Foi realizada neste domingo, dia 14 de janeiro de 2024 em Vitória da Conquista, mais uma edição da prova “Corrida Virgulino Run”, 8km. O atleta condeubense Beto Maratona começou a temporada de corrida do ano de 2024 com o pé direito, ele foi o 3º colocado na categoria de 40 a 49 anos.
Beto Maratona agradece a todos que o apoiam: Bruna Móveis, postos de combustíveis Condeúba, Ringo e Central, SamucaNet, Fabiana Moreira Nutricionista, Açaímix e Jornal Folha de Condeúba.
A comunidade local e os familiares de Kauan Kennedy estão enfrentando um momento de profundo choque e tristeza após sua trágica morte. Kauan, morador de Vitória da Conquista, faleceu em um acidente de trânsito neste domingo, em uma localidade rural de Rio de Contas, na Chapada Diamantina.
O acidente envolveu a moto que Kauan pilotava e uma Chevrolet D-20. Infelizmente, Kauan Kennedy não sobreviveu ao impacto e faleceu no local. A notícia de sua morte prematura gerou uma onda de luto e comoção entre seus amigos.
O corpo foi levado ao Departamento de Polícia Técnica de Brumado.
No último sábado (13) foi de diálogo com 27 lideranças quilombolas no gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro foi um espaço aberto à escuta das comunidades para preparação de políticas públicas que atendam as principais necessidades dos territórios em 2024. Entre os assuntos, segurança das comunidades, regularização fundiária, saúde, educação quilombola e acesso à água e energia.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o estado com a maior população quilombola do país, aproximadamente 400 mil pessoas. Jerônimo destaca que este grupo está presente na formação do povo brasileiro. “A origem quilombola orienta muito nossa cultura, é visível na alimentação, na nossa história, na nossa marca de Brasil. O movimento é organizado, muito bem estruturado, tem pautas para negociar com os governo Federal, do Estado e com os municípios. Eles conhecem as suas necessidades e pontuaram melhorias em relação à documentação dos territórios, e em temas como educação, saúde, geração de renda, turismo e cultura”.
Políticas Públicas
De acordo com informações do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), 85 mil famílias de povos e comunidades tradicionais são atendidas pela Assistência Técnica Rural, 42 mil famílias de povos e comunidades tradicionais já foram atendidas pelos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva entre 2015 e 2022; 32 mil quilombolas também foram atendidos com sistemas de abastecimento de água e perfuração de poços e 409 unidades habitacionais quilombolas entregues durante o mesmo período.
Após ouvir as demandas dos representantes quilombolas, ngela Guimarães apontou a pertinência dos argumentos e dados levantados e reafirmou que o trabalho conjunto das pastas está articulado para consolidar resultados positivos. “Nossa expectativa é continuar trabalhando cada vez mais unidas e unidos, de forma transversal, com participação de todas as secretarias, para que o Governo do Estado responda a essa escuta social, rica e qualificada, e consiga entregar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das comunidades quilombolas da Bahia”.
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
Para a médica quilombola do município de Tremedal Marina Barbosa, a reunião com as lideranças foi uma oportunidade de reconhecer o saber das lideranças mais velhas e dos mais jovens, que estão na universidade, como ela, que se formou na Universidade Federal da Bahia (Ufba). “O verdadeiro sentido do quilombo é a união. Foi isso que os manteve organizados, isso é ser quilombola. E agora é uma oportunidade de nos organizarmos com o apoio do Governo do Estado, que tem uma escuta ativa para as nossas demandas, isso é importante. Tô feliz mesmo. Está sendo um presente!”, frisou a médica quilombola, que atua como médica de família.
PPP e ações
Algumas das demandas apresentadas também fazem parte do Plano Plurianual Participativo (PPP) e integram o Programa Bahia Ancestral e o Programa Temático de Governo para o período de 2024 a 2027.
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
O Governo do Estado também tem ações na Segurança Pública para mediações de conflitos fundiários. Em 2023, por meio do Programa Bahia Sem Fome, em parceria com a Sepromi, foram entregues mais de 11 mil cestas básicas às comunidades; entre 2020 e 2023 foram destinados R$ 7 milhões a 20 municípios, 87 comunidades e 6.835 famílias através do Projeto Quilombo Legal, que atua na regularização do título de terra.
Outro trabalho estratégico para a geração de renda, destina, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente, R$ 4,4 milhões para a aquisição de equipamentos e qualificação profissional para quilombolas e povos de terreiro.
João José da Silveira nasceu em 1890 e morreu no dia 28 de dezembro de 1981 com 91 anos de idade
Biografia:
João José da Silveira nasceu no ano de 1890, na fazenda Gameleira no então município de Condeúba, hoje a localidade pertence ao município de Cordeiros/BA.
Ele foi uma daquelas lideranças inconteste, carregava toda sua região atendendo os interesses do povo, ele sempre foi aquele “paizão” daquela população carente localizada na Fazenda Gameleira e adjacência.
João José da Silveira, morreu em 28 de dezembro de 1981 com 91 anos de idade, ele foi casado com a Sra. Eliza Minervina Silveira, eles tiveram um filho José João da Silveira, 7 netos, sendo 4 homens e 3 mulheres, 45 bisnetos e 49 tataranetos, esses números de seus descendentes, foram confirmados em 13 de novembro de 2022.
