Dia: 13 de novembro de 2024

No Sudoeste baiano, mais de 50 panificadoras participam de concurso que premia melhor pão francês

No Sudoeste baiano, mais de 50 panificadoras participam de concurso que premia melhor pão francês

O Sudoeste baiano vai poder conhecer o melhor pão francês da região na quarta-feira (13), quando será realizada a premiação da etapa regional do concurso “O melhor pão francês da Bahia”. A iniciativa é promovida pelo Sebrae em todo estado. Em Vitória da Conquista, o evento de premiação regional será às 19h, na Bela Casa Eventos.
Na região Sudoeste mais de 50 panificadoras dos municípios de Vitória da Conquista, BrumadoGuanambiJequié e Planaltino se inscreveram no concurso. Na quarta-feira, serão premiados os representantes das empresas que conquistaram o 1°, 2° e 3° lugar no concurso.
O concurso, que busca estimular a melhoria da qualidade do pão das micro e pequenas empresas, resgatando os valores tradicionais do setor de panificação, realiza as etapas regionais no interior do estado. O primeiro colocado de cada região irá concorrer na etapa estadual, que será realizada no dia 27/11 em Salvador.
O pão tipo francês ou pão de sal como dizem os baianos, é fundamental para as padarias, sendo o principal atrativo que impulsiona o fluxo de clientes diariamente. Melhorar sua qualidade não apenas fortalece o mercado, mas também reduz desperdícios e aumenta a satisfação dos consumidores.

Casa Nova/BA.: Gêmeos de 2 anos morreram atropelados após pai perder controle de carro

Gêmeos de 2 anos morrem atropelados após pai perder controle de carro em Casa Nova
 Foto: Reprodução/G1

Irmãos gêmeos de dois anos morreram após serem atropelados pelo próprio pai na zona rural de Casa Nova, no norte da Bahia. As informações são do G1. De acordo com a Polícia Civil, o acidente aconteceu na segunda-feira (11) e o pai das crianças relatou que houve uma pane mecânica no veículo que dirigia.

Ele não tinha carteira de habilitação. Os gêmeos Gael Ravi Alves dos Santos e Cael Levi Alves dos Santos estavam acompanhados da mãe, próximos a casa da família. Eles esperavam o pai, que chegaria de carro.

Segundo a polícia, ao chegar perto da casa, o pai dos meninos não conseguiu frear ou desviar e o veículo atingiu os gêmeos, que ficaram imprensados na parede do imóvel. A mãe das crianças também foi atingida.

A fachada da casa ficou destruída após o acidente. A porta frontal se desprendeu da parede. O pai das crianças foi preso em flagrante por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Todos foram socorridos para o Hospital Municipal, mas as crianças não resistiram à gravidade dos ferimentos. A mãe sofreu fraturas em uma das pernas e vai precisar passar por cirurgia, mas não corre risco de morte.

Condeúba/Faz. Lagoa Grande: Morreu o Sr. Mario Dias Gonçalves aos 53 anos de idade

 

É com pesar e muita tristeza, que a Folha de Condeúba noticia o falecimento do Sr. Mario Dias Gonçalvesaos 53 anos de idade, ocorrido nesta terça-feira dia 12 de novembro de 2024  às 18h. Sr. Mario era solteiro e não deixou filhos. O corpo está sendo velado na sua residência na Fazenda Lagoa Grande, o sepultamento será nesta quarta-feira dia 13 a tarde às 16h no Cemitério Municipal da Cordóvia. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: PAX ETERNA FUNERÁRIA 

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Mario, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus Sr. Mario.

Barreiras: Idoso de 89 anos é atacado por abelhas enquanto trabalhava em fazenda

Barreiras: Idoso de 89 anos é atacado por abelhas enquanto trabalhava em fazenda
 Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um idoso de 89 anos foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros após ser atacado por abelhas enquanto trabalhava em uma propriedade rural, no povoado de Barrocão, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

O caso aconteceu na segunda-feira (11) e Otacílio Gomes da Rocha segue internado no Hospital do Oeste, nesta terça (12). O estado de saúde dele não foi divulgado. Outros dois homens tentaram ajudar o idoso e foram alvos das abelhas.

Eles conseguiram fugir, mas um deles, identificado como Ueliton Gomes de Souza, também precisou ser levado para o Hospital do Oeste. O resgate de Otacílio Gomes foi feito por equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, que usaram roupas especiais para o manejo de abelhas.

O Corpo de Bombeiros recomenda que caso alguém veja uma pessoa sendo atacada por abelhas, se afastem da situação e o acionem imediatamente a corporação.

Vigep esclarece causas e prevenção da raiva humana

Brumado: Vigep esclarece causas e prevenção da raiva humana

Um homem de 50 anos, diagnosticado com raiva humana, morreu após passar 20 dias internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), no Tocantins. A morte de Gilmar Sampaio da Silva no último domingo (10) foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Tocantins (SES).

A confirmação do diagnóstico se deu no dia 30, após o Instituto Pasteur, localizado em São Paulo, confirmar a infecção do paciente pela variante AgV 3, transmitida por morcegos.

A morte preocupa as autoridades de saúde e acende um alerta quanto à doença. Fábio Azevedo, coordenador de endemias na Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), em Brumado, explicou que a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, como cães, gatos e o próprio homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Segundo o coordenador, os sintomas incluem dificuldade de deglutir, salivação em excesso, dor de cabeça, mal-estar geral e paralisias. Diante da gravidade da doença, Azevedo salientou que o principal é a prevenção, a exemplo da vacinação. Os proprietários de animais de estimação devem ficar atentos à sintomas como apatia e dificuldade de beber água e se alimentar.