Dia: 23 de agosto de 2024

Juiz da 60ª Zona Eleitoral de Condeúba Dr. Carlos Novaes reuniu com candidatos, a pauta não soltar fogos na campanha

 

Micael Silveira candidato a prefeito de Condeúba pelo MDB, semana passada protocolou junto ao Juiz Eleitoral uma intenção de evitar queima de fogos de artifícios durante os movimentos eleitoreiros de 2024. Para tanto, foi feito uma reunião hoje sexta-feira (23), no Fórum de Condeúba a convite do Juiz da 60ª Zona Eleitoral de Condeúba, Dr. Carlos Tiago Silva Adães Novaes que também convidou outros candidatos a prefeito e vereadores além de Condeúba, Cordeiros e Presidente Jânio Quadros, o juiz concedeu a palavra à Micael para ele fazer a defesa do pedido que formalizou para suspender o uso de fogos de artifícios nesta campanha.

Micael disse: “A partir da nossa provocação foi proposto pelo Senhor Juiz ao grupo de oposição um acordo para suspensão mútua, mas a oposição ainda não teve a sensibilidade e a empatia com os animais de estimação e com os neuros divergentes para de imediato assegurar seu compromisso com essas minorias, sob a alegação que ainda precisaria apreciar a proposta com calma.

Infelizmente essas minorias ainda não foram enxergadas no projeto político da oposição. Em meu projeto político as minorias serão sempre consideradas.

Vale lembrar que o uso excessivo de fogos que chegue a perturbar a ordem pública já é proibido por lei e pode ser denunciado pelo aplicativo Pardal, por qualquer cidadão, inclusive de forma anônima, através de vídeos e fotos. Continuarei lutando por esta causa”! Afirmou Micael.

Condeúba/Morrinhos de Argemiro: Morreu o Sr. João José Ribeiro (popular João de Argemiro) aos 77 anos de idade

 

Sr. João José Ribeiro (popular João de Argemiro),faleceu aos 77 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que a Folha de Condeúba noticia o falecimento do Sr. João José Ribeiro (popular João de Argemiro) aos 77 anos de idade, ocorrido na madrugada desta sexta-feira dia 23 de agosto de 2024 às 04:20hs. Sr. João deixou viúva a Sra. Maria Rosa Nunes Ribeiro além de 7 filhos: Cléber, Cassia, Evanete, Edilene, Rubens, Vagner e (Rosângela já falecida) e 6 netos: Gabriele, Isabela, Vicente, Vinícius, Artur e Teo. O corpo está sendo velado na sua residência na Fazenda Morrinhos de Argemiro, o sepultamento será neste sábado dia (24) pela manhã às 8:00 horas no Cemitério Municipal dos Morrinhos. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. João, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus amigo João.

Estelionatários clonavam cartões no sudoeste da Bahia, dentista está entre receptadores

Estelionatários clonavam cartões no sudoeste da Bahia, dentista está entre receptadores
O delegado Paulo Henrique Oliveira

Em entrevista, o delegado Paulo Henrique Oliveira, da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, indiciou 12 pessoas por fazer uso de cartão clonado na Loja Havan. Elas vão responder pelos crimes de estelionato, receptação e associação criminosa. O prejuízo totaliza R$ 61.241,15, mas a polícia conseguiu recuperar o equivalente a R$ 28.437,89 em produtos.

O delegado explicou que estelionatários adquiriram cartões clonados da loja em grupos nas redes sociais. “Essas pessoas iam na loja, faziam uso, a compra caia na conta da vítima, que era o verdadeiro titular do cartão. A Havan identificou isso de forma rápida e realizou as ocorrências na Polícia Civil”, afirmou.

Os estelionatários também aliciavam outras pessoas para fazerem compras na loja com os cartões clonados. Henrique informou que esses terceiros, identificados por imagens de videomonitoramento, e os receptadores dos objetos comprados de forma fraudulenta vão responder no inquérito por associação criminosa e receptação qualificada, respectivamente.

Até uma dentista foi indiciada pelo crime de receptação por tentar vender materiais odontológicos que foram comprados com cartão clonado na Havan. A Bahia registra hoje 80% de crescimento na prática de crimes de estelionato.

Nesse ponto, o delegado frisou que os criminosos estão se especializando, cada vez mais, na prática dos crimes de estelionato na internet. “A Polícia Civil está se estruturando para coibir esse tipo de criminalidade e essa presente investigação é uma prova disso. A tendência é treinar os policiais civis para aprimorar esse tipo de investigação”, destacou.

90ª Zona Eleitoral restringe fogos de artifícios e poluição sonora em três municípios

90ª Zona Eleitoral restringe fogos de artifícios e poluição sonora em três municípios

A 90ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de BrumadoAracatu e Malhada de Pedras, realizou nesta quinta-feira (22) uma reunião com as coligações partidárias. A promotora Daniela Almeida explicou que o objetivo do encontro foi enfatizar as regras que devem ser observadas pelos partidos na disputa eleitoral.

“Devemos evitar eventos que se choquem no mesmo dia, como forma de não fragilizarmos a segurança do público. Que não haja abuso de aparelhos sonoros, principalmente fogos de artifício. Foi nesse sentido de sensibilizar a todos os representantes para que tenhamos eleições tranquilas”, afirmou.

