12 de julho: 123 anos de nascimento do educador Anísio Spínola Teixeira

Anísio nasceu na cidade de Caetité-Bahia em 12 de julho de 1900 e faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de março de 1971, em circunstâncias nebulosas. Personagem central na história da educação do Brasil nas décadas de 1920 a 1960, nos períodos democráticos, Anísio foi um dos grandes expoentes do movimento denominado Escola Nova.

Aos 24 anos, foi Secretário de Educação da Bahia onde implementou importantes reformas educacionais que contribuíram para a democratização da educação no estado. Também, foi Secretário da Educação do Rio de Janeiro, onde realizou uma ampla reforma na rede de ensino, integrando o ensino da escola primária à universidade, no início da década de 1930. Afastado da vida pública durante o Estado Novo, Anísio retornou à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em 1947, onde continuou a implementar importantes reformas educacionais.

Nos anos 50, Anísio dirigiu o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP. Foi também o criador e primeiro dirigente da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), criada em 1951, e que Anísio dirigiu até o golpe de 1964. Foi um dos idealizadores do projeto da Universidade de Brasília (UnB), inaugurada em 1961, da qual veio a ser reitor em 1963, para ser afastado após o golpe militar de 1964. Morreu em 1971 em circunstâncias misteriosas.

Anísio Spínola Teixeira era oriundo de uma família influente na política local de Caetité, uma vez que seu pai, além de médico, era um chefe político. Assim, pertencia a uma família que gozava de uma boa condição financeira.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail