Grande Líder Quilombola Arlindo Firmo Brito é Sepultado Sob Forte Comoção em Condeúba
Multidão de pessoas no velório do líder Quilombola Arlindo Firmo de Brito
Na noite de quarta-feira, 9 de outubro de 2024, uma multidão se reuniu na comunidade quilombola do Tamboril, no município de Condeúba, para prestar seu último adeus ao líder Arlindo Firmo Brito, brutalmente assassinado em frente à sua residência no dia anterior. Arlindo era um reconhecido defensor dos direitos quilombolas e sua morte gerou grande comoção e indignação entre os moradores locais e representantes de movimentos sociais.
O velório aconteceu na sede da Associação Quilombola do Tamboril, onde dezenas de autoridades municipais e estaduais estiveram presentes. Entre eles, destacaram-se o atual prefeito Silvan Baleeiro de Souza e o prefeito eleito Micael Silveira, além do ex-prefeito Odílio da Silveira, o secretário de Saúde Wagner Silveira e Isaías, representante da Promoção Social do Estado. Vinícius, quilombola do Coletivo Nacional do CONAQ, também compareceu para homenagear Arlindo.
Amigos, familiares e colegas de trabalho prestaram suas homenagens ao líder quilombola. Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de todo o município estiveram presentes de forma uniformizada, demonstrando respeito e solidariedade. Membros de movimentos sociais e religiosos, como as pastorais da Igreja Católica e o grupo responsável pela campanha “Natal sem Fome”, também marcaram presença, evidenciando a amplitude do trabalho.
O corpo de Arlindo Brito foi velado por pouco tempo na sede da Associação Quilombola do Tamboril, onde as exéquias foram realizadas pelo irmão, Celso Martins. Seguindo a cerimônia, formou-se uma grande fila para que as pessoas pudessem se despedir do grande líder Arlindo. Em um momento de comoção, o caixão foi levado pelas mãos de seus amigos até o Cemitério Municipal Santa Rosa, onde ele foi sepultado por volta das 20 horas.
Comentários