Durante os dias 18, 19 e 20 de Março, a OAB – Subseção de Vitória da Conquista, realizou o Seminário Internacional do Sudoeste – OAB para advocacia e sociedade: construindo direitos, fazendo história e efetivando cidadania.
A abertura foi um sucesso, marcada por palestras enriquecedoras e cheias de conhecimento com grandes nomes do meio jurídico, que abordaram temas como: impacto do protocolo com perspectiva de gênero na construção da equidade.
No primeiro dia, a Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, em conjunto com a Comissão de Ética, entregou documento à Presidenta da OAB Bahia – Dra. Daniela Borges, elaborado pelo 1º Fórum da Mulher Advogada do Interior da Bahia. Também foi prestado homenagem a União de Mulheres, que vem desempenhando um importante trabalho na cidade de Vitória da Conquista.
O segundo dia de Seminário contou com temas de extrema importância para a advocacia e sociedade, como: mulheres no pleito eleitoral, direito das mulheres, direito do trabalho, além de painéis voltados para discussões eleitorais. Encerrando com o lançamento do livro de Vandilson Costa: Democracia Ameaçada – a ADJC e a defesa da democracia, e apresentação do projeto “Coração de Tinta” dirigido por Janine Matos – Juiza de Direito do TJ-BA e por Márcio Henrique.
O terceiro e último dia de palestras, assim como os demais, também agregou muito para o público presente, que pôde acompanhar palestras dirigidas por Cláudia Iriarte Rivas, professora da Universidade do Chile, pelo Dr. Ruy Medeiros, Dr. Ronaldo Soares, Dra. Lívia Meurelle e muito mais.
Além dos painéis de palestras, a manhã do dia 21 de Março, foi dedicada a apresentações de trabalhos científicos como parte do Seminário, ao total, foram 13 trabalhos aprovados e apresentados por estudantes de Direito de diversas Faculdades de Vitória da Conquista.
Em entrevista sobre o Seminário, a Dra. Luciana Silva – Presidenta da Subseção destacou que trata-se de um projeto antigo: “Desde que assumimos a Subseção de Vitória da Conquista nós viemos fazendo vários eventos pequenos, sentíamos falta de ter um evento de porte maior, com mais dias, e assim surgiu a ideia de fazer o seminário.“
“É muito importante que a sociedade venha debater o Direito, principalmente porque as leis são direcionadas e os direitos precisam ser conquistados. A Ordem dos Advogados do Brasil tem essa peculiaridade, historicamente, de sempre ter esse diálogo com a sociedade e intervenções na efetivação de direitos.” Ressaltou a Presidenta.
Em nome de sua Diretoria Executiva, a OAB Conquista agradece a presença de cada estudante, advogada, advogado, palestrantes, apoiadores e a colaboração das Comissões e Conselho Consultivo da Jovem Advocacia – CCJA, que abraçaram com vontade a ideia de fazer o primeiro Seminário Internacional acontecer.
Comentários