Dia: 31 de março de 2024

Distrito de Mandassaia em Condeúba mantém tradição com a queima do Judas

 

Momento da preparação para a queima do Judas

No último sábado, o Distrito da Mandassaia, em Condeúba, reviveu mais uma vez a tradição da queima do Judas em uma festa repleta de animação e cultura. O evento contou com a participação da comunidade, que se reuniu para desfrutar de um dia repleto de atividades.

Entre as atrações, destacaram-se o bingo, as barracas com comidas típicas, como chá de amendoim e espetinhos, além do pula-pula e do Trenzinho da Alegria, que garantiram a diversão da criançada. A presença maciça de moradores demonstrou o valor e a importância dessa tradição para a região.

A população expressou sua gratidão à Polícia Militar pela cobertura e segurança proporcionadas durante o evento, que transcorreu sem incidentes, com a presença marcante de muitas pessoas da localidade. A queima do Judas mais uma vez se consolida como um momento especial de confraternização e celebração da cultura local.

Fotos: Cícero/JFC

Morre o médico e Líder Espírita André Luiz Peixinho

O Médico, Psicólogo, Filósofo e Líder Espírita, André Luiz Peixinho

Morreu neste sábado (30), às 16h, vítima de um ataque cardíaco, o Médico, Psicólogo, Filósofo e Líder Espírita, André Luiz Peixinho.

Com uma vida destacada à frente da Educação Médica em várias instituições de ensino, em particular da Ufba, da Escola Bahiana de Medicina e da Unime, André Peixinho também atuou como Psicólogo Clínico e como líder ativo do movimento espírita com alcance em todo país.

Palestrante, Médico, escritor e autor teatral, foi responsável pela formação de gerações de profissionais de saúde em nosso estado, revolucionando as técnicas e as práticas pedagógicas. Por décadas foi Coordenador do Internato e Residência do Hospital Santo Antonio das Obras Sociais Irmã Dulce.

No Centro Espírita Caminho da Redenção e na Mansão do Caminho foi Coordenador da Juventude Espírita Nina Arueira, nas décadas de 60 a 90 do século passado. Há 25 anos deu início, ao lado de um grupo de idealistas, a Sociedade Hólon, um organização não governamental, que busca investir no potencial humano através da Saúde, Educação, Apoio Social e Arte.

Em nota, a Federação Brasileira Espírita lamentou a morte do Líder Espírita.

“Nos despedimos de sua presença material, que deixa uma lacuna, mas sabendo que o Espírito livre continuará a trabalhar, na abençoada jornada espiritual. Em meio a saudade, nos unimos em prece e na fraternidade, orando aos Benfeitores Espirituais para o acolhimento carinhoso ao querido Peixinho e fortalecimento a sua esposa, Edinólia Peixinho, e a todos os demais familiares”, disse a nota.

O sepultamento acontecerá às 16h, deste domingo (31), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, onde familiares, alunos e colegas prestarão homenagens ao Mestre André Peixinho.

Cresce aprovação do governo Jerônimo Rodrigues em Salvador: já passa de 56%

O Governador Jerônimo Rodrigues – PT
Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com o levantamento, realizado entre 22 e 27 deste mês, 56,3% das pessoas ouvidas aprovam sua administração, o que demonstra uma evolução em relação ao que foi apurado há um ano: 55,5%.

Em março de 2023, 8,3% dos soteropolitanos qualificavam o governo do petista como ótimo. Hoje, esse número cresceu para 12,5%, superior aos 12,2% apurados em janeiro passado. Jerônimo é aprovado por 57,2 % dos homens e 55,5% das mulheres. Entre pessoas de 45 a 59 anos, sua aprovação vai a 62,6%. Já entre os mais jovens (16 a 44 anos), Jerônimo alcança níveis de aprovação superiores a 50%.

Para o secretário estadual de Comunicação, André Curvello, a pesquisa reflete um momento bastante positivo do Governo na capital. “No interior, os índices são bem maiores. Tudo isso é reflexo de muito trabalho focado na construção de uma nova Bahia, tendo como prioridade o cuidado com as pessoas, seja na firmeza na segurança pública, na geração de empregos, nos investimentos recordes em saúde e educação em todo o Estado”, disse.

DITADURA: Neste dia 31 de março, se completam os sessenta anos do perverso Golpe Militar no Brasil

Levon Nascimento, é baiano, professor e escritor autor de vários livros

DITADURA MILITAR | Nestes 31 de março e 1° de abril se completam os sessenta anos do perverso Golpe Militar que deu início aos 21 anos de Ditadura Militar no Brasil, dentro do contexto da Guerra Fria. Fora os atrasos econômico, social e educacional, a ditadura também perseguiu, censurou, calou, torturou e assassinou milhares de brasileiros e brasileiras, os quais tiveram a coragem de confrontar o regime autoritário. Infelizmente, mesmo transcorridas seis décadas, a democracia ainda corre perigos no Brasil, a exemplo da ascensão da extrema-direita neofascista, em 2018; do uso da religião cristã para justificar armamentismo e negacionismo; e do episódio da tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Aliás, é um fenômeno mundial, como o trumpismo nos EUA, o Brexit na Inglaterra, o anti-imigracionismo em Portugal e a ditadura de Orban, na Hungria. Para fortalecer a democracia, é preciso resgatar a história e conhecê-la, para não repeti-la. Recomendo a leitura do livro escrito por Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio, “Dos filhos deste solo: Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado” (2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008). Educar para a história é fundamental para não repetir o horror e a barbárie!

A PÁSCOA DE JESUS

Antônio Santana, Católico, escritor e poeta. Condeúba – Bahia.

Passagem da morte para a vida eterna. Jesus Cristo venceu o pecado da morte para nos salvar.
Jesus hoje vive e reina no trono do verdadeiro Poder que traz a Paz, a tranquilidade, a honestidade e a dignidade do seu povo que estava na escravidão. Jesus representa espiritualmente a Páscoa da liberdade, da sociabilidade para novos tempos que inaugura uma Nova Era do Cristianismo social, racial e cultural no Mundo e para a Humanidade.
Que a Páscoa de Jesus Cristo, não fique apenas nas nossas memórias como um mero simbolismo cristão a ser lembrado ou repetido a cada ano, mas que nós enquanto cristãos Católicos possamos levar este exemplo de entrega, de amor fraterno e de doação para toda a nossa vida em particular. Jesus no corpo humano transformou o seu medo em coragem ao reconhecer a sua fragilidade, clamou com muita fé e confiança ao Pai Celestial, o Nosso Deus Todo Poderoso para que não desistisse da sua Missão de Salvar o Mundo. A Páscoa é a Esperança de um Novo Céu e uma Nova Terra, para aqueles/aquelas que acreditam na Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe na sua Infinita Bondade!

Uma Feliz Páscoa para todos nós!