Dia: 1 de março de 2024

Eleições 2024: Guto Lança sua Pré-candidatura a Prefeito de Condeúba

Fotos: Vinicius Brito | WZ
Foi lançada nesta sexta-feira, dia 1º de março de 2024, pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, a pré-candidatura do ex-prefeito Guto Ribeiro (PT), que pleiteará um segundo mandato de Prefeito do Município de Condeúba (BA).
Guto e o deputado estadual Zé Raimundo, ambos do PT.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Zé Raimundo que, também, representou o Deputado Federal Waldenor Pereira e o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, dos Vereadores Fabiano Ferreira, Zé Reis e Fabinho de Nuna, que é recém-chegado à base de oposição e recebido com todas as honras, dada a importância política do vereador que fazia parte do grupo político da situação.

Contudo, o que realmente destacou foi a presença maciça do povo que veio dos quatro cantos do município para prestigiar o evento e confirmar a inquestionável popularidade e carisma de José Augusto Ribeiro – Guto.

Guto conta com um apelo popular sobre sua candidatura, pois já não tinha mais planos em concorrer a nenhum cargo eletivo, porém o “chamado do povo para mais essa importante missão em sua vida”, como afirma, o motivou para o desafio de governar o município, fazendo parte do projeto político do Governador Jerônimo, do Senador Jaques Wagner, do Ministro Rui Costa e do maior Estadista da história e atual Presidente do Brasil, Luiz Inácio LULA da Silva.

Na oportunidade, Guto agradeceu e destacou a transformação que o então Governador Rui Costa promoveu na cidade de Condeúba, executando através da prefeitura inúmeras obras pleiteadas e conveniadas ainda no seu primeiro mandato, demonstrando o caráter republicano do seu aliado, que o atendeu mesmo fora do governo municipal.

Guto e seu pai o popular “Mirim”

Contudo, Guto assegurou que fará uma campanha propositiva, respeitando o concorrente, mesmo defendendo projetos políticos e ideológicos totalmente antagônicos, mostrando ao condeubenses que sua maturidade política e administrativa, bem como sua honestidade, o credencia para fazer uma gestão ainda melhor.

Fotos: Vinicius Brito|WZ

 

Agricultoras familiares de Caculé ampliam produção de derivados de mandioca

Agricultoras familiares de Caculé ampliam produção de derivados de mandioca Foto: Silvia Costa/CAR

As agricultoras da Associação Comunitária de Apostema, no município de Caculé, estão dando um passo importante rumo à diversificação de sua produção agrícola. Após a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Derivados de Mandioca, essas mulheres empreendedoras participaram de uma Oficina de Processamento de Derivados da Mandioca.

A iniciativa visa capacitar e empoderar as agricultoras na gestão e na fabricação de produtos à base de mandioca, agregando valor à produção local e impulsionando a economia da região. As formações estão sendo realizadas em comunidades rurais que possuem agroindústrias similares, visando disseminar o conhecimento, diversificar a produção e fortalecer as comunidades rurais, com a ampliação da geração de renda.

Durante a oficina, realizada na própria unidade de produção, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as agricultoras aprenderam novas receitas de bolos, panetones e biscoitos, todos baseados no sistema produtivo da mandioca. Para Vera Lúcia Negraes, uma das participantes da capacitação, a consultoria trouxe valiosos ensinamentos.

“Aprendemos também sobre como os derivados da mandioca podem ser comercializados com mais segurança e qualidade”. A agricultora Sueli Silva Cardoso reafirmou a importância da iniciativa. “A comunidade só tem a agradecer. O curso está nos proporcionando aprender a fazer novos produtos e vamos aumentar nossa oferta de produtos”.

Atualmente, os biscoitos, bolos e pães fabricados por essas mulheres empreendedoras são vendidos na feira livre local e destinados à alimentação escolar do município. A expectativa é que, com o conhecimento adquirido e o apoio oferecido, a produção e a renda das agricultoras sejam ainda mais ampliadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade e para o fortalecimento da economia local.

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe

O Ministério da Saúde vai antecipar a vacinação contra a gripe. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

“Mas desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

PF indicia Carla Zambelli e hacker Delgatti por suspeita de invasão ao site do CNJ

A Polícia Federal indiciou a deputada Carla Zambelli (PL) e o hacker Walter Delgatti pela invasão do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações foram confirmadas com o advogado da parlamentar através do UOL.

O inquérito da invasão, que analisava se a parlamentar teria contrato o hacker para a invasão foi concluído pela corporação e agora o relatório deverá ser enviado à Procuradoria Geral da República. O órgão irá decidir se a deputada será denunciada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a defesa negou as acusações. “Ela jamais fez qualquer tipo de pedido para que Walter Delgatti procedesse invasões a sistemas ou praticasse qualquer ilicitude. Aliás, a arbitrária interpretação deduzida pela autoridade policial asseverando que a deputada tenha recebido eventualmente documentos, não evidencia adesão ou qualquer tipo de colaboração, ainda mais que ficou demonstrado que não houve qualquer encaminhamento a terceiros”.

Já a defesa do hacker aponta que não há supreses no indiciamento. “Desde sua prisão, Walter confessa sua participação na invasão da plataforma do CNJ. O indiciamento de Carla Zambelli confirma que Walter, a todo momento, colaborou com a Justiça, levando a PF até a mandante e financiadora dos atos perpetrados por ele”.messenger sharing button

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro
 Foto: Reinaldo Canato/Veja

A taxa de desocupação do trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%. Esse resultado é o menor para o período desde 2015. O índice está abaixo do registrado no trimestre terminado em janeiro de 2023 (8,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nível de desemprego ficou estável em comparação aos 7,6% do trimestre móvel imediatamente anterior, finalizado em outubro de 2023. Neste tipo de comparação entre trimestres subsequentes, essa foi a terceira queda consecutiva. A população desocupada, ou seja, aqueles que estavam em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões, estável na comparação trimestral e recuando 7,8% (menos 703 mil pessoas) em 12 meses.

O número de trabalhadores ocupados chegou a 100,6 milhões, o que representa alta de 0,4% (ou mais 387 mil pessoas) ante o trimestre encerrado em outubro de 2023 e de 2% (mais 1,957 milhão de pessoas) em 12 meses. Na comparação com trimestres móveis, os grupamentos de atividade que ajudaram a subir a ocupação foram transporte, armazenagem e correio (4,5%, ou mais 247 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (1,9%, ou mais 241 mil pessoas) e outros serviços (3,1%, ou mais 164 mil pessoas).