Dia: 30 de janeiro de 2024

Mesmo com perda líquida de 17.299 postos em dezembro, a Bahia registrou saldo positivo de 71.922 vagas em 2023

Em dezembro de 2023, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia eliminou 17.299 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 58.434 admissões e 75.733 desligamentos. A capital do estado, Salvador, registrou uma perda líquida de 3.865 postos de trabalho celetista no mês.

De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

Na Bahia, dos 12 meses do ano de 2023, o de dezembro foi o único com saldo negativo – portanto, exibiu o menor resultado mensal do ano. Além do mais, no comparativo anual, a perda líquida de postos em dezembro de 2023 se revelou maior do que a averiguada no mesmo mês de 2022 (-16.621 postos).

Com o saldo negativo de dezembro, a Bahia passou a contar com 1.973.471 vínculos celetistas ativos, uma variação negativa de 0,87% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, por sua vez, contabilizou 627.097 vínculos, indicando assim um recuo de 0,62% sobre o montante de empregos existente em novembro.

Na Bahia, em dezembro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo negativo de postos de trabalho celetista. O segmento de Construção (-5.961 vagas) foi o que mais eliminou postos dentre os setores. Em seguida, Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-4.302 vínculos), Indústria geral (-4.014 empregos) e Serviços (-3.964 postos) também foram responsáveis pela supressão de vagas. O grupamento de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+942 postos), portanto, foi o único com geração líquida de postos no mencionado mês.

No mês, o Brasil computou um saldo negativo de 430.159 vagas, enquanto o Nordeste registrou uma perda de 41.538 postos – representando variações relativas de -0,97% e -0,57% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. A Bahia (-0,87%), portanto, de novembro a dezembro, exibiu uma redução relativa do estoque de vínculos menor do que a do país e maior do que a da região nordestina.

Das 27 unidades federativas do território nacional, 26 delas apontaram decrescimento do emprego celetista em dezembro de 2023. O estado de Alagoas (+101 vínculos), no caso, foi aquele com saldo positivo no país no mês. A Bahia, com 17.299 postos eliminados, exibiu o sexto menor saldo do país. Em termos relativos, com queda percentual de 0,87%, ficou com a 13ª pior variação.

No Nordeste, em dezembro, oito dos nove estados experimentaram queda do emprego formal. Em termos de saldos absolutos, a Bahia (-17.299 postos) ocupou a última colocação entre as unidades nordestinas no mês. Em termos relativos, o estado baiano (-0,87%) situou-se na penúltima posição na região nordestina, com recuo menor apenas do que o do Piauí (-1,03%).

Na Região Nordeste, no que concerne ao saldo de postos, Alagoas foi o estado com maior saldo em dezembro, com 101 novos postos. Em seguida, mesmo que com saldos negativos, vieram Sergipe (-744 vínculos), Paraíba (-1.504 postos), Rio Grande do Norte (-2.567 postos), Piauí (-3.479 empregos celetistas), Maranhão (-3.686 vagas), Ceará (-3.725 vagas), Pernambuco (-8.635 postos) e Bahia (-17.299 vínculos).

Do ponto de vista da variação relativa mensal do estoque, o estado de Alagoas (+0,02%), por ser a única com oscilação positiva, foi o destaque da região nordestina, tendo sido acompanhado (em ordem decrescente) por Sergipe (-0,24%), Ceará (-0,29%), Paraíba (-0,32%), Rio Grande do Norte (-0,53%), Pernambuco (-0,60%), Maranhão (-0,61%), Bahia (-0,87%) e Piauí (-1,03%).

No agregado dos 12 primeiros meses de 2023, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 71.922 novas vagas – aumento de 3,78% em relação ao total de vínculos celetistas do começo do ano. O município de Salvador, por sua vez, registrou 18.098 novos postos no período (variação positiva de 2,99%).

