Dia: 2 de agosto de 2024

Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem

Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que reforma o novo ensino médio, mas vetou os trechos que tratavam de mudanças na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Lei nº 14.945/2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (01).

O texto aprovado no Congresso Nacional previa que, a partir de 2027, fossem cobrados no Enem os conteúdos dos itinerários formativos (parte flexível do currículo à escolha do estudante), além daqueles da formação geral básica que já são cobrados.

Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE). Ao vetar o trecho, o governo argumentou que a cobrança do conteúdo flexível “poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior”.

O veto voltará para análise dos parlamentares, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo. A proposta já havia sido criticada publicamente por integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.

Pelos itinerários, o estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento, como matemática ou ciências. Atualmente, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podendo definir quais ofertarão.

Eleições 2024: Pesquisa Seculus mostra Sheila Lemos na liderança das intenções de voto em Vitória da Conquista

A prefeita Sheila Lemos (União) desponta como favorita nas eleições de Vitória da Conquista, segundo a pesquisa Séculus, encomendada pelo Bahia Notícias, e divulgada nesta quinta-feira (1º). A gestora aparece na frente dos adversários em todos os cenários simulados pelo levantamento.

O levantamento foi feito entre os dias 22 e 24 de junho, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-09235/2024. Ao todo, 600 eleitores foram ouvidos.

No cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados, Sheila lidera com 27,33%, seguida por Lúcia Rocha (MDB) com 11%, Waldenor Pereira (PT) com 7,33%, Marcos Adriano (Avante) com 6,67% e Zé Raimundo (PT) – que não está na disputa – com 0,17%. Neste simulado, aqueles que não sabiam ou não opinaram representaram 41,83% dos entrevistados e 5,67% disseram que votariam nulo ou em nenhum candidato.

Na estimulada, quando os nomes são apresentados, a prefeita aparece na liderança isolada com 41,67%. Em segundo aparece Waldenor Pereira (21,33%), seguido de Lúcia Rocha (17,5%) e Marcos Adriano (7%). Não souberam ou não opinaram representaram 4,17% e aqueles que anularam ou não votariam em nenhum candidato somaram 8,33%.

Vitória da Conquista: Justiça manda cessar lançamentos de esgoto no Rio Pardo

Justiça manda cessar lançamentos de esgoto no Rio Pardo em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/MP-BA

A Justiça determinou que a Embasa adote medidas emergenciais para o armazenamento temporário dos efluentes drenados da adutora de esgoto bruto que leva à Estação Elevatória de Esgoto do Bairro Conveima II, em Vitória da Conquista.

A decisão foi publicada na última quinta-feira (25), após ajuizamento de ação civil pública em janeiro deste ano, pela promotora Karina Cherubini. O objetivo é interromper o lançamento de esgoto in natura no córrego Lagoa de Baixo e no Riacho Santa Rita, localizados na Bacia do Rio Pardo, no município. Segundo a promotora de Justiça, a Embasa opera a Estação Elevatória de Esgoto de forma inadequada.

“Não há reservatório de recebimento temporário de efluentes não tratados, para conjunturas emergenciais. Assim, em caso de necessidade de manobras específicas, para regularizar o fluxo em situações de obstrução ou entupimento da tubulação adutora, o esgoto bruto é lançado, sem tratamento, diretamente em corpos hídricos, no córrego Lagoa de Baixo, afluente do Riacho Santa Rita”, destacou.

Na decisão, a Justiça determinou ainda que a Embasa apresente a renovação da licença ambiental para operação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Vitória da Conquista; a outorga concedida pelo órgão ambiental estadual para lançamento dos efluentes provenientes do Sistema de Esgotamento Sanitário em corpo hídrico, especificamente na Bacia do Rio Pardo; e a outorga concedida pelo órgão ambiental estadual para utilização de recursos hídricos no Sistema de Tratamento de Esgotamento Sanitário.

Olimpíadas de Paris 2024

Por Paulo Henrique

O Brasil, nossa amada nação, está sendo representado por vários atletas preparados, competentes e vitoriosos… Bons resultados já apareceram e a participação dos nossos conterrâneos brasileiros, nos enchem de muito orgulho.
Tudo lindo! O mundo inteiro acompanhando a programação oficial e a França está de parabéns pela hospitalidade e capacidade de organização.
Mas, na cerimônia de abertura, algo de muito grave veio a acontecer e deixou a Conferência dos Bispos da França, em estado de protesto e repreensão. Os bispos se levantaram e disseram NÃO para aquelas cenas deploráveis e desrespeitosas com o CRISTIANO.
Teria necessidade de fazer tudo aquilo? Será que não passaram dos limites?
Sabemos que ninguém é obrigado a ser de Cristo e a seguir a sua proposta de vida evangélica – isso é fato! No entanto, o respeito é uma obrigação para todos nós, de todas as religiões, crenças, raças, pensamentos ideológicas etc…
Quando perdemos o respeito, perdemos tudo, absolutamente tudo.
Não dá pra construir uma cultura de paz com atitudes que se tornam arautos do fracasso humano, da discórdia, do desrespeito e falta de tolerância.
A sociedade é laica. Ninguém mais precisa ser católico ou de denominação cristã para viver livremente. Cada um professa o que desejar, pensa como desejar, faz o que desejar… Só não vale é a falta de responsabilidade e de respeito com os diferentes, os que pensam de outra maneira.
É preciso destacar que as olimpíadas são oportunidades de construir uma cultura de encontro e diálogo, semeando a paz neste mundo ultrajado pelas guerras e pelas armas que circulam livremente de um país para outro, de um conflito para outro. Isso é abominável!
Nós últimos tempos, a Igreja Católica, principalmente, tem se esforçado para ouvir e acolher, amar e salvar a dignidade da pessoa humana, sem fazer muitos questionamentos e sem impor o peso de sua própria moral e doutrina.
A cena que representou a ceia de Jesus com seus apóstolos, foi um ato de muita ofensa e desrespeito com os que crêem e esperam no Cristo.
Que nosso livre comportamento não seja invasivo e egoísta; que não ultrapassemos os limites do equilíbrio e do bom senso.
Este é o nosso pensamento.
Paulo Henrique – 02 de agosto de 2024.