Dia: 19 de março de 2024

Presidente da AL-BA classifica prefeito de Brumado como ‘vagabundo’

Presidente da AL-BA classifica prefeito de Brumado como 'vagabundo'
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD) – Foto: Divulgação

Exaltado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), rebateu as declarações do prefeito de Brumadoo, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), durante o podcast Interior Baiano na última semana.

O caso ganhou repercussão estadual após matéria publicada nas redes sociais. No bate-papo, o gestor acusou o governo de comprar deputados estaduais. Menezes assegurou que o prefeito terá de responder na justiça por suas falas, consideradas por ele caluniosas.

“O vagabundo do prefeito de Brumado vai ter que responder pelas declarações. O setor jurídico da AL-BA já está estudando as providências que poderão ser adotadas. Paralelo a isso, eu vou sugerir que cada deputado da Casa entre com uma ação contra o prefeito por calúnia”, declarou em entrevista ao site Off News.

Condeúba/Social: Está completando idade nova hoje 19/03, a jovem condeubense Rithiele Cardoso Nascimento

A jovem Rithiele Cardoso Nascimento, está completando idade nova neste dia 19 de março

Está completando idade nova hoje 19/03, a condeubense que reside atualmente em Itabuna, a jovem Rithiele Cardoso Nascimento, ela que é  filha do casal amigo de todos Bola e Sandra.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nosso amplexo e fraternal abraço a aniversariante, e parabenizamos a sempre grande e querida amiga a jovem Rithiele, pela passagem de seu aniversário. Felicidades e que o bom Deus lhe dê muitos anos de vida e com sabedoria, muita luz e força para encarar a luta como a boa amiga sempre têm feito, juntamente com sua maravilhosa família, além de seus muitos amigos. Sucesso sempre jovem Rithiele!!!

São José e sua solenidade – o patrono da Igreja Católica Universal

Origens
Solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria, homem justo, da descendência de David, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, que quis ser chamado filho de José, e Jesus foi submisso como um filho ao seu pai. A Igreja venera, com especial honra, como seu patrono aquele a quem o Senhor constituiu chefe da sua família.

Solenidade
Em 1870, o Papa Pio IX declarou José como patrono da Igreja Universal e instituiu outra festa, uma solenidade com uma oitava, a ser realizada em sua homenagem na quarta-feira, na segunda semana após a Páscoa. A festa de 1870 foi substituída no Calendário Romano Geral do Papa Pio XII, em 1955, pela Festa de “São José Operário”, a ser comemorada em 1º de maio. Essa data coincide com o Dia Internacional dos Trabalhadores, desde a década de 1890, e reflete o status de José como santo padroeiro dos trabalhadores.

Magistério
Em 1870, no Decreto QUEMADMODUM DEUS, o Papa Pio IX proclamou São José como Patrono da Igreja à Cidade e ao Mundo. Logo após, em 1871, o mesmo Papa, na INCLYTUM PATRIARCHAM, Carta Apostólica, concedeu as prerrogativas litúrgicas dos Patriarcas às festas de São José para Perpétua Memória. Em 1889, o Papa Leão XIII emitiu a encíclica Quamquam Pluries, em que pedia aos católicos que rezassem a São José, como patrono da Igreja, em vista dos desafios que a Igreja enfrenta.

São José e o Plano da Redenção

Cânon 
Em 1989, por ocasião do centenário dos cultos de Quamquam Pluries, o Papa João Paulo II emitiu o Redemptoris Custos (Guardião do Redentor), que apresentava o papel de São José no plano de redenção, como parte dos “documentos de redenção” emitidos por João Paulo II. Em 1962, o Papa João XXIII inseriu o nome de José no cânon da missa, imediatamente após o da Virgem Maria. Em 2013, o Papa Francisco inseriu seu nome nas três outras orações eucarísticas.

Justo
A primeira definição de José, que encontramos no Evangelho de Mateus, é “homem justo”. Diante da inexplicável gravidez da sua noiva, não pensa no próprio orgulho ou na sua dignidade ferida: pelo contrário, pensa salvar Maria da malvadez das pessoas, da lapidação à qual podia ser condenada. Ele não quis repudiá-la publicamente, mas deixá-la em segredo. Porém, um Anjo veio sugerir-lhe a escolha mais justa de não ter medo. “Não temas receber a Maria, tua esposa, porque o que nela está gerado é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus”.

