Dia: 14 de julho de 2024

Morre no Rio o jornalista Sérgio Cabral, pai do ex-governador

Sérgio Cabral morreu neste domingo (14) (Foto: Reprodução/Roda Viva)
Sérgio Cabral morreu neste domingo (14) (Foto: Reprodução/Roda Viva)

O escritor e jornalista Sérgio Cabral morreu neste domingo (14) aos 87 anos. Devido à sua saúde fragilizada, ele estava internado em um hospital do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo seu filho, o ex-governador fluminense Sérgio Cabral Filho, que compartilhou um vídeo nas redes sociais.

“Ele resistiu por 3 meses. Peço que orem por ele, pela alma dele. Por tudo o que ele fez no Rio de Janeiro e no Brasil. Pela música e pelo futebol, pela família linda que ele construiu”, disse. Não há ainda informações sobre velório e enterro.
Carioca nascido no bairro de Cascadura, na zona norte da cidade, Sérgio Cabral tinha duas paixões notórias: o Vasco e a música popular brasileira. Ambos se tornaram temas de pesquisas que resultaram em diversos livros. Entre eles, as biografias de Tom Jobim, Pixinguinha, Nara Leão e Eliseth Cardoso. Em 1998, foi o responsável pelo Livro Oficial do Centenário do Club de Regatas Vasco da Gama.
Sua carreira no jornalismo começou aos 20 anos de idade no Diário da Noite. Trabalhou como repórter, redator, cronista, editor e comentarista de esportes e de música. Passou por diferentes veículos impressos e por emissoras de televisão. Integrou também a equipe de O Pasquim, jornal alinhado à resistência à ditadura militar, chegando a ser preso por isso.
Na política, exerceu três mandatos como vereador do Rio, entre 1983 e 1993. Na década de 1980, ocupou também o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer. Foi ainda conselheiro do Tribunal de Contas do Município entre 1993 e 2007, quando se aposentou.
Sérgio Cabral possui ainda trabalhos como compositor. Entre as letras que fizeram mais sucesso está Os Meninos da Mangueira, parceria com Rildo Hora.

Condeúba/Social: Completou 90 anos hoje (14/7/2024), Anfilófio Antônio de Sousa, popular Sr. “Filó”

Por Paulo Henrique

Anfilófio Antônio de Sousa, popular “Filó” comemorou seus 90 anos de vida nesta data 14/7/2024.

Anfilófio Antônio de Sousa, comemorou os seus 90 anos de vida, ao lado de seus filhos, netos, bisnetos, familiares próximos e amigos da família Sousa.
Seu Filó, como sempre foi conhecido, nasceu no município de Condeúba e construiu uma história bonita na comunidade, na política, na vida familiar, nos negócios, na agricultura, na sociedade civil organizada e em muitas outras atividades que desenvolveu ao longo de nove décadas da sua vida.
Um homem íntegro e muito estimado por todos os que tiveram a honra de conviver com ele, trabalhar junto e construir laços de amizade e carinho.
Toda a comunidade condeubense reconhece o legado de Anfilófio Antônio de Sousa e o parabeniza pelos seus 90 anos de história e vida fecunda em muitos frutos bons.
Parabéns, Anfilófio! Muita saúde e que Deus o conserve em paz, alegria, vivacidade e bênçãos do céu.
Vida longa para Seu Filó!

Panambi/RS: Vereador Suplente morre após choque de veículo em poste, no Bairro Planalto

O acidente ocorreu na noite de sábado 13 às 22 horas, de sábado a vítima tinha 36 anos

De acordo com o relato policial, Valdemir de Moura, 36 anos, tradicioalista, popularmente conhecido como “Boneca”, suplente de vereador

De acordo com o relato policial, Valdemir de Moura, 36 anos, tradicioalista, popularmente conhecido como “Boneca”, suplente de vereador, dirigia o veículo VW Up, pela Rua Julio Horst, Bairro Planalto em Panambi/RS., quando por motivos não determinados, acabou perdendo o controle do mesmo que chocou-se frontalmente com um poste da rede de eletrificação do município.

O forte impacto já deixou desacordado o condutor que recebeu o socorro paramédico e foi levado ao Pronto Atendimento Médico, porém, ao chegar dar entrada já foi constatado o óbito.

Valdemir de Moura, era suplente de vereador, tendo concorrido na eleição passada pelo Democratas. Em 2021, chegou assumir uma cadeira no legislativo municipal por 30 dias. 

Boneca, era tradicionalista e possuía um vasto circulo de amigos que ficam consternados juntamente com seus familiares, pela sua passagem prematura. Ele era casado e pai de um filho menor. Seu corpo foi levado ao IML em Ijuí para o exame de necropsia que irá determinar a causa mortis.

O cerimonial fúnebre estará a cargo do Grupo Fonseca e, terá desdobramento neste domingo, iniciando às 14 horas, com o ritual de despedida e o sepultamento ocorrerá as 17:00 horas no Cemitério de Jaciandi.

