Dia: 3 de julho de 2024

Eleições 2024/Guanambi: Avante homologa chapa com Nal Azevedo e Zaqueu Rodrigues pré-candidatos a prefeito e vice

Avante homologa chapa com Nal Azevedo e Zaqueu Rodrigues à prefeitura de Guanambi
Na noite desta sexta-feira (02), o partido Avante homologou a candidatura de Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante) e Zaqueu Rodrigues (Cidadania), a prefeito e vice de Guanambi

Na noite desta sexta-feira (02), o partido Avante homologou a candidatura de Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante) e Zaqueu Rodrigues (Cidadania) à prefeitura de Guanambi. Em entrevista, o atual prefeito e candidato à reeleição justificou ter escolhido Rodrigues com base em sua simplicidade e trabalho prestado à comunidade.

“Não buscamos defeito nas pessoas, buscamos as qualidades. Zaqueu é uma pessoa que veio de baixo, uma pessoa simples, não tem nenhuma formatura de nível superior, mas é uma pessoa que conduziu muito bem a Câmara de Vereadores e que tem uma atenção muito grande com o povo de Guanambi”, afirmou.

Avante homologa chapa com Nal Azevedo e Zaqueu Rodrigues à prefeitura de Guanambi
O prefeito de Guanambi e pré-candidato a reeleição, Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante)

Azevedo ponderou também que Zaqueu sempre saiu à frente nas pesquisas de avaliação de possíveis candidatos a vice, o que demonstra o seu prestígio diante da população. “Colocamos tudo na balança e estou muito feliz de compor a chapa com uma pessoa simples, mas que respeita muito o dinheiro público”, acrescentou.

Emocionado, o candidato a vice-prefeito disse que está satisfeito por estar ao lado de Azevedo na disputa.

“É uma honra pra mim estar ao lado dele. Sei que juntos seremos muito mais fortes. Viemos da zona rural, do pequeno. Tenho admiração por ele, que me deu essa oportunidade junto com o povo. Meu compromisso é trabalhar junto com ele por uma Guanambi melhor”, finalizou.

Identificada mulher morreu dentro de ônibus em Conquista

A mulher que morreu dentro de um ônibus na noite desta segunda-feira (1) já foi identificada. Segundo apurações do Blog do Sena, trata-se de Creusa, moradora do Bairro Jardim Valéria.

Dona Creusa veio a óbito após passar mal dentro de um ônibus que saiu da cidade de Belo Campo. Ela chegou a ser socorrida em um posto da ViaBahia na BR-116, porém não resistiu e veio a óbito dentro do ônibus.

Conquista: Sensação térmica chegou a congelantes 6°C nesta madrugada

O frio desta madrugada foi de arrepiar em Vitória da Conquista. A sensação térmica na “Suíça baiana” chegou a 6°C.

A previsão do tempo já era de mínima na casa dos 13 graus, mas a garoa e o vento colaboraram para a sensação térmica, ou seja, a forma como o nosso corpo sente a temperatura, fosse bem menor.

Nesta quarta-feira (03), dia que todo mundo retorna ao trabalho, será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. A noite será mais clara, com poucas nuvens no céu. Mínima de 14ºC, máxima de 24ºC.

O conquistense já tem como costume tirar os casacos e cobertores do armário quando o inverno chega. Com a previsão de muito frio, é bom não deixar esse hábito de lado.

Candeal: Criança de 10 morre após moto pilotada pelo pai bater em carro na BA-401

Criança de 10 morre após moto pilotada pelo pai bater em carro na BA-401 em Candeal
Foto: Divulgação

Uma criança de 10 anos morreu em um acidente entre um carro e uma motocicleta na segunda-feira (1º), na BA-401, próximo a cidade de Candeal, no interior da Bahia. As informações são do G1. O menino estava acompanhado do pai, que pilotava a motocicleta. A vítima foi identificada como Luís Eduardo Carvalho de Andrade.

Ele estava na garupa da moto, quando o pai, que pilotava o veículo, bateu em um carro. Não há detalhes sobre o que causou o acidente. Por causa do impacto, Luís Eduardo sofreu politraumatismo. Não foi informado se ele usava capacete no momento do acidente.

O menino foi socorrido no local, mas morreu antes de chegar no Hospital Estadual da Criança (HEC). O pai de Luís Eduardo ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral Clériston Andrade, onde segue internado nesta terça-feira (1º).

CCJ reconhece Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio cultural imaterial brasileiro

CCJ reconhece Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio cultural imaterial brasileiro
Gruta dee Bom Jesus da Lapa – Foto: Kauê Souza

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que transforma a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, em patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Esta que é considerada a maior manifestação cultural e religiosa da Bahia e a terceira maior do Brasil, já é reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia, desde 2022, por indicação da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da Bahia (CPHAAN) do Conselho Estadual de Cultura.

