O ESPAÇO DIGITAL DAS MEMÓRIAS DE CORDEIROS – BAHIA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
O projeto “Digitalização dos acervos do Projeto de Pesquisa Memórias de Cordeiros – Bahia” coloca no ar o site www.memoriasdecordeiros.com.br, com o objetivo de organizar, catalogar e digitalizar uma extensa e variada documentação sobre a memória e a história da cidade de Cordeiros e suas interconexões de formação histórica e cultural.
O levantamento deste material, antes disperso, como também se deteriorando e se perdendo sobre o efeito do tempo e da ausência de políticas de proteção, agora se encontra acessível a pesquisadores, estudantes e interessados no conhecimento sobre a história local.
A equipe deste projeto é composta por Yan Roberto – Diretor Executivo, Karine Porto – Diretora de Museologia, Taiane Moreira – web designer, Ednair Rocha – Diretora de Acervo Fotográfico e Iconográfico, Ana Beatriz – Diretora de Comunicação e Mídia, Renata Lima – Intérprete de Libras e Leandro Assis – Diretor de Acervo Documental.
Aqui se destaca a relevância deste projeto pela consistência na salvaguarda de uma documentação histórica que perpassa pelos acervos fotográficos institucionais e das famílias, pelas entrevistas e transcrições das memórias orais das pessoas do lugar, dos documentos escritos e por atuar sobre a projeção de políticas efetivas de proteção ao patrimônio histórico no que concerne às suas memórias materiais e imateriais deste sertão repleto de singularidades.
Este projeto foi contemplado no Edital n° 20/2023 – Apoio à restauração, digitalização e disponibilização de acervos privados de interesse público e social, da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Comentários