Dia: 21 de novembro de 2024

Sobre a consciência negra

Por Helen Catharine

Maria Alves dos Santos, mãe de Otaviano Alves dos Santos

Maria Alves dos Santos, mãe de Otaviano Alves dos Santos, avó de Helen Catharine….
Foi escrava com 6 anos de Idade com seus pais, teve 6 filhos na Zona Rural da Cidade de Tremedal-Ba. Minha avó, exemplo e orgulho para todos nós, a sua cor era tão linda como seu modo simples viver, faltava quase tudo, menos amor, ela cuidou, educou, com uma grandeza e um dom extraordinário, calma, muita paciência, coração bom, honesta, amava os animais e uma das formas de educar era respeitar os animais… o pouco que sei sobre minha avó Maria, preta, pobre, me dar uma felicidade enorme dizer das minhas verdadeiras origens…ela é sempre lembrada, e hoje é o dia de comemorar com orgulho que sou neta de uma mulher Preta.

Morte por coqueluche é registrada na Bahia após cinco anos sem casos de óbito

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Uma menina de nove meses faleceu após contrair coqueluche. A criança morreu no dia 12 de novembro e o caso aconteceu na cidade deTeixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Este é o primeiro óbito pela doença registrado no estado após cinco anos sem casos fatais.

A bebê morreu no dia 12 de novembro. A Secretaria de Saúde (Sesab) divulgou um comunicado informando que a criança não havia recebido nenhuma vacina do calendário vacinal. Enquanto estava internada, a menina também foi diagnosticada com Covid, Rinovírus e Adenovírus. Conforme a Sesab, foram reportados 18 casos de coqueluche na Bahia neste ano. Dentre eles, 14 das pessoas contaminadas foram mulheres. As idades dos pacientes registrados vão de 1 mês de vida a 32 anos, sendo que 46% das notificações corresponderam a crianças com menos de 1 ano de idade.

A coqueluche é uma infecção respiratória provocada que afeta o sistema respiratório, incluindo traqueia e brônquios, e se caracteriza por episódios de tosse seca. A doença se espalha pela tosse, espirros ou fala de pessoas infectadas. Os primeiros sintomas são parecidos com um resfriado, como mal-estar, coriza, tosse seca e febre baixa, e podem durar semanas, quando o indivíduo é mais contagioso. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com pessoas não vacinadas e, em menor grau, por objetos contaminados.

Metro1

Policial federal preso por planejar matar Lula é baiano, de Salvador, e atua há 22 anos

Policial federal preso por planejar matar Lula é baiano, de Salvador, e atua há 22 anos
O policial federal Wladimir Matos Soares, de 53 anos, natural de Salvador

O policial federal Wladimir Matos Soares, de 53 anos, natural de Salvador, foi preso acusado de planejar o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com 22 anos de atuação na Polícia Federal, ele já trabalhou no setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e na PF em Salvador, antes de ser transferido para Brasília.

As informações foram apuradas pela TV Bahia. As investigações apontam que Wladimir utilizava sua posição para repassar informações privilegiadas a outros investigados e a integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele também integrou a equipe de segurança do hotel onde funcionava a transição do governo Lula.

Uma mensagem enviada por Wladimir a Sérgio Cordeiro, então assessor especial da Presidência, em 13 de dezembro de 2022, foi destacada pela Polícia Federal em representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) como prova de sua participação no esquema.

Na representação que fez ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal cita uma mensagem enviada por Wladimir a Sérgio Cordeiro, que era assessor especial da Presidência da República, em 13 de dezembro de 2022. Um dia antes, apoiadores do então presidente da República Jair Bolsonaro tentaram invadir o edifício-sede da PF.

Wladimir contou que uma equipe do Comando de Operações Táticas da PF foi enviada para o hotel Meliá, que sediava a equipe de transição de Lula.