Entrega das Carteirinhas de Identificação de Pessoas com TEA em Condeúba, Marca Momento Histórico no Município
Na manhã desta terça-feira, 20 de agosto de 2024, a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Condeúba foi palco de um evento marcante e especial: a entrega das carteirinhas de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Essa iniciativa faz parte de uma nova política pública implementada pela atual gestão municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, liderada pela secretária Marinalda Batista, conhecida como Naná.
A entrega das carteirinhas é fruto de um esforço conjunto entre a secretaria e a vereadora Maria Neres, popularmente chamada de Nena, que foi a autora da Lei nº 1.121/2024, que instituiu a identificação para pessoas com TEA em Condeúba. A medida é vista como um avanço significativo nas políticas de inclusão e apoio às pessoas autistas e suas famílias no município.
Durante a cerimônia, a secretária Naná destacou a importância da iniciativa, ressaltando o compromisso da gestão com o cuidado e acolhimento das pessoas com TEA, especialmente as crianças. “Esse gesto demonstra nosso cuidado e carinho, sobretudo com as crianças com Transtorno do Espectro Autista que precisam do nosso acolhimento. Sabemos que não é fácil lidar com essas situações, mas continuaremos avançando, priorizando a educação infantil e de jovens, mudando as formas de ensinar e dinamizando a implementação de políticas públicas com mais inclusão social e atenção para as pessoas especiais”, afirmou Naná.
A secretária também expressou gratidão a Paulo Henrique que organizou muito bem o cerimonial, à equipe articuladora do CRAS, representada por Darinalda Balieiro, e ao presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Oclides da Silveira, além de outras figuras importantes como a assistente social Fernanda Flores e Lucianita, ambas da base de apoio à iniciativa. Naná também fez questão de agradecer à vereadora Nena pela autoria da lei e, especialmente, às mães que apoiaram e participaram da proposta. “Agradeço a todos que, de alguma forma, contribuíram para que esse projeto se tornasse realidade. Que Deus abençoe a todos, iluminando nossos caminhos com suas bênçãos especiais”, concluiu a secretária.
A implementação dessa política pública representa um passo importante para garantir os direitos das pessoas com TEA em Condeúba, promovendo maior inclusão social e acesso a serviços que respeitam as necessidades específicas desse grupo. Para aqueles pais que tem crianças ou adolescentes com TEA e, não foram contemplados nessa etapa com a carteirinha do seu filho, basta procurar na Secretaria de Assistência Social.
Fotos: Antônio Vieira
Comentários