Dia: 12 de novembro de 2024

Exportações baianas crescem 4,5% em outubro

Exportações baianas crescem 4,5% em outubro Foto: Jean Vagner/SEI

As exportações baianas, em outubro, cresceram 4,5%, na comparação com outubro de 2023, atingindo US$ 1,14 bilhão, o maior valor para o mês em toda a série histórica. Nacionalmente, as vendas externas recuaram 0,74%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O crescimento das exportações baianas foi impulsionado pelos preços, que subiram na média 6,5%, já que o volume embarcado caiu 1,8% no mês passado. Entre os destaques dos produtos que tiveram aumento nos preços médios no comparativo interanual, estão celulose, ouro, minerais, derivados de cacau e café. Juntos, esses segmentos representaram 31,4% do valor total exportado no mês, sendo decisivo para o resultado positivo.

Nos primeiros dez meses do ano, as exportações somaram US$ 8,62 bilhões, 6,3% acima de igual período do ano anterior. A despeito da queda de preços da soja e seus derivados, principal segmento da pauta de exportações do estado, que também atravessa seu período de entressafra, os preços médios dos produtos exportados pela Bahia, em sua totalidade, variaram positivamente 7%, em média, mas que compensando a queda no volume embarcado no período, que foi de 0,68%.

A comparação é sempre com o mesmo período do ano anterior. As exportações para China, principal destino dos produtos baianos, aumentaram 8,7% em outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já as vendas totais para a Ásia subiram apenas 0,38%. Na mesma base de comparação, as vendas para a América do Norte subiram 50,7%, puxado pelo aumento das vendas para os EUA, que cresceram 39,4%.

Entretanto, a participação da China foi maior (34,1% da pauta de exportações) que a dos EUA (aproximadamente 10%). Para a América do Sul, as vendas caíram 27,4%, e para a União Europeia as vendas subiram 25,6%, com destaque para a Espanha, com um aumento de 536,2%.

Motorista morre em grave acidente em Itabuna

Leonardo Silva, motorista da Rota Transportes, perdeu a vida em um grave acidente na BR-101 na noite desta segunda-feira (11). Ele pilotava uma moto e colidiu violentamente com outro veículo, caindo na via e falecendo no local.

A Polícia Rodoviária Federal e o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna foram acionados para apurar o acidente. O outro veículo envolvido e o estado de saúde do seu condutor ainda não foram identificados.

Itororó: Prefeito eleito Dr. Adauto se reuniu com Ronaldo Carletto

O prefeito de Nova Canaã, Dr. Marival, presidente do Avante, Ronaldo Carletto e o prefeito eleito de Itororó, Dr. Adauto

Nesta segunda-feira (11) de novembro o prefeito eleito de Itororó, Dr. Adauto, reuniu-se com o presidente do Avante, Ronaldo Carletto, para discutir demandas importantes para o município.

O encontro, que aconteceu no gabinete, contou também com a presença do prefeito de Nova Canaã, Dr. Marival, e teve como foco identificar prioridades para fortalecer o desenvolvimento de Itororó e promover melhorias para a comunidade local.

Conquista: Após morte do fundador, Feira dos Sofás encerra as atividades

A morte trágica do empresário Anthony Maia, no dia 28 de outubro, foi profundamente sentida por clientes, amigos e familiares. Ele faleceu em um grave acidente na estrada que liga Vitória da Conquista a Anagé, no dia 28 de outubro.

A loja Feira dos Sofás, da qual Anthony era fundador, anunciou, nesta segunda-feira (11), que vai encerrar as atividades. Segundo a nota divulgada pela empresa nas redes sociais, a morte do empresário impactou fortemente a continuidade da empresa.

A loja também informou que não será possível entregar os produtos e serviços previamente acordados. A Feira dos Sofás lamentou os transtornos cujo fechamento pode causar.

A nota agradeceu aos clientes e afirmou esperar que o legado de trabalho de Anthony possa permanecer.