Com 334 anos, a manifestação religiosa reúne mais de 2 milhões de turistas por ano, entre os dias 28 de julho e 06 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa. O Santuário, que é o maior templo natural do mundo, está situado dentro de uma gruta às margens do Rio São Francisco. O projeto é de autoria do deputado federal Arthur Maia (União Brasil).

O texto estabelece que o poder público deverá fomentar políticas públicas de segurança aos romeiros, promover a celebração dos atos religiosos e a realização de cultos e eventos, promover a integração dos romeiros no trajeto até o Santuário do Bom Jesus e destinar apoio aos romeiros em todas as ações que envolvam as celebrações e realizações do evento cultural.

Brasil ultrapassa EUA e se torna maior exportador de algodão do mundo

Brasil ultrapassa EUA e se torna maior exportador de algodão do mundo
 Foto: Reprodução/TV TEM

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior exportador mundial de algodão com a safra 2023/2024.

De acordo com o G1, o anúncio foi feito durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada durante o 21° Anea Cotton Dinner, conferência promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), em Comandatuba, na Bahia.

No evento, as entidades do setor destacaram que o posto pode não se manter na próxima safra, mas que os dois países devem seguir se alternando no topo do ranking futuramente. Miguel Faus, presidente da Anea, alertou que a posição brasileira depende da safra americana, que tende a ser maior do que a do ano passado.

Ultrapassar os Estados Unidos em volume de exportação era uma meta do setor com previsão para ser batida apenas em 2030, mas acabou sendo alcançada antes do encerramento do ano comercial de 2023/2024, disse a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Segundo a entidade, o Brasil deve colher em torno de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma) nesta safra e as exportações devem alcançar 2,6 milhões de toneladas. Cerca de 60% da produção já foi comercializada.

Os maiores produtores de algodão são a China e a Índia, seguidos pelos Estados Unidos, deixando o Brasil em quarto lugar no raking mundial, aponta a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Fao.

Ator de Igaporã em elenco de série da Record TV

Ator de Igaporã em elenco de série da Record TV
O jovem ator de Igaporã, Wanderson Trindade – Foto: Reprodução/Rádio Igaporã

O jovem ator de Igaporã, Wanderson Trindade, conseguiu participação na nova temporada da Série Reis, exibida pela Record TV, com estreia em agosto. Wanderson se formou recentemente na escola de atores CCPAC, no Rio de Janeiro e, em seguida, foi selecionado para participar das gravações do seriado, atuando como um dos soldados do exército de Judá, comandado pelo Rei Abias.

De acordo com a Rádio Igaporã, o jovem ator também é fotógrafo profissional e sempre demonstrou interesse pelas artes, atuando, ainda, como modelo fotográfico. “Sempre fui apaixonado pelas artes e participar da novela pela Record, é a concretização de um sonho mantido há muitos anos. A nova temporada da série Reis promete reviravoltas e me trouxe enorme felicidade integrar o elenco da produção”, comemorou o ator.

Wanderson retorna ao Rio de Janeiro, no final de julho, para participar da continuidade das gravações. Muito focado em seus projetos pessoais, planeja um futuro de muito trabalho e dedicação para vencer na profissão dos seus sonhos.

Bahia registra 70 casos de racismo e intolerância religiosa no primeiro semestre de 2024

Bahia registra 70 casos de racismo e intolerância religiosa no primeiro semestre de 2024
 Foto: Divulgação/Alerj

O Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM), vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), recebeu 70 denúncias no primeiro semestre de 2024, na Bahia.

Desse total, 46 foram casos de racismo, 18 de intolerância religiosa e 6 ocorrências correlatas. No mesmo período do ano passado, o serviço registrou 80 ocorrências, sendo 52 de racismo, 22 de intolerância religiosa e 6 correlatas. A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, chama a atenção para uma possível subnotificação dos casos.

“Ainda falta conhecimento sobre os direitos e os canais de denúncia disponíveis. A naturalização do racismo e da intolerância religiosa na sociedade, onde atos discriminatórios são frequentemente minimizados ou ignorados, e a crença na impunidade também contribuem para que muitas ocorrências não sejam reportadas. Estamos fortalecendo as campanhas educativas para combater a prática desses crimes e encorajar as denúncias”, destaca a secretária.

Desde janeiro, a unidade móvel do CRNM já visitou 12 municípios do estado e realizou 33 atividades itinerantes em festas populares, como a Micareta de Feira, o Bembé do Mercado, o Carnaval de Salvador e os festejos juninos.

O intuito é oferecer orientações para identificar e denunciar ocorrências, além de ampliar a interiorização do serviço, que proporciona assistência psicológica, jurídica e social às vítimas de qualquer forma de violência motivada por intolerância racial ou religiosa.