Dia: 12 de agosto de 2024

Susto em avião da Azul!

Nesta segunda-feira, 12 de agosto de 2024, um avião da Azul Linhas Aéreas enfrentou problemas técnicos durante o pouso no Aeroporto Internacional de Florianópolis, resultando em danos nos pneus da aeronave. O incidente, que envolveu um avião Embraer 195-E2, impossibilitou que a aeronave deixasse a pista por meios próprios, causando o fechamento temporário da pista para pousos e decolagens.

Felizmente, ninguém a bordo se feriu, mas o impacto do incidente foi significativo para o aeroporto. Até as 12h, a aeronave ainda permanecia parada no meio da pista, e, segundo a concessionária Zurich Airport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, pelo menos 54 voos foram cancelados.

A Azul Linhas Aéreas não forneceu detalhes específicos sobre o problema técnico que levou ao dano nos pneus, mas afirmou que o voo AD 4225, que fazia a rota Confins (CNF) – Florianópolis (FLN), foi o afetado. As equipes da concessionária estão trabalhando para liberar a pista o mais rapidamente possível, mas ainda não há previsão de retomada das operações no local.

O fechamento da pista causa transtornos para passageiros e companhias aéreas, que aguardam a normalização dos voos. As autoridades aeroportuárias e a empresa aérea seguem monitorando a situação e devem fornecer atualizações conforme os trabalhos de remoção e reparo avançam.

Brumado: Morre aos 76 anos Dona Dete do Acarajé, mãe do repórter Lay Amorim

Brumado: Morre aos 76 anos Dona Dete do Acarajé, mãe do repórter Lay Amorim
Sra. Maria Odete da Silva Amorim, a Dona Dete do Acarajé – Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu nesta segunda-feira (12), aos 76 anos, Maria Odete da Silva Amorim, a Dona Dete do Acarajé. A baiana lutava contra várias comorbidades, tendo passado alguns dias internada no Hospital Municipal de Brumado. Hoje, ela sofreu novo mal súbito, sendo assistida em casa pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que conseguiu reanimá-la, porém não resistiu e veio a óbito a caminho do hospital.

Natural da cidade de Coração de Maria, no recôncavo baiano, Dona Dete mudou-se para Brumado em meados da década de 1970, acompanhando seu marido, Dierson Alves Amorim (em memória), que trabalhava na área da mineração.

Em 11 de junho de 1977, quando a cidade comemorou seu primeiro centenário, Dona Dete estreou seu tabuleiro de acarajé, ocasião em que transformou a sua vida, construindo um legado com os seus “bolinhos abençoados””, como ela costumava falar, o famoso quitute baiano, que fez dela a primeira baiana de acarajé em Brumado. Mais tarde, a atividade lhe rendeu o título de cidadã brumadense, homenagem concedida pela Câmara de Vereadores.

Brumado: Morre aos 76 anos Dona Dete do Acarajé, mãe do repórter Lay Amorim
Sra. Maria Odete da Silva Amorim, a Dona Dete do Acarajé – Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dona Dete percorreu várias regiões e municípios da Bahia e de Minas Gerais trabalhando em festas e exposições agropecuárias, levando seu saboroso acarajé. Seu tabuleiro também passou um período na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, e logo depois na capital fluminense, no Rio de Janeiro.

Na região sudoeste, além residência fixa em Brumado, Dona Dete fez intercâmbio de 9 anos com a cidade de Caetité, onde também manteve residência e, na primeira década de 2000, morou por 3 anos em Guanambi. Alegre, sorridente, cheia de otimismo, ela, sempre que abordada, respondia com entusiasmo que estava “linda e maravilhosa”.

Mãe de 7 filhos, inclusive o repórter do site Achei Sudoeste, Lay Amorim, Dona Dete manteve por mais de 30 anos a tradição de toda última quarta-feira do ano levar seu famoso acarajé aos policiais, servidores e detentos na cadeia, antes em funcionamento na delegacia local.

Católica e de matriz africana, devota de Cosme e Damião, a ekete Mãe Dete foi imortalizada em uma obra de arte do artista plástico Enilson Meira, em exposição na galeria histórica do legislativo local. O corpo será velado na plenária da Câmara de Vereadores, onde familiares receberão as condolências. O sepultamento será às 17h, deste terça-feira (13), no Cemitério Jardim Santa Inês.

A Folha de Condeúba, deixa as condolências ao parceiro enlutado, Lay Amorim, demais familiares e amigos.

Estaria completando 77 anos amanhã (13/8) se estivesse vivo, o ex-prefeito Marcolino Gonçalves da Silva Neto

Por Paulo Henrique

Em 13 de agosto, seria o aniversário do prefeito Marcolino Gonçalves da Silva Neto, que nascera em 1947, na cidade de Condeúba, sendo um cidadão gigante e de legado vivo até os dias atuais.
Dr. Marcolino exerceu funções de destaque na sociedade e, na sua juventude, migrou para o Seminário São José, em Caetité, para receber a sua formação nos primeiros anos da vida estudantil. Queria ele ser padre? Tinha vocação para uma vida religiosa e obediente aos preceitos da Igreja Católica?
Talvez não, pois, ir para o Seminário, não significa um certeza de sua vocação, mas é um caminho de discernimento, escuta, oração… Todo jovem busca a sua realização como pessoa e deseja saber o que Deus tem para si no labor da vida.
Naquele tempo, nem sempre os jovens manifestavam o desejo de ir ao Seminário, no entanto, a própria Igreja recrutava, ia ao encontro, fazia o convite e buscava ativamente os jovens estudantes, na expectativa de que alguns se encantassem com a proposta de Jesus e abraçassem a radicalidade de uma vida inteiramente entregue.
Em Condeúba, alguns jovens como Dr. Anfrísio Áureo e Dr. Marcolino, fizeram o Seminário, porém, não prosseguiram e resolveram bem a sua própria vocação.
O jovem Marcolino, escolheu o direito e foi exercer a sua profissão com muita responsabilidade e sucesso. Foi um grande advogado!
Na saúde, trabalhou como diretor no São Vicente – Conquista, dando a sua colaboração pelo bem de muitas pessoas, inclusive alguns condeubenses que por lá passaram.
Mas, o ápice de sua vida foi a carreira pública. Regressando a Condeúba, encontrou o apoio do prefeito Antônio Farias Terêncio, que deu total apoio e condições de sua primeira eleição como prefeito de Condeúba.
Marcolino venceu e governou o município por quatro anos e, depois de se afastar para que Toinho estivesse como gestor, retornou para mais dois mandamentos consecutivos, porém, faleceu num trágico acidente com 56 anos e não concluiu a sua missão, deixando as chaves da cidade nas mãos de José Maria Terêncio – Lili.
Dr. Marcolino foi um politico de personalidade forte, de pulso firme e muito fiel aos seus princípios e suas convicções. Defendia seus sonhos e projetos sociais, sem baixar a cabeça para as intempéries de seu tempo.
Realizou grandes e profundas mudanças na sociedade de Condeúba, com obras importantes de infraestrutura, a exemplo das pavimentações em paralelepípedo, que garantiu um avanço de progresso em boa parte do perímetro urbano da cidade.
Muito articulado e inteligente, plantou um bom legado e, naturalmente, encontrou oposição, opiniões contrárias e pensamentos isolados de alguns críticos ao seu trabalho.
Encontrou-se com uma forte oposição política, mas nada que fosse considerado como rivalidade pessoal, coisas naturais dos embates democráticos e que foram essencias para fortalecer a democracia de Condeúba.
Se estivesse vivo, completaria mais um ano de vida e já estaria bem maduro na caminhada da vida.
Ele fez história! Condeúba não seria a mesma sem a sua participação!
Que Deus conceda-lhe o repouso dos justos e a felicidade eterna nas mansões celestiais.

Márcio Souza, escritor e jornalista, morreu aos 78 anos em Manaus

Morre escritor Márcio Souza aos 78 anos, em Manaus — Foto: Divulgação
Morreu o escritor Márcio Souza aos 78 anos, em Manaus — Foto: Divulgação

De acordo com a família e produção de Márcio, ele passou mal na noite de domingo (11) e foi levado um Serviço de Pronto Atendimento (SPA), na capital amazonense. Lá, ele teve uma crise de diabete e, logo depois, uma parada respiratória.

A editora Valer lamentou a morte do escritor, que foi acima de tudo um dos grandes intelectuais da Amazônia. Márcio Souza era uma das mais importantes vozes da moderna literatura brasileira.

“Para nós, da editora Valer, essa é uma notícia que nos pegou desprevenidos, porque sempre esperávamos mais obras de Márcio e, também, de desfrutar da sua companhia, dado que ele era um dos maiores conhecedores das Amazônias e um dos nossos maiores intelectuais, um grande conhecedor da literatura, do teatro e do cinema. Nós lamentamos profundamente a morte de Márcio Souza”, disse a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira.

O Governo do Amazonas também lamentou a morte do romancista e decretou luto oficial de três dias.

“O governador Wilson Lima se solidariza à família e amigos do escritor e ressalta a importância que Marcio Souza teve para o estado, contando a história do Amazonas e da Amazônia para o mundo com imenso e singular brilhantismo”, disse a nota.

As informações sobre o velório e o enterro ainda serão divulgadas pela família.

Márcio Souza nasceu em Manaus, no ano de 1946. O amazonense era romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S. Paulo e A Crítica.

Também escreveu, dentre outras, as peças: As folias do látex, A paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, e os romances Mad Maria, Operação silêncio e O fim do Terceiro Mundo.

Tragédia com ônibus escolar agora

Na manhã desta segunda-feira, um grave acidente envolvendo um ônibus escolar ocorreu na BR-330, próximo à cidade de Jitaúna, no Sudoeste baiano. Infelizmente, há registro de vítimas fatais, com o número confirmado até o momento em duas.

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas, e as autoridades estão no local prestando os primeiros socorros e apurando os detalhes.

Continuaremos acompanhando a situação de perto e traremos mais informações assim que possível. Nossos pensamentos estão com as famílias e todos os envolvidos neste trágico incidente.

Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal foram acionados para atender a ocorrência.

Morreu o ex-ministro Delfim Netto, aos 96 anos, em São Paulo

Delfim Netto em foto de 2015 — Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Delfim Netto em foto de 2015 — Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

Morreu na madrugada de hoje (12) o ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento Antônio Delfim Netto, aos 96 anos. Ele estava internado desde o último dia 5 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A assessoria de Delfim não informou a causa da morte. Em nota, diz que ele morreu “em decorrências de complicações no seu quadro de saúde”.

Delfim Netto deixa filha e neto. Não haverá velório aberto, e seu enterro será restrito à família.

Biografia de Delfim Netto

Antônio Delfim Netto foi um professor, economista, político e diplomata brasileiro, que esteve à frente do Ministério da Fazenda durante boa parte da ditadura militar no Brasil. Ele implementou medidas que desencadearam o “milagre econômico” – período de amplo crescimento econômico nacional, que focaram na atração de capital externo e avanços do Produto Interno Bruto (PIB).

Delfim ficou marcado também por ter sido um dos signatários do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), de dezembro de 1968, que endureceu o regime militar e permitiu a perseguição a rivais políticos do governo. Após o fim do regime ditatorial no Brasil, Delfim foi deputado federal por São Paulo por 20 anos.

Também manteve relação próxima com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha sido filiado ao Partido Progressista (PP) e ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) —à época, PMDB. Na década de 1970, foi embaixador do Brasil na França por três anos.

Fabrício Abrantes registra candidatura para disputar prefeitura de Brumado

Fabrício Abrantes registra candidatura para disputar prefeitura de Brumado
 Foto: Reprodução/TSE

Neste sábado (10), o empresário Fabrício Abrantes (Avante) registrou a sua candidatura para disputar prefeitura de Brumado nas eleições 2024. A informação divulgada pela assessoria do candidato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa composta por Abrantes como candidato a prefeito e Marlucinho Abreu como vice-prefeito foi homologada no último sábado (03), durante a convenção partidária realizada.

A coligação, intitulada “A Mudança que Brumado Quer”, foi a primeira a formalizar sua candidatura, e segundo a assessoria, reúne um conjunto de partidos aliados em prol de um projeto de desenvolvimento e progresso para a cidade.

“Estamos prontos para enfrentar os desafios e colocar Brumado no rumo do desenvolvimento sustentável. Nosso compromisso é com o povo e com o futuro da nossa cidade,” afirmou Abrantes, que ressalta a importância de uma gestão participativa e transparente.

Abreu, vice na chapa, reforça a necessidade de uma administração que priorize a integração social e o diálogo com todas as comunidades do município, garantindo que cada cidadão tenha sua voz ouvida e respeitada.

De acordo com a assessoria de imprensa, com o registro oficial, a coligação “A Mudança que Brumado Quer” inicia sua campanha determinada a apresentar propostas inovadoras e eficazes para melhorar a qualidade de vida dos brumadenses.

Caetité: Veículo clonado é apreendido com jovem de 18 anos na zona rural

Veículo clonado é apreendido com jovem de 18 anos na zona rural de Caetité

Em Caetité, por volta das 12h20 deste domingo (11), durante rondas, a guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) identificou um veículo VW Polo com placa clonada que trafegava pela cidade.

Ao ser dada a ordem de parada, o motorista iniciou uma fuga de forma imprudente, momento em que a guarnição suspendeu o acompanhamento visando garantir a segurança dos demais condutores e pedestres.

O Setor de Inteligência da 94ª CIPM realizou o monitoramento do veículo, localizando-o na zona rural. A guarnição foi ao local e identificou o condutor, indivíduo de 18 anos, que tentou resistir à abordagem policial, sendo contido e conduzido, juntamente com o carro clonado, para a Delegacia Territorial de Caetité.

Serafa mobiliza campanha de família acolhedora

Brumado: Serafa mobiliza campanha de família acolhedora

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (Serafa) está sendo reativado na cidade de Brumado. Em entrevista, o coordenador do órgão, Rodrigo Caires, destacou que o programa é extremamente necessário para o município. Com uma população de 70 mil habitantes, o Serafa acolhe no momento 3 crianças e possui 3 famílias cadastradas.

Caires explicou que diversas crianças em situação de vulnerabilidade precisam de um lar temporário e o serviço visa justamente cadastrar famílias para realizar esse acolhimento.

“É comprovado que é melhor a criança estar em um ambiente familiar do que em um abrigo institucional. Nossa principal função é colocar essas crianças em um lar temporário, como previsto em lei, para que a sua família possa ser restituída. Nesse lar, ela terá todo suporte familiar, como saúde e educação”, afirmou.

Muitas vezes, as crianças são retiradas de suas famílias por questões envolvendo negligência, drogas e alcoolismo. As famílias de origem também passam por um processo de restauração. Segundo o coordenador, as famílias acolhedoras recebem uma ajuda de custo de um salário mínimo por criança, bem como auxílio psicológico e assistencial. “Todos serão acolhidos, as crianças e as pessoas que as acolhem”, frisou.

Em Brumado, a demanda é inversamente proporcional à quantidade de famílias que se cadastram para acolher as crianças e adolescentes em risco. A psicóloga Letícia Souza ressaltou que a ideia da família acolhedora é fundamental para que essas crianças possam se desenvolver de forma saudável e com todos os seus direitos garantidos.

“Precisamos que a população nos ajude naquilo que o poder público não pode alcançar, que é abrir a porta dos seus lares para acolher essas crianças”, pediu. Os pais acolhedores devem ser maiores de 18 anos, terem residência fixa na cidade, terem disponibilidade de tempo e doação e não possuírem antecedentes criminais. Os interessados devem procurar o Serafa, que fica localizado no antigo Derba.

Delegada foi encontrada morta após suposto sequestro

A delegada da Polícia Civil da Bahia – Patrícia Neves Jackes Aires

Uma delegada da Polícia Civil da Bahia, identificada como Patrícia Neves Jackes Aires, foi sequestrada e morta, na madrugada deste domingo (11). Segundo informações iniciais da polícia, ela estava acompanhada de um homem, quando teve o carro interceptado na BR-101, na altura da cidade de Sapeaçu, no sentido Salvador.

Posteriormente, o homem identificado como Tancredo Neves Feliciano de Arruda foi deixado na BR-324, quando acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) e a ViaBahia, que administra a rodovia. A delegada, responsável pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, no município do interior baiano, seguiu sob domínios de dois homens armados.

A Polícia Civil foi acionada e foram iniciadas as buscas. Por volta das 4h30, o veículo, modelo Jeep Renegade, cor branca, foi encontrado na BR-324, próximo à cidade de São Sebastião do Passé, sentido Feira de Santana, em uma área de mata.

Uma ambulância foi chamada e constatou o óbito, inclusive a identificação da delegada Patrícia. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime, mas o marido da vítima é considerado suspeito. A delegada foi encontrada desacordada, no banco do carona, sem sinais vitais.