Confira a nota na íntegra: 

“O município sentia a necessidade de mudança”, diz Renatinho, prefeito eleito de Caraíbas

O prefeito eleito de Caraíbas Renatinho (PP) que recebeu 53,45% dos votos válidos.
A eleição municipal de 2024 na cidade de Caraíbas para escolha do chefe do Executivo Municipal, na região sudoeste, foi uma das mais acirradas da Bahia. O candidato eleito foi Renatinho (PP) que recebeu 53,45% dos votos válidos.
Renatinho derrotou o candidato do grupo político do atual prefeito Jones Coelho (PSD) que está concluindo o seu segundo mandato. Ele é filho do ex-prefeito Lourinho.  Como não podia mais disputar a reeleição, o candidato escolhido pelo grupo foi Clóvis Meira (PSD) que obteve 46,55% votos.
A vitória do grupo de Renatinho colocou um fim nos longos anos de atuação e gestão da Prefeitura Municipal de Caraíbas realizada pelo grupo da família de Lourinho. Em entrevista, Renatinho revelou que a sua vitória não foi surpresa, mas a confirmação do desejo de mudança da população.
“Não foi uma  surpresa, o município sentia a necessidade de mudança até porque já existe um desgaste natural do ex- gestor e da família dele e a gente veio com um nome novo. Até porque a gente é do segmento de administração e a cidade acredita no nosso potencial e nos deu essa oportunidade. A gente vai fazer valer e vamos entregar um grande mandato, sem dúvidas, para o município de Caraíbas”, disse.
Com apenas 35 anos de emancipação política, Caraíbas teve à frente do município o grupo político da família do atual prefeito. Por isso, para Renatinho, a disputa foi tão acirrada.  “No nosso município é uma política diferenciada da região sudoeste. Nosso município tem 35 anos de emancipação política e 27 anos está na mão da mesma família.
Então, eles aprenderam o caminho de como fazer política, deixando a nossa cidade, infelizmente, com índice precário, o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano-, e quanto mais a cidade fragilizada, melhor para eles. Mas, o pessoal entendeu a nossa mensagem e a gente vem com um tempo novo para Caraíbas”, explicou Renatinho.
Agora, o prefeito eleito que vai atuar na legislatura de 2025 a 2028, está na fase de transição e vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2025. Segundo ele, para governar a cidade, vai buscar apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), com o objetivo de trazer mais melhorias para a população da cidade.
“A gente está na parte de transição, fazendo essa primeira etapa e conversando com os chefes de governo, com o governador, até porque nós vamos precisar dessa parceria e nossa obrigação é buscar recursos para melhorar a vida do nosso povo”, contou.

Brumado: Em intercâmbio na Colômbia, professora relembra batalhas contra Semec

Brumado: Em intercâmbio na Colômbia, professora relembra batalhas contra Semec
A professora da rede pública municipal de Brumado, Ana Cristina

A professora da rede pública municipal de Brumado, Ana Cristina, é uma das selecionadas em um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), para um intercâmbio na Colômbia. 

Ao todo, foram selecionados 50 profissionais da educação básica, preferencialmente pessoas pretas que se envolvem com a temática das relações raciais. Na Bahia, 11 profissionais foram selecionados. Em entrevista, Cristina disse que as relações étnico-raciais é, justamente, o tema do seu doutorado. A professora lembrou que a capacitação profissional para os educadores é muito complexa.

“A gente precisa de uma licença pra estudar porque é muito difícil conciliar com o trabalho. É quase impossível. As demandas são muitas”, afirmou. Para conseguir fazer o doutorado na Uesb, Cristina teve de impetrar um mandado de segurança para que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) permitisse a sua especialização. Ela contou com o apoio da APLB-Sindicato, que disponibilizou seus advogados para a causa.

“Você pode, você também é capaz. É muito necessário estudarmos e estarmos nos especializando”, defendeu. Cristina também foi aprovada em outro edital do Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), para um intercâmbio, de longa duração, em Angola, na África.