Condeúba: I Movimento em defesa do Açude Champão que contou com pessoas das cidades de Condeúba, Cordeiros e Piripá

Por Oclides da Silveira

Momentos das palestras, o público mais centrado nos jovens estudantes

Hoje sexta-feira dia 21 de setembro de 2018, aconteceu o 1º movimento “Salve o Açude Champrão” nas margens da Represa, que teve início por volta das 9:00 horas e término ao meio dia. Esse primeiro grande encontro com a população teve mais o objetivo de chamar a atenção principalmente dos jovens no sentido de orientá-los para com a responsabilidade de cada um de nós com relação a manter sempre lipo as localidades ribeirinhas às margens dos reservatórios de água.

Estiveram presentes professores, diretores e alunos das Escolas Municipais Alcides Cordeiro e Tranquilino Torres ambas de Condeúba e também as escolas dos municípios de Piripá, Cordeiros sede e Distrito de Alvorada. Foram algumas falas dos professores e diretores no sentido de passar orientações e conscientização aos alunos e ao público em geral que se fizeram presentes no evento. Chamou a atenção da necessidade de reflorestar urgentemente as margens ribeirinhas e preservar os mananciais para que a água não se evapore.

O professor do Colégio Estadual de Condeúba José Carlos, falou especificamente sobre a necessidade das famílias que moram nas margens ribeirinhas, construírem fossas cépticas,  as quais são feitas com 3 tambores de plástico de 200 litros, para uma família de 5 pessoas e, custará em torno de 350 a 400 reais, razão pela qual, evitará contaminações das águas da represa. Existe aproximadamente uns 80 lotes às margens da Represa Champrão.

Vereador de Cordeiros Gil de Altino

“Lamento a situação que chegou o Açude Champrão, que abastece várias famílias nas  cidades de Cordeiros, Piripá e Condeúba. Deixo aqui o meu apoio, e o que for preciso para melhorarmos o abastecimento e não deixar faltar a água que tanto precisamos todos dias.
Aqui estou como cidadão e representante do povo, preocupado com a melhoria e qualidade de vida de cada um. Vamos juntos com fé em Deus em busca de dias melhores”, disse o vereador de Cordeiros Gil de Altino.

APOIO

Prefeitura de Condeúba através das Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, Secretaria de Saúde e da Guarda Municipal, além das Secretarias de Educação de Piripá e Cordeiros. Estiveram prestigiando o movimento o Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro e o vereador de Cordeiros Gil de Altino. Colaboraram nesta matéria Fabiano Silva Vieira popular “Byu” e o Técnico em Agropecuária Daniel Brito de Lima que ambos fazem parte da comissão do movimento “Salve o Açude Champrão”. 

Fotos: Medonho

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail