Dia: 23 de julho de 2024

Bahia amplia efetivo de Segurança Pública com mais de 4 mil profissionais

O efetivo das forças de segurança pública da Bahia  será ampliado com 4.263 profissionais. A novidade foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (22), durante um evento realizado no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Outro destaque foi a autorização para a aquisição de 119 viaturas para fortalecer a frota das polícias militar e civil, bem como do Corpo de Bombeiros, melhorando a capacidade de resposta e mobilidade das forças de segurança em todo o estado.

“Nós fizemos hoje um investimento forte para o setor de recursos humanos. Para a gente poder aumentar a quantidade de homens e mulheres tanto na rua fazendo o serviço de viatura, em campo, operacional, ou no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil, dentro das delegacias, mas também em áreas internas como, por exemplo, no DPT”, pontuou o governador.

Foi autorizada a convocação de 2.512 policiais militares, incluindo candidatos aprovados no concurso para soldado e militares da reserva remunerada. Além disso, foram convocados 500 candidatos aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e 595 candidatos aprovados no concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância do fortalecimento do efetivo das forças de segurança. “Esses concursos e chamamentos vão aumentar significativamente o nosso contingente, permitindo uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública. Além disso, a aquisição das viaturas será fundamental para garantir a mobilidade e a rapidez nas respostas às ocorrências, melhorando a eficiência operacional e a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado.”

O governador também autorizou a abertura de novos concursos públicos e seleções. Entre eles, a abertura de processos seletivos com 100 vagas para oficiais da PMBA e 265 vagas para o CBM-BA, abrangendo novos profissionais, oficiais da reserva remunerada e servidores do quadro especial de tenentes e oficiais auxiliares. Além disso, foi autorizada a abertura de seleção Reda para 19 Técnicos de Nível Médio/Superior para a Polícia Civil (PC) e 166 Técnicos de Nível Superior e Médio para o DPT.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, enfatizou como o chamamento dos novos bombeiros irá contribuir para a qualidade do trabalho da corporação. “Vamos ampliar nossa capacidade de resposta e melhorar ainda mais o atendimento às emergências. A qualificação do nosso efetivo é fundamental para continuarmos prestando um serviço de excelência.”

*Balanço*

Os investimentos em segurança pública têm feito a diferença no combate ao crime em toda a Bahia. No primeiro semestre de 2024, o número de mortes violentas caiu 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado positivo também se mostra no enfrentamento às organizações criminosas. Foram realizadas mais de 9 mil prisões, com a localização de 55 líderes de facções, e apreensão de quase 3 mil armas de fogo, entre elas 40 fuzis.

Já no combate ao tráfico, a polícia apreendeu três toneladas de drogas e destruiu 245 mil pés de maconha. O avanço na garantia da segurança público é resultado direto dos investimentos em tecnologia, inteligência, equipamentos, capacitação e efetivo das forças policiais.

*_Repórter: Tácio Santos/GOVBA_*

Fotos: Mateus Pereira/ GOVBA

Doutor Maurílio Lemos, prefeito de Cândido Sales, toma posse como presidente do Consórcio que administra a Policlínica Regional de Saúde


A segunda-feira (22) foi um dia importante para a Políclinica Regional de Saúde, a nova presidência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (Civista) foi empossada. O prefeito Maurílio Lemos (PSD) de Cândido Sales foi eleito como presidente e o prefeito Lélio Júnior (PT) de Jânio Quadros como vice.

Doutor Maurílio Lemos substitui do prefeito de Encrizilhada, Doutor Lei, que havia sido eleito para o biênio de 2022-2024. As eleições para a nova presidência foi eleita em junho desse ano com a participação dos prefeitos que integram o Cisvita.

Em entrevista ao Blog do Sena, Doutor Maurílio falou sobre a emoção de tomar posse e de gerir um equipamento tão importante para a saúde de toda a região. “Foi um dia muito especial na minha vida e eu com muita honra recebi posse hoje como presidente da Policlínica ao lado do parceiro Lélio. Nós estivemos lá, com essa nova missão, para poder continuar tocando esse instrumento tão importante para a saúde, e não só de Conquista, mas de toda a região Sudoeste da Bahia. São uns 29 municípios que dependem muito da Policlínica, esse instrumento que veio para poder revolucionar toda a medicina, o suporte de saúde para o nosso povo aqui da região”, afirmou.

O gestor também relembrou sua formação em Medicina e falou sobre a importância de ter alguém da área da saúde à frente do equipamento. “Nós enxergamos isso com um ponto muito positivo, porque eu sou da área, médico de formação, levo a saúde muito a sério, e eu acredito que agora com essa responsabilidade maior, tenho que buscar ainda mais recursos no meio político, junto ao nosso governo do Estado, para que nós possamos trazer políticas inovadoras, ainda melhores para poder dessa assistência ao povo do sudoeste, uma missão também de grande honra da Policlínica”, ponderou.


A Policlínica Regional de Saúde conta com dezenas de especialidades médicas, oferta de exames de imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada, holter e também pequenas cirurgias. Atualmente, a população de 28 munícipios, compõe o Civista, são atendidas na Políclinica.

O equipamento foi construído pelo Governo do Estado e foram investidos R$ 22,2 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

Prefeitura de Guanambi iniciará desativação de lixão a céu aberto

Prefeitura de Guanambi iniciará desativação de lixão a céu aberto

O lixão de Guanambi começará a ser desativado no dia 1º de agosto. Depois de décadas, a prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, vai cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que havia sido firmado com o Ministério Público Ambiental.

O problema do lixão na cidade já durava mais de 40 anos, causando diversos transtornos para os moradores do entorno. Após a desativação, os resíduos sólidos do município passarão a ser geridos pela empresa CVR Alto Sertão, que possui um aterro sanitário na divisa coCaetité. Com a contratação do aterro sanitário privado, o problema do lixo em Guanambi será resolvido em definitivo.

No que se refere aos resíduos depositados no lixão, em um espaço de 30 hectares, o Município realizará estudo técnico para implantação do Programa de Recuperação de Área Degradada. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) atuarão de forma permanente a fim de orientar e fiscalizar o descarte irregular de resíduos. Quem for flagrado descartando lixo nos locais proibidos serão multados e terão seus veículos aprendidos.

Padre Cícero Romão

Por Paulo Henrique

90 anos de seu falecimento e o padre de batina preta, bengala e chapéu na mão, continua sendo um dos maiores influenciadores de todo o Brasil e da fé católica. Ele marcou um tempo, um período e suas lembranças permanecem mais vivas do que nunca, pois, a sua romaria cresce e se propaga com as novas mídias de comunicação que estão sendo exploradas pela Igreja.
Mas quem foi Cícero Romão Batista? Padre Cícero nasceu no Crato e engrossou no seminário para se tornar um sacerdote católico. Assim que se ordenou, começou a sua árdua missão e foi o principal responsável pela fundação do povoado de Juazeiro, lugar que se tornou uma cidade reconhecida no sertão do Ceará.
Cícero, além de padre, foi político e exerceu um papel de líder incontestável na sua região e, consequentemente, no nordeste inteiro, fazendo a sua fama se espalhar pelo Brasil e pelo mundo.
Cícero foi tão admirável, que até Lampião, rei do cangaço, se rendeu ao prestígio do padre santo e não entrava no Juazeiro para não ofender o ‘Padim’
‘Padim’ como era chamado pelos seus milhares de afilhados, foi sempre um homem bom, preocupado com os pobres, sempre trazia a sua casa de portas abertas para o acolhimento e o aconselhamento de todos.
Cícero, devoto de Nossa Senhora, deixou no coração do seu povo um forte amor à Virgem Maria, fundando as romaria das Candeias e das Dores, levando a esperança da fé e do zelo pastoral, fazendo as pessoas rezarem, se encontrarem com Deus.
Padre Cícero, mesmo terminado a sua vida, suspenso de suas funções sacerdotais, continuou católico e fervoroso na fé, nunca abandonando os pobres e mantendo a obediência, a prudência e a perseverança. Ele não hesitou em amar a Cristo e a Igreja até o último instante.
Mesmo envolvido na política, nas polêmicas de seu tempo e nos desafios, o padre morreu com a fama de santo e a sua romaria caiu no gosto do povo católico do nordeste. Todos os anos, Juazeiro fica pequena para acolher a grande multidão que vai visitar o túmulo e o horto onde fica a estátua branca do padre.
Mesmo sem o reconhecimento da Igreja, a santidade de Cícero já é uma realidade no coração dos devotos. Para o povo, Cícero sempre foi e sempre será santo.
Agora, depois da reabilitação feira pelo Papa Francisco, o processo de beatificação pode ter um pouco de esperança. Talvez, seja um aceno da Igreja para que o processo prossiga e continue.
Enfim, a história de Cícero é riquíssima e a sua santidade é a vontade do povo. Ele já é santo, pois é aclamado pelos que são amados por Deus, os pobres.
Viva o padre Cícero Romão!