Dia: 2 de outubro de 2024

O ESPAÇO DIGITAL DAS MEMÓRIAS DE CORDEIROS – BAHIA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

O projeto “Digitalização dos acervos do Projeto de Pesquisa Memórias de Cordeiros – Bahia” coloca no ar o site www.memoriasdecordeiros.com.br, com o objetivo de organizar, catalogar e digitalizar uma extensa e variada documentação sobre a memória e a história da cidade de Cordeiros e suas interconexões de formação histórica e cultural.

O levantamento deste material, antes disperso, como também se deteriorando e se perdendo sobre o efeito do tempo e da ausência de políticas de proteção, agora se encontra acessível a pesquisadores, estudantes e interessados no conhecimento sobre a história local.

A equipe deste projeto é composta por Yan Roberto – Diretor Executivo, Karine Porto – Diretora de Museologia, Taiane Moreira – web designer, Ednair Rocha – Diretora de Acervo Fotográfico e Iconográfico, Ana Beatriz – Diretora de Comunicação e Mídia, Renata Lima – Intérprete de Libras e Leandro Assis – Diretor de Acervo Documental.

Aqui se destaca a relevância deste projeto pela consistência na salvaguarda de uma documentação histórica que perpassa pelos acervos fotográficos institucionais e das famílias, pelas entrevistas e transcrições das memórias orais das pessoas do lugar, dos documentos escritos e por atuar sobre a projeção de políticas efetivas de proteção ao patrimônio histórico no que concerne às suas memórias materiais e imateriais deste sertão repleto de singularidades.

Este projeto foi contemplado no Edital n° 20/2023 – Apoio à restauração, digitalização e disponibilização de acervos privados de interesse público e social, da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Nada é do nada!

Por Edtattoo

Nada é do nada!
Do nada chega o novo
Do novo chega a calma,
da calma chega o sono e do sono nos acalma.
Na calma percebemos a alma e por ela perdemos a calma,
Encontramos em pessoa calma o ímpeto que nos leva perder a fala, até descobrirmos que a calma não fazia parte da alma..
E essa alma que tanto nos trazia calma era apenas a visão distorcida da mascara.
Vivemos o transe de um instante frio, e esse complexo de variáveis nos leva ao encontro de coisas e sentimentos que ainda não tínhamos experimentado.
E preciso retornar ao passado e observar o caminho trilhado para encontrarmos a cura que ainda fere.
Perguntar a si mesmo. será que meus olhos ainda vê beleza na máscara que criei por necessidade de afagos e riso?
Ou realmente sou dono desse mundo meu!

Avião de Lula tem problema técnico e teve que gastar combustível para pousar no México

O presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva – (PT)

O avião do governo brasileiro que transportaria o presidente Lula (PT) do México ao Brasil nesta terça-feira (1º) apresentou um problema técnico após a decolagem na Cidade do México e teve de retornar ao aeroporto.

Segundo afirmou uma fonte do governo brasileiro ao blog, o problema técnico já foi resolvido, mas os pilotos ainda precisaram aguardar o consumo de combustível para que a aeronave retornasse ao aeroporto da decolagem.

Até a última atualização deste post, a aeronave ainda estava no ar. Uma fonte afirmou que seriam necessárias de duas horas de meia para o pouso – sem precisar a partir de quando esse prazo estava sendo contado, mas tudo correu bem sem maires problemas. Dezesseis pessoas estavam a bordo do avião, o VC-1.

Lula (PT) estava na Cidade do México para a posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Na semana passada, ele estava nos Estados Unidos onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

O presidente e a equipe seguem se comunicando com o Palácio do Planalto por meio de mensagens e estão tranquilos.

Tanhaçu: Pedreiro caiu de andaime enquanto trabalhava em obra e morreu na hora

Tanhaçu: Pedreiro cai de andaime enquanto trabalhava em obra e morre na hora

O pedreiro Oscar dos Santos Nascimento, conhecido como Caca, faleceu nesta terça-feira (01) em um acidente de trabalho na cidade de Tanhaçu. Por volta de 8h30, ele estava trabalhando em uma construção no Bairro do Campo quando caiu de um andaime.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou a ser acionado, mas a equipe apenas constatou o óbito no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Oscar foi encaminhado para o para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para realização de necropsia.

Nascimento era natural de Laços, mais há muitos anos morava em Tanhaçu, no Bairro Jurema. Deixou esposa e três filhos. O corpo foi velado no Salão Paroquial da Igreja Católica, pois ele era membro do Terço dos Homens. A comunidade ficou bastante abalada com a morte trágica.