escolha do vice, o peemedebista afirmou que a chegada da vereadora Irma tende a ampliar as discussões em torno da composição da chapa majoritária. “Dona Irma vem com a possibilidade de poder compor como vice, mas estamos conversando com outros nomes da oposição, inclusive pré-candidatos a prefeito, como Romilson Filho (Grupo Independente), Esmeraldino Correia (PPL), Arlindo Rebouças (PSDB), Armênio Santos (PPS) e Marcelo Melo (DEM). O que a gente defende é a unidade, sem impor nomes, esse é o meu pensamento e das lideranças estaduais”, disse Gusmão, – que realçou que a vereadora Irma Lemos chegou primeiro e terá atenção especial.
PT
O PT que comanda a prefeitura há 20 anos encontra forte turbulência para escolha do vice de José Raimundo Fontes. Segundo informações que carecem de confirmação, o prefeito Guilherme Menezes, não conseguiu emplacar o seu candidato Odir Freire, na cabeça da chapa, luta agora para indicar o vice. O nome seria o de Joás Meira (PSB), mas falta confirmação. Joás anda falando que pretende desistir da atividade política partidária. O receio do comando estadual e local é que falte entusiasmo do prefeito para apoiar o PT nas eleições deste ano.
A possível escolha de Joás, caso seja confirmada, fulmina a pré-candidatura do ex-vereador Alexandre Pereira (PSB). Notícias nos bastidores dão conta que Alexandre poderá anunciar logo a desistência para evitar o desgaste. Trata-se de um excelente quadro político que pode e deve ser preservado.
PCdoB
O deputado estadual Jean Fabrício Falcão trabalha intensamente para suplantar o pré-candidato José Raimundo Fontes (PT), e forçar o partido a apoiá-lo. Já publicamente convidou José Raimundo para ser o seu vice.
DEM/PSDB
Fazendo parte do cenário político que movimentou a semana, o pré-candidato Marcelo Melo (DEM), também deu a sua colaboração. Inicialmente admitiu que a chapa seria puro-sangue. Ele (Marcelo) e a vereadora Lúcia Rocha na vice seriam os nomes da composição. A chapa não durou 2 horas. A segunda investida de Melo foi admitir, com divulgação no Bocão News de Salvador, que uma aliança estaria nascendo com o vereador e pré-candidato a prefeito Arlindo Rebouças (PSDB). Os critérios da escolha do vice não foram anunciados.
Grupo Independente
O Grupo Independente tem Romilson Filho como pré-candidato, porém não anunciou o nome do vice. O GI reúne 6 partidos e dá sinais evidentes que encontra dificuldades para montagem da chapa. Romilson segue conversando com grande desenvoltura, mas sabe da existência dos obstáculos que surgem a cada momento para efetivar a chapa.
PPL/PPS
Esmeraldino Correia (PPL) e Armênio Santos (PPS), ambos pré-candidatos a prefeito, estão sendo assediados para que possam integrar o bloco de oposição para facilitar a disputa eleitora que se avizinha. A expectativa é que até o São João o PPL e PPS decidam com quem ficarão, ou se manterão os nomes na disputa após as convenções partidárias.
Comentários