O crescimento do emprego celetista também foi observado no Brasil e no Nordeste no acumulado do ano, com 1.483.598 e 298.188 novas vagas, respectivamente – significando, nessa ordem, aumentos relativos de 3,50% e 4,25% em relação ao quantitativo de empregos celetistas no início do ano. A Bahia (+3,78%), dessa forma, exibiu um crescimento relativo do emprego formal maior do que o do país, mas menor do que o do Nordeste no ano.

Do conjunto das 27 unidades federativas do país, todas elas contaram com aumento do quantitativo de empregos celetistas no acumulado deste ano. A Bahia, com 71.922 novos postos, exibiu o quinto maior saldo agregado do país. O desempenho relativo baiano, com alta de 3,78% no ano, posicionou o estado na 20ª colocação no país como um todo.

Ainda em termos de saldo acumulado no ano, a unidade federativa baiana (+71.922 vagas) continuou à frente das demais do Nordeste, que contou com Ceará (+53.954 vínculos) e Pernambuco (+51.541 postos) na segunda e terceira posições, respectivamente. Em termos proporcionais, no ano, a Bahia (+3,78%) ficou na penúltima posição dentro da região nordestina – atrás de Piauí (+6,43%), Alagoas (5,93%), Rio Grande do Norte (+4,94%), Sergipe (+4,51%), Ceará (+4,35%), Paraíba (+4,28%) e Maranhão (+3,81%) e a frente apenas de Pernambuco (+3,75%).

Data: 30/01/2024
Ascom/SEI
71 3115-4748 / 988560656

Condeúba: É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Ângela Maria da Silva  aos 80 anos de idade

 

Sra. Ângela Maria da Silva, faleceu aos 80 anos de idade

É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Ângela Maria da Silva  aos 80 anos de idade, ocorrido na manhã desta terça-feira dia 30 de janeiro de 2024 às 11hs, em Vitória da Conquista, ela deixou viúvo o Sr. Almiro Ferreira Neves e 8 filhos: Alino, Ademir, Maurinino, Paulo, João Batista, Julina (falecida), Maria de Fátima e  Maria da Conceição além de 18 netos e 17 bisnetos. O corpo será velado na sua residência Rua Capitão Mutti, Bairro Divino Espírito Santo, o sepultamento será no Cemitério Municipal da Cerquinha, nesta quarta-feira dia 31 às 11hs. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Ângela, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Ângela.

Macarani: Furto de gado na região: quase 40 reses foram furtadas na zona rural

Infelizmente o furto de gado voltou a ser registrado na região do médio sudoeste. Após um bom tempo de calmaria, os ladrões começaram a atacar novamente. Desta vez, quase 40 cabeças de gado foram furtadas na zona rural da cidade de Macarani.

Segundo informações colhidas pelo Blog do Edyy, o furto aconteceu na região conhecida como “Jacaré”, por volta das 16;45 da tarde de ontem, segunda-feira (29).

O proprietário registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil, onde o crime é investigado.

No último final de semana, criminosos abateram um boi e furtaram toda a carne na Fazenda Boa Vista, região de Sinésio, no município de Potiraguá.

Mucugê terá projeto de cultivo de morangos para mulheres agricultoras

Mucugê terá projeto de cultivo de morangos para mulheres agricultoras Foto: Divulgação

A produção de morangos em Mucugê, na Chapada Diamantina, é atualmente a principal atividade da agricultura familiar do município.

Para potencializar essa produção foi realizada uma reunião que envolveu gestores municipais e a direção da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o objetivo de alinhar novo projeto de produção e cultivo de morangos.

O novo projeto planeja impactar a renda e autonomia das mulheres e mães de família da Vila Agrícola de Mucugê, que poderão cultivar os morangos de forma suspensa e sem uso de agrotóxicos. O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro reforçou o apoio a essa iniciativa.

“É um belo projeto de empreendedorismo feminino, que vai fortalecer a produção de morangos na região. Vamos seguir firmes com essa parceria”, comentou Jeandro.