Condeúba/Social: Completou seis aninhos no último dia (10) já com muito saber, a fantástica  Lorena Avelar do Nascimento

Lorena a aniversariante, juntamente com seus pais Juari, Léia e seu irmãozinho Lourenço, ela que soprou a velinha nº 6

Completou idade nova, no último dia 10 de julho de 2024 (seis aninhos), a “princesinha” muito linda, de raríssima beleza e inteligência a pequena Lorena Avelar do Nascimento, ela é a filha primogênita, do casal de professores Juari e Vanrléia Avelar, este ano com o irmãozinho Lourenço que já nasceu há 8 meses.

Os pais da aniversariante, acharam por bem fazer uma linda festa no dia de ontem sábado 13/7. Lorena que só tem dado orgulho para seus pais, padrinhos, tios, avós e demais parentes, pois, Lorena é uma criança alegre, de fácil relacionamento e que tem desenvoltura impar pela sua idade, ela canta e encanta a quem estiver por perto dela.

Final de dia e começo de noite maravilhosa que passamos sobre a proteção de Deus e o encanto da aniversariante Lorena, que não deixou ninguém fora do seu script, buscou envolver todos nas suas brincadeiras com os presentes que recebera nesta noite, foi muito legal, desta feita, Lorena recebeu a visita de seus padrinhos, avós, tios e muitos amiguinhas/os que vieram animar a festinha juntamente com a aniversariante.

Nós da Folha de Condeúba, parabenizamos a linda Lorena, rogamos ao Papai do Céu que lhe proteja sempre e lhe dê muita luz na sua vida e que você Lorena seja uma grande vencedora. AMÉM!!!

Fotos: Medonho/JFC

 

Ao lado da primeira-dama do estado, Waldenor e Luciana realizam “Fala aí, mulheres”

Neste sábado, 13, os pré-candidatos a Prefeitura e vice-prefeita de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira (PT) e Luciana Silva (PSB) realizaram o evento “Fala aí, mulheres”.

O evento foi organizado peça Frente União e Reconstrução por Conquista (PT, PSB, PCdoB, PSD, PV, PSOL e Rede) e aconteceu no espaço João de Barro Eventos.

O encontro recebeu a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia e primeira dama do Estado, Tatiana Veloso, a deputada estadual Neusa Cadore (PT), e a secretária nacional dos Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Lucinha Barbosa.

O “Fala aí, mulheres” foi coordenado pela pré-candidata a vice-prefeita, Luciana Silva. “Um momento para discutirmos nossas experiências, desafios e conquistas na luta para promover as vozes femininas e fortalecer o papel das mulheres nas instâncias de decisão”, disse.

Durante a roda de conversa, as mulheres de diversos segmentos puderam expor suas demandas e reivindicações, que vão compor o plano de governo do pré-cadandidato Waldenor Pereira.

“Se queremos construir uma sociedade verdadeiramente justa e equitativa, é essencial que a gente motive o debate e a participação femininas em todos os níveis de decisão. O nosso Plano de Governo de Participativo, não por acaso, está sendo coordenado por Luciana Silva”, afirmou Waldenor.

Cândido Sales: Justiça condena homem por recebimento e armazenamento de carvão ilegal

Cândido Sales: Justiça condena homem por recebimento e armazenamento de carvão ilegal

A Vara Cível da comarca de Cândido Sales condenou, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), um homem por danos ambientais em razão do recebimento e armazenamento de carvão ilegal.

O réu Ali dos Santos Hussein terá que pagar o valor de R$ 9,6 mil, que será destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente indicado pelo MP, para educação ambiental e projetos ambientais.

Consta na ação que, no dia 16 de outubro de 2009, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) compareceram a uma empacotadora de carvão, à qual o réu é vinculado, e encontraram um total de 32 metros cúbicos de carvão vegetal nativo, o que equivale a 320 sacos, em depósito no pátio da empresa.

De acordo com a promotora dJustiça Karina Cherubini, autora da ação, o comércio em questão não possuía a autorização do órgão ambiental, dada sob a forma de Documento de Origem Florestal (DOF), o que constitui infração ambiental.

Barra do Choça: Jovem que estava desaparecida foi encontrada morta

Jovem que estava desaparecida é encontrada morta em Barra do Choça
Kauane Nogueira Santos, morreu aos 18 anos de idade

O corpo de uma jovem de 18 anos que estava desaparecida foi encontrado neste sábado (13) na cidade de Barra do Choça. Segundo informou a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Kauane Nogueira Santos, foi encontrada sem sinais vitais em um povoado na zona rural da cidade atrás do Colégio CEJA.

De acordo com a PM, o corpo estava com indícios de violência. Ainda não se sabe a motivação do homicídio. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Kauane foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista para ser necropsiado.

A Polícia Militar segue em diligência no intuito de encontrar os possíveis autores do crime. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. Não houve informações sobre velório e sepultamento.