Almeida chamou a atenção para o fato de que a questão sonora é uma grande preocupação da 90ª Zona Eleitoral devido às pessoas sensíveis aos ruídos, como crianças autistas e idosos, bem como os próprios animais.

Embora a lei eleitoral proíba esse tipo de poluição sonora, a promotora disse que, em algum momento, as campanhas podem sair do controle e as ilegalidades acabarem acontecendo numa proporção maior do que a polícia consegue conter.

“São restrições de conhecimento dos partidos. O som não é proibido, mas existem algumas regras a serem observadas e os abusos na utilização desses mecanismos devem ser evitados”, reiterou.

Abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina em Brumado e Guanambi

Abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina em Brumado e Guanambi

Estão abertas as inscrições para o Vestibular dos cursos de graduação em Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. O processo seletivo visa o preenchimento de 10 vagas no campus Brumado e 10 vagas na unidade dGuanambi.

Os interessados devem se inscrever online, acessando o site, até o dia 11 de novembro de 2024. As provas acontecerão de forma presencial, no dia 17 de novembro, das 14h às 18h30, e contarão com questões objetivas e redação. O conteúdo dos exames abrangerá conhecimentos do Ensino Médio e destina-se a avaliar a capacidade de raciocínio, de pensamento crítico, de compreensão, de análise e de síntese do candidato.

Como trata-se de um Vestibular Unificado, os candidatos terão a chance de indicar como segunda e terceira opções os cursos de Medicina e/ou campus de outras Instituições da ÂnimEducação, sendo elas: Ages, Universidade Salvador (UNIFACS) e Faculdade Una de Tucuruí.

O curso de Medicina da UniFG tem como objetivo garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de três focos de competência: gestão de serviços de saúde; cuidado individual e cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos na perspectiva da Educação em Saúde.

Para isso, o graduando contará com projeto pedagógico inovador, com foco em seu projeto de vida e aprendizado na prática. Além de uma infraestrutura de ponta, laboratórios e equipamentos modernos.

Agroindústria de mandioca garante renda e crescimento para comunidade rural de Fátima

Na comunidade de Araçás, no município de Fátima, uma agroindústria de beneficiamento de mandioca, implantada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está transformando a realidade dos agricultores familiares. Antes, voltada exclusivamente para a produção de farinha de mandioca, agora os produtores locais têm acesso a uma moderna estrutura, que permite a fabricação de biscoitos de goma, amanteigados, biscoitos de polvilho, bolos e outros derivados da mandioca. Essa diversificação não só incrementou a renda das famílias, mas também abriu novas oportunidades de mercado.
Adriana Santos, presidente do Centro Comunitário Rural Unidos de Araçás, reflete sobre o impacto positivo dessa agroindústria. “Antes, a gente só trabalhava com a mandioca para fazer farinha, mas hoje a realidade é outra. Produzimos biscoitos e outros derivados da mandioca, além da tapioca, que é a fécula. Isso mudou bastante a renda das mulheres da comunidade, que antes não tinham nenhuma fonte de renda”.
Amanda Santos, moradora local que trabalha na unidade, relembra como sua vida mudou com a chegada da agroindústria. “Antes, era só uma casa de farinha simples. Agora, temos uma fábrica moderna e bem equipada, que trouxe emprego e desenvolvimento para a nossa comunidade. Eu estava desempregada e foi essa unidade que me deu a oportunidade de trabalhar”.
Além de diversificar a produção, a nova agroindústria destina uma grande parte de seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo cerca de oito mil pacotes de 60 gramas para a Escola Municipal de Fátima. Esse mercado garantido representa uma importante fonte de renda para as famílias envolvidas nesse processo.
Lindiana Ferreira dos Santos Oliveira, outra beneficiária do projeto, destaca a importância da capacitação que receberam. “Tivemos uma capacitação muito importante. Aprendemos novas receitas e boas práticas de manipulação desde o plantio até a produção. Isso elevou o nosso conhecimento e a qualidade dos produtos que oferecemos. Nossa expectativa é crescer, cada vez mais, e essa agroindústria é o primeiro passo para isso.”
Os produtos do grupo de mulheres da comunidade de Araçás serão apresentados na IV Feira Territorial da Agricultura Familiar, que começa nesta sexta-feira (23/08) e segue até este sábado (24/08), em Cícero Dantas. A feira, organizada pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), com apoio da CAR, servirá como uma vitrine para a comercialização dos biscoitos e outros itens produzidos, reforçando a importância da agricultura familiar como um pilar essencial para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do Semiárido baiano.
O evento, que contará com aproximadamente 200 expositores, acontecerá no Centro de Comercialização de Produtos Típicos. Este será mais um passo importante na trajetória de sucesso da comunidade de Araçás, impulsionada pela agroindústria e pelas políticas públicas que têm feito a diferença na vida dos agricultores familiares da Bahia.
Apoio para continuar crescendo
A agroindústria também foi selecionada, por meio do edital da CAR voltado para organizações produtivas denominadas ‘ativas’, para receber apoio adicional, o que promete mais um impulso significativo para o seu crescimento. A agroindústria, que está em estágio intermediário de desenvolvimento, possui estrutura básica, mas enfrenta desafios na gestão e ações mercadológicas. O edital visa promover avanços na produção, produtividade e acesso ao mercado, com a expectativa de beneficiar cerca de 320 organizações em toda a Bahia.
 
Fotos: André Frutuôso