Obediente e íntimo dos Anjos
Um Anjo acompanha José nos momentos mais difíceis da sua vida; a sua atitude, diante das palavras do Mensageiro celeste, foi de confiante obediência: recebe Maria como sua esposa! E, depois do nascimento de Jesus, o Anjo volta a advertir-lhe sobre o perigo da perseguição de Herodes. Então, de noite, ele fugiu com a sua família para o Egito, um país estrangeiro. Ali, ele deveria começar tudo de novo e procurar um trabalho. E quando o Anjo volta, mais uma vez, para avisar-lhe da morte de Herodes, convidando-o a regressar para Israel, ele tomou consigo sua mulher e seu filho e se refugiou em Nazaré, na Galileia, sob a orientação do Anjo.

São José: exemplo de simplicidade

Carpinteiro e patrono dos trabalhadores
Mateus, no capítulo 13, fala da sua profissão de carpinteiro, quando os habitantes céticos de Nazaré se perguntam: “Não será este o filho do carpinteiro”? Assim, ele ganha a confiança dos vizinhos. Veem-se nesse grande homem a virtude do trabalho santificado de modo sublime. Ele trabalha e ensina o menino Jesus no serviço. Por isso, se torna modelo para nós, em nossos ofícios.

Pai putativo
Sem dúvida alguma, José amou Jesus com toda a ternura que um pai tem por seu filho: tudo o que José fez foi proteger e educar o misterioso Menino, obediente e sábio, que lhe fora confiado. Educar Jesus: a imensa desconformidade de uma tarefa de dizer ao Filho de Deus o que é justo e o que é injusto. Deve ter sido difícil para ele, humanamente falando, ter que procurá-lo, com aflição, por três dias, no Templo, onde ele tinha ficado, sem avisar seus pais, para discutir com os doutores, e ter que ouvir daquele menino de doze anos: “Não sabias que devo ocupar-me das coisas do meu Pai?“.

Este é um tipo de perplexidade que todo pai sente quando percebe que seus filhos não lhes pertencem e que o destino deles está nas mãos de Deus, por isso ele é modelo de paternidade e intercessor dessas causas. 

Patrono e Orações a São José

Patrono dos moribundos
Segundo a tradição, José teria morrido circundado por Jesus e Maria. Por esse motivo, é invocado também como protetor dos moribundos. Tal invocação deve-se a todos nós que gostaríamos de deixar esta terra tendo ao nosso lado Jesus e sua Mãe.

Oração de Leão XIII a São José pela Igreja
“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, tendo implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar favorável sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda providente da Divina Família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.

Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas do Inimigo e de toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.”

Minha oração
“Oh Glorioso São José, assuma-me também como teu filho adotivo. Contigo desejo experimentar a paternidade do Pai. Alimenta-me fisicamente e espiritualmente para que eu te imite no amor a Jesus e Maria para todo o sempre!”

São José, rogai por nós!

Pastoral da Criança Comunidade de Olho d’Água – Senhor dos Passos

Por José Vitorino

Renovada a equipe da Pastoral da Criança na Comunidade de Olho d’Água

Aos 17 dias de março de 2024 após a celebração do Culto Dominical, foi realizada uma reunião para discussão e elaboração de planos para manutenção da Pastoral da Criança na Comunidade Olho D’água onde foi recebida a equipe de coordenação paroquial da Pastoral da Criança composta por Vanda Barros (coordenadora ramal), Diva Neves (líder) e Luciana Vieira (vicariato).

A reunião foi iniciada com o uso da palavra feito pela até então coordenadora Maria Neres (Nena) que abordou sobre o “caminho” da Pastoral da Criança na comunidade, o trajeto percorrido, pontos relevantes e sua trajetória no período em que liderou a pastoral na comunidade.

Em seguida, Wanda elucidou a importância da permanência e sequência da Pastoral da Criança nas comunidades dentro das famílias atendidas, pois é algo que agrega e auxilia no desenvolvimento das crianças em todos os âmbitos, bem como das futuras mães no período de gestação.

Luciana, depois de instigada, abordou sobre o início e surgimento da Pastoral da Criança e o porquê da necessidade desse grupo de apoio. Para conhecer melhor sobre o assunto acesse o link: https://cnbbsul1.org.br/categorias/pastoral/pastoral-da-crianca/

A equipe da Pastoral da Criança ficou composta da seguinte forma: Kawane, Fernanda, Dalila, Maria Clara e Clóvis. Grupo de apoio: Heloísa, Alessandra, Rosalina, Sandra e Rosilene.

