Dia: 29 de agosto de 2024

Cordeiros: Morreu a Sra. Leonor Bárbara da Silva aos 88 anos de idade

 

Sra. Leonor Bárbara da Silva, faleceu aos 88 anos de idade

NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza e grande pesar, que a Folha de Condeúba noticia o falecimento da Sra. Leonor Bárbara da Silva aos 88 anos de idade, ocorrido na tarde desta quinta-feira dia 29 de agosto de 2024 por volta das 16:00 horas, ela deixou viúvo o Sr. Sevério José da Silva e 2 filhos: Valdeí e Arnaldo além de 2 netos: Adriel e Bárbara. Seu corpo será velado no salão da Igreja Adventista do Sétimo Dia que fica na Travessa Wilson Pereira Jardim, hoje apartir das 21 horas. O Seu sepultamento será nesta sexta-feira dia 30 a tarde às 16:00 horas no Cemitério Municipal Jardim da Saudade em Cordeiros. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Leonor, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Leonor.

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos
 Foto: Reprodução/Exército Brasileiro

Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente a partir dos 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza o recrutamento, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.

Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.

A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.

As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.

Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.

Justiça determina prisão preventiva de falso dentista que atuava no Centro de Vitória da Conquista


A Justiça determinou a prisão preventiva do falso dentista preso em flagrante atuando em um consultório no Centro de Vitória da Conquista, na última terça-feira (27).

A Polícia Civil foi até o local após vítimas do falso dentista procurando a Delegacia e relatando problemas nos procedimentos feitos no Consultório. No local foram encontrados produtos com a data de validade vencida.

O consultório não tinha condições de higiene para funcionar. Os materiais estavam com validade expirada e uma caixa de pérfuro-cortantes foram apreendidos pela Vigilância Sanitária para ser incinerado.

Uma das vítimas ficou internada na UTI após realizar um tratamento de canal. Ela precisou ser submetida a uma traqueostomia para drenar a infecção no siso. As penas máximas dos crimes supostamente cometidos podem chegar a 17 anos de prisão.

Com a decisão judicial, o indivíduo seguirá para o Presídio aguardando por uma nova decisão. O Ministério Público entendeu que a prática é um crime continuado, que já vinha sendo praticado há muito tempo.

Busto recuperado do ex-prefeito Herzem Gusmão retorna à Estação de Transbordo

O busto do ex-prefeito Herzem Gusmão

O busto do ex-prefeito Herzem Gusmão foi reinstalado na Estação de Transbordo após ser retirado e encaminhado para recuperação.

Esculpido pelo artista plástico Vando Oliveira, o busto em homenagem a Herzem Gusmão foi instalado pela primeira vez no dia 2 de junho, data em que o ex-prefeito completaria 76 anos.

A reinstalação está incluída nas intervenções realizadas no espaço. A Prefeitura também fez, nos últimos dias, a recomposição asfáltica em trechos da estação para melhorar a circulação dos ônibus e usuários do transporte coletivo.

Nos próximos dias, será erguida uma nova plataforma para fixar a placa informativa de inauguração do equipamento.

Eleições 2024: Eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020

Eleições 2024: Eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020
 Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O número de jovens de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro saltou 78% em comparação com o pleito municipal anterior, de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório somente entre os 18 e os 70 anos, conforme a Constituição. O crescimento dessa faixa etária superou em muito o do eleitorado em geral, que subiu 5,4% de um pleito municipal a outro.

Com isso, eles agora chegam a 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de votantes. A faixa etária com maior eleitorado é a de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores. Nas eleições gerais de 2022, os adolescentes haviam comparecido em número ainda maior, com o alistamento 2,1 milhões (51,13% acima de 2018).

O TSE, contudo, evita fazer a comparação entre os dois tipos de eleição, pois há localidades que não participam das eleições municipais, como é o caso de Brasília, Fernando de Noronha e das seções eleitorais no exterior. Já na outra ponta do eleitorado, 15,2 milhões de eleitores acima dos 70 anos estão aptos a votar neste ano, 9,76% do eleitorado total.

O número é 23% maior que em 2020, quando eram 12,3 milhões. Somando-se aos jovens, totalizam 20,5 milhões de brasileiras e brasileiros que podem escolher se votarão nas eleições de 2024. As informações são da Agência Brasil.

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto
 Foto: Antônio Augusto/TSE

Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto.  As informações são da Agência Brasil.

A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo.

A maior parte das denúncias, até o momento, cerca da metade, diz respeito a campanhas para o cargo de vereador. A maioria foi no estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).

O aplicativo Pardal – disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple) – existe desde 2012, sendo aprimorado desde então. “A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet”, informou o TSE.

Adustina/BA: Justiça rejeita candidatura do acusado de tentativa de feminicídio

Justiça rejeita candidatura de acusado de tentativa de feminicídio em Adustina
Analdino Egídio de Jesus (PSD), conhecido por Analdino Cabelereiro – Foto: Reprodução/Correio 24h

A pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), a Justiça declarou, nesta segunda-feira (26), rejeitada a candidatura de Analdino Egídio de Jesus (PSD) ao cargo de vereador do município de Adustina, no nordeste baiano. As informações são do Correio 24h.

O pré-candidato havia sido condenado pelo Tribunal do Júri da comarca de Paripiranga, em maio, por tentativa de feminicídio. Segundo o promotor de Justiça Ariel José Guimarães Nascimento, Analdino Cabelereiro, como é popularmente conhecido, foi sentenciado a três anos de reclusão. Por isso, conforme prevê a legislação, ele não poderá concorrer nas eleições.

Na ação de impugnação da candidatura, o promotor de Justiça registrou que a inelegibilidade está prevista no art. 1º da Lei Complementar nº 64/1990, com a redação da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

Ainda de acordo com Ariel, o pré-candidato foi condenado por tentar matar uma mulher, com golpes de um cabo de madeira, causando-lhe uma fratura exposta no crânio. O crime ocorreu em 18 de dezembro de 2020 contra Josefa Batista dos Santos. Analdino já concorreu ao cargo no legislativo de Adustina nas eleições de 2020 e 2016.

Caetanos: 79ª CIPM realiza apreensão de armas

79ª CIPM realiza apreensão de armas em Caetanos

Na tarde desta terça-feira (27), policiais da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizaram a apreensão de uma espingarda e outras armas brancas na cidade de Caetanos.

Os militares foram acionados para atender uma ocorrência de ameaça na Fazenda Goiabeira, zona rural do município.

O denunciante relatou que um indivíduo estaria ameaçando a população local com uma espingarda e facas, gerando medo na comunidade.

Diante das informações, os militares deslocaram-se imediatamente até o local indicado, onde foram apreendidos: 1 espingarda, 3 facas, 1 bastão de alumínio, 1 espeto e munições.

Os materiais foram recolhidos e apresentados à autoridade policial competente para as medidas judiciais cabíveis.

Paramirim: Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Paramirim

A juíza Viviane da Conceição Cardoso, da 111ª Zona Eleitoral, suspendeu na noite desta quarta-feira (28), a divulgação de uma pesquisa no município de ParamirimA magistrada atendeu uma representação formulada pela Coligação “Um só povo, uma só gente”, em face da Voxinsight Pesquisas Eleitorais Ltda.

No pedido, a coligação sustentou que a pesquisa eleitoral BA-09817/2024, com previsão de divulgação nesta quinta-feira (29), apresentava irregularidade, haja vista que, conforme informações extraídas do PesqEle, esta foi realizada com recursos próprios, porém a representada não anexou o seu Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) do ano de 2023, em afronta ao disposto no art. 2º, § 11, alínea “c”, da Resolução TSE nº 23.600/2019.

A representante ressaltou que a empresa responsável pela pesquisa foi criada em 30/01/2024, sendo-lhe impossível o cumprimento do aludido comando normativo. De acordo com a decisão, quanto à matéria versada nos autos, esta é disciplinada pela Res. TSE nº 23.600/2019, que estabelece, em seu art. 2º, os requisitos a serem observados para registro e divulgação de pesquisas eleitorais.

Assim, o não preenchimento dos requisitos elencados pelo dispositivo em comento acarreta a irregularidade da pesquisa. Por seu turno, o art. 16 da referida resolução disciplina o procedimento para impugnação das pesquisas que estejam em desacordo com a normativa legal. Segundo a juíza, sob essa perspectiva, entendo que estão presentes os requisitos para concessão da liminar.

“Insta salientar que, em processo eleitoral, há um bem jurídico maior que deve ser protegido, que é a lisura e a normalidade das eleições. Ante o exposto, defiro a liminar e determino que a representada suspenda a divulgação da pesquisa BA-09817/2024. Estabeleço o prazo de 24 horas para que a representada cumpra a presente decisão, sob pena de multa diária no importe de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), limitada a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), e para que comunique a este Juízo a data e a hora da adoção das medidas aqui determinadas”, sentenciou.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o prezado momento, o referido instituto registrou três pesquisas, sendo que essa é a segunda já suspensa pela justiça eleitoral. A primeira suspensa foi no município de Ibipitanga na última segunda-feira (26).