Eunápolis e Sítio do Mato estão entre as cidades bloqueadas que podem ficar sem receber FPM

Eunápolis e Sítio do Mato entre as cidades bloqueadas que podem ficar sem receber FPM

O pagamento do 3º decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano será feito na próxima terça-feira (30), mas 6 municípios baianos podem não receber os valores na data, porque estão bloqueados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Na lista consta: Sítio do Mato, Casa Nova, Eunápolis, Glória, Umburanas e Rodelas. Ao todo, serão creditados R$5,5 bilhões neste repasse. De acordo com o Brasil 61, até o fechamento desta reportagem, a última atualização da lista havia sido na última quinta-feira (25).

Malhada: Casa do prefeito foi arrombada e revirada, bandidos levaram gêneros alimentícios

Malhada: Casa do prefeito é arrombada e revirada, bandidos levaram gêneros alimentícios
O prefeito de Malhada Gimmy Everton Mouraria Ramos (PT), o Dr. Gimy – Foto: WhatsApp

A casa do prefeito Gimmy Everton Mouraria Ramos (PT), o Dr. Gimy, da cidade de Malhada, no território do Velho Chico, no sudoeste baiano, foi arrombada no início da manhã desta segunda-feira (29).

Segundo informou a assessoria de comunicação da prefeitura, a secretária que trabalha na residência foi quem percebeu o que havia acontecido assim que chegou ao local. A casa estava completamente revirada. O prefeito e a família não estavam na residência no momento do crime.

A assessora informou que foram levados do local apenas gêneros alimentícios. No entanto, havia objetos de valor na casa, como notebook e joias. A suspeita é que os criminosos estariam atrás de outra coisa, possivelmente documentos, e levaram os alimentos para disfarçar.

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Malhada, que pertence a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).

Em regime aberto, Suzane Von Richthofen dá à luz ao primeiro filho

Em regime aberto, Suzane Von Richthofen dá à luz ao primeiro filho
Suzane Von Richthofen – Foto: Reprodução/O Globo

Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais, deu à luz o primeiro filho, na sexta-feira (26). A criança nasceu no Hospital Albert Sabin, em Atibaia, interior de São Paulo, local onde o pai do bebê trabalha, o médico Felipe Zecchini Muniz.

A informação foi divulgada pelo colunista Ullisses Campbell, do O Globo. Suzane está, atualmente, cumprindo pena em regime aberto. Segundo o jornalista, o bebê se chama Felipe, o mesmo nome do pai.

A família paterna quer evitar que a criança fique marcada pelo crime cometido por Suzane, que é um dos mais conhecidos em todo o país. Por isso, o bebê deve ser registrado apenas com o sobrenome do pai.

Anagé: Fortes chuvas causam estragos e deixam várias famílias desabrigadas

Fortes chuvas causam estragos e deixam várias famílias desabrigadas em Anagé

A cidade de Anagé, na região sudoeste da Bahia, foi castigada pelas fortes chuvas registradas no final de semana.  Diversos estragos foram registrados na sede e zona rural do município. Adero Aldo, coordenador da Defesa Civil Municipal, relatou que há muitos pontos de alagamento por toda cidade.

Muitos moradores perderam tudo dentro de casa. “Foi muita água, uma tromba d’água”, afirmou. Na zona rural, as estradas vicinais foram bastante danificadas e algumas comunidades estão isoladas. Segundo o coordenador, as famílias desabrigadas estão temporariamente na creche municipal. 

Fortes chuvas causam estragos e deixam várias famílias desabrigadas em Anagé

“Essas pessoas perderam tudo. Colchão, roupas, geladeira, remédios, até documentos. Tiveram muito prejuízo”, contou. Em alguns pontos, as casas comprometidas foram interditadas pela Defesa Civil.

Aldo apontou que há risco de desabamentos e os moradores estão proibidos de voltar para as residências. Apesar da situação, muitas famílias se recusam a sair de casa.

O órgão ainda está finalizando o relatório de todos os prejuízos causados pelas chuvas. Para se ter uma ideia da força da chuva, só em um dia Anagé registrou 90 mm de precipitação.