Por fim ficou estabelecida a nova comissão da Pastoral da Criança na Comunidade Olho D’água e manutenção dessa importante pastoral que com entusiasmo atende as famílias dando atenção e acompanhando o desenvolver das crianças, dessa forma além de atender as famílias, ainda mais, fortalece a comunidade, que para seguir adiante, precisa sim apoiar e incentivar as gerações futuras.

Fotos: Zezinho

Bruxismo noturno afeta a qualidade do sono e a saúde

Distúrbio atinge 15% da população mundial e pode ser tratado

Por: Redação Fonte: Agência Dino
Image by benzoix on Freepik
Image by benzoix on Freepik

Uma boa noite de sono reflete na saúde e na qualidade de vida; contudo, algumas doenças e problemas comprometem esse período de repouso. Além de noites mal dormidas, condições como o bruxismo do sono podem prejudicar a rotina e causar consequências a curto e longo prazo.

De acordo com a cirurgiã-dentista e especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Dra. Paula Cristina Machado, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), esse quadro é bastante comum: estima-se que 15% da população mundial apresente o bruxismo do sono, sendo que a maior prevalência é em mulheres, 65%, já na vida adulta.

Afinal, o que é o bruxismo do sono?

O bruxismo do sono ou noturno é um distúrbio complexo e multifatorial cuja origem não é completamente compreendida. Ele se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes durante a noite. A especialista explica que os possíveis fatores que causam o bruxismo do sono podem ser divididos em periféricos (morfológicos) e centrais (patológicos e psicológicos).

“Os fatores morfológicos estão relacionados principalmente à oclusão ou mordida e têm um papel menor na origem do bruxismo do sono, já os fatores patológicos e psicológicos (ansiedade e depressão) têm maior importância”, explica a especialista.

Segundo ela ainda devem ser considerados causadores do bruxismo do sono: fatores genéticos; estresse emocional; uso de algumas drogas (cafeína, álcool, cocaína e tabaco); algumas medicações (inibidores seletivos da recaptação de serotonina, anfetaminas, benzodiazepínicos e drogas dopaminérgicas) e doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.

Consequências do bruxismo para a saúde

De acordo com a cirurgiã-dentista, no âmbito da saúde geral, o bruxismo afeta a qualidade do sono, especialmente quando associado à apneia. Em casos extremos, pode impedir que o indivíduo descanse e chegue ao estado de sono profundo, o que pode prejudicar sua produtividade durante o dia. Além disso, pode levar à dor na face ou na cabeça decorrente do bruxismo.

E no contexto da saúde bucal, o ranger dos dentes gera complicações, principalmente, relacionadas à arcada dentária podendo causar como fraturas, fissuras, desgastes e dor de dente, além de movimentação dentária e inflamações na gengiva. Algumas dessas condições podem até levar à perda total do dente.

“O apertar dos dentes e outros hábitos parafuncionais, como: roer unha e mascar chiclete, levam à dor muscular, manifestando-se ao mastigar, ao abrir e fechar a boca, na região das têmporas (músculos da mastigação – masseter e temporal – causando dor de cabeça) e na região da articulação temporomandibular (ATM), podendo resultar em disfunção articular na ATM”, alerta a cirurgiã-dentista.

A Dra. Paula esclarece que o cirurgião-dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é o profissional capacitado para promover o tratamento com base em conhecimentos científicos para a compreensão do diagnóstico e no tratamento de dores e distúrbios do sistema da mastigação, região orofacial e outras estruturas relacionadas, incluindo o bruxismo.

“Porém, é importante lembrar que o bruxismo, em algumas situações, requer a avaliação completa dos sintomas com uma equipe multidisciplinar, que inclui cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, para avaliar as causas e intervenções em cada área de atuação”, observa.

Tratamentos disponíveis

A especialista esclarece que o bruxismo não tem cura, mas pode ser controlado por meio de vários tipos de intervenções, incluindo o tratamento cognitivo-comportamental. “Este tipo de tratamento promove a mudança de hábitos, que são parafuncionais, com recursos de autogestão e relaxamento a fim de evitá-los”.

Além do tratamento cognitivo, existem recursos como as placas estabilizadoras para o sono, os dispositivos para bruxismo de vigília, além de ultrassom, fisioterapia e a toxina botulínica.

Conquista: Foi dada a largada para o Festival de Inverno Bahia 2024

Muito mais música! É com essa provocação que o Festival de Inverno Bahia (FIB) chega à sua maioridade mostrando toda sua intensidade. O evento, que acontece de 23 a 25 de agosto de 2024, em Vitória da Conquista, anunciou nesta segunda a abertura das vendas e o público pode garantir seu ingresso a preço promocional até quarta-feira (21) ou até quando durar o lote.

Para a edição deste ano, o evento promete muitas novidades que serão anunciadas em breve. No lineup, a banda Filhos de Jorge é uma das atrações confirmadas que foi escolhida a voto popular, no ano passado. Confira os valores do lote promocional que já está disponível:

  • Pista – R$ 130 (inteira) e R$ 65 (meia)
  • Camarote – R$ 170
  • Passaporte – R$ 351 (inteira) e R$ 176 (meia) – pista; R$ 459 – Camarote

Os ingressos podem ser adquiridas na sympla ou nos pontos de venda fixos, em Vitória da Conquista: Boulevard Shopping (loja DMK DUO), Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686).

A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.

SERVIÇO

Festival de Inverno Bahia 2024

Quando: 23 a 25/08/2024

Onde: Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista – BA

Classificação: 16 anos

Meia-entrada: Além de estudantes, outros segmentos têm direito à meia-entrada, segundo a lei 12.933/2013. Em ambos os casos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios. Para mais informações, acesse https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/bahia.html

Vendas:

Plataforma Sympla e nos seguintes pontos fixos:

Vitória da Conquista: Boulevard Shopping (loja DMK DUO), Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686).

Ruy Barbosa: Professora de 27 anos morre após ser encontrada na rua com ferimentos

Professora de 27 anos morre após ser encontrada na rua com ferimentos em Ruy Barbosa
Raquel Teixeira da Silva, morreu aos 27 anos de idade – Foto: Reprodução/G1

Uma professora de 27 anos morreu após ser encontrada desacordada e com diversas marcas de ferimentos em uma rua da cidade de Ruy Barbosa, no interior da Bahia.Segundo aPolícia Civil, o caso aconteceu no sábado (16) e até esta segunda-feira (18) ninguém havia sido preso. De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Raquel Teixeira da Silva.

Ela trabalhava na escola particular Bem-Me-Quer, em Ruy Barbosa. A unidade suspendeu as atividades nesta segunda-feira e publicou uma homenagem para a professora nas redes sociais.

“Sempre com um lindo sorriso no rosto e de bem com a vida, ela deixava o ambiente leve e mais feliz. Ensinava como ninguém, conquistava os alunos(as) de uma forma que viravam amigos”, escreveu.

Quando foi encontrada ferida no sábado, Raquel foi socorrida para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Os ferimentos que ela tinha pelo corpo não foram detalhados pela polícia.

Em nota, a corporação informou que a causa da morte só poderá ser confirmada após a análise do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda não há informações sobre como ela foi parar no local. A Polícia Civil de Ruy Barbosa investiga o caso.

Brumado: Laudo passado à família aponta morte por dengue hemorrágica

Laudo passado à família aponta morte por dengue hemorrágica em Brumado
Eronilde Lima Ribeiro, conhecida como Nilde, morreu aos 52 anos de idade – Foto: Arquivo Familiar

No último final de semana, uma mulher identificada como Eronilde Lima Ribeiro, conhecida como Nilde, de 52 anos, morreu vítima de dengue hemorrágica na cidade de  Brumado. Filho da vítima, Gideon Lima Ribeiro relatou, nos primeiros dias, sua mãe teve manchas avermelhadas no corpo, muita dor nas articulações, vômitos e febre alta.

“Ela não aguentava nem engolir água, suco, não queria comer. Sentia muita dor na boca do estômago. Teve também sangramento na gengiva, nos ouvidos e no nariz”, afirmou. Preocupado diante do agravamento dos sintomas, Gideon levou a mãe na última sexta-feira (16) pela manhã para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

No mesmo dia à tarde, ele disse que o resultado para dengue deu positivo. Apesar disso, no sábado (17), a paciente foi liberada para seguir o tratamento em casa. Segundo Gideon, no próprio sábado, a mãe precisou retornar para o hospital devido à piora do seu estado de saúde. Na unidade, em novos exames, ela testou positivo para dengue hemorrágica grave.

“Ela ficou internada no hospital sábado à noite, domingo à noite e segunda à noite. Na terça, ela teve uma crise de muita falta de ar, o corpo não estava aceitando as plaquetas. Precisou levar pra UTI”, contou. Na Unidade de Terapia Intensiva, a paciente acabou falecendo.

“É uma dor muito forte. Somos em cinco irmãos e nós estamos sofrendo muito. Minha avó também. Não estou conseguindo comer, beber, não desce”, falou. Além da arbovirose, na certidão de óbito ainda consta insuficiência renal aguda e leucemia em investigação. A secretaria municipal de saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.