Condeúba, João José da Silveira foi eleito vereador em Condeúba e empossado no dia 14 de novembro de 1961, conforme segue ata abaixo. “Diga-se de passagem que o cargo de vereador na época não era remunerado”.
Cordeiros, 7 de abril de 1963, João José da Silveira, toma posse como vereador daquele município recém emancipado. – Nas históricas cidades de Condeúba e Cordeiros, um nome ressoa como um símbolo perene na política local: João José da Silveira. Eleito vereador nesta data há mais de seis décadas, em 1961, João da Silveira marcou o início de uma trajetória política lendária que perdura até os dias atuais.
O então recém-empossado vereador trouxe consigo não apenas a promessa de representar os interesses da comunidade, mas também o compromisso de preservar a tradição e a integridade de seu nome e de sua família. Ao longo dos anos, a figura de João José da Silveira tornou-se sinônimo de dedicação ao serviço público e de uma abordagem ética na esfera política.
Seu legado transcende as barreiras do tempo, e o nome de João José da Silveira permanece associado a uma era em que a política local era conduzida por princípios sólidos e um profundo compromisso com o bem-estar da população. Sua influência estendeu-se além das fronteiras do município, ganhando reconhecimento em esferas estaduais.
A tradição de serviço público não se limitou apenas a João José da Silveira, estendendo-se também a sua família, que manteve acesa a chama da responsabilidade e dedicação à comunidade. Esse compromisso foi transmitido de geração em geração, consolidando o legado político da família Silveira.
As comunidades de Condeúba e Cordeiros expressam suas gratidões pela contribuição valiosa de João José da Silveira ao longo dos anos. Seu exemplo inspirador continua a moldar as aspirações políticas das cidades com seus descendentes, em especial Condeúba com seus sobrinhos o ex-prefeito por dois mandatos Odílio da Silveira, o ex-secretário Oclides da Silveira e o pré-candidato a prefeito Micael Silveira, recordando a importância de líderes dedicados e da preservação dos valores que fundamentam uma sociedade justa.
Hoje, Condeúba e Cordeiros celebram não apenas o ex-vereador João José da Silveira, mas também a continuidade de sua influência positiva, que transcende o tempo e continua a inspirar futuras gerações a servirem com integridade e paixão pelas comunidades.
Ata de eleição e posse de vereadores em Condeúba
Ata de eleição e posse de João José da Silveira como vereador eleito em Condeúba
João da Silveira foi eleito vereador em Cordeiros e empossado no dia 7 de abril de 1963. Conforme ata abaixo.
Ata da posse de vereador em Cordeiros
Ata de eleição e posse de João José da Silveira como vereador eleito em Cordeiros
Mayara Valeria Barros, faleceu aos de 37 anos de idade
Mayara Valeria Barros, de 37 anos, gerente de um restaurante no Mangabeira Shopping, em João Pessoa, foi morta a tiros enquanto trabalhava, no início da tarde desta sexta-feira (12). O suspeito, identificado como Luiz Carlos Rodrigues dos Santos, rendeu dois reféns durante o crime e só se entregou após negociação com a polícia. A informação é do portal G1.
Mayara recebeu os primeiros socorros na enfermaria do shopping, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito afirmou que o crime teve motivação pessoal, relacionada à sua rejeição em uma entrevista de emprego no estabelecimento.
Segundo relatos do coronel Marcos Benevides, envolvido na negociação com o suspeito, Luiz Carlos justificou seu ato pela sensação de discriminação, alegando que estava em uma situação precária, desempregado e prestes a ser despejado.
A polícia apreendeu a arma do crime, um revólver .38, juntamente com munições, e o suspeito enfrentará acusações de homicídio, tentativa de homicídio contra policiais, e homicídio qualificado por motivo fútil, aguardando audiência de custódia marcada para sábado (13).
Se observamos com cuidado, podemos detectar a aparição de uma nova faixa social que não existia antes: pessoas que hoje têm entre sessenta e oitenta anos.
A esse grupo, pertence uma geração que expulsou da terminologia a palavra envelhecer, porque simplesmente não tem em seus planos atuais a possibilidade de fazê-lo.
É uma verdadeira novidade demográfica, semelhante ao surgimento da adolescência; na época, que também era uma nova faixa social, que surgiu em meados do século XX para dar identidade a uma massa de crianças desabrochando, em corpos adultos, que não sabiam, até então, para onde ir ou como se vestir.
Este novo grupo humano, que hoje tem cerca de sessenta, setenta ou oitenta anos, levou uma vida razoavelmente satisfatória.
São homens e mulheres independentes que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado sombrio que tanta literatura latino-americana deu por décadas ao conceito de trabalho.
Longe dos tristes escritórios, muitos deles procuraram e encontraram, há muito tempo, a atividade que mais gostavam e na qual ganham a vida.
Supostamente é por isso que eles se sentem plenos; alguns nem sonham em se aposentar.
Aqueles que já se aposentaram desfrutam plenamente de seus dias, sem medo do ócio ou solidão, crescem internamente.
Eles desfrutam do tempo livre, porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, carências, esforços e eventos fortuitos, vale bem a pena contemplar o mar, a serra e o céu.
Mas algumas coisas já sabemos que, por exemplo, não são pessoas paradas no tempo; pessoas de sessenta, setenta ou oitenta, homens e mulheres, operam o computador como se tivessem feito isso durante toda a vida.
Eles escrevem e veem os filhos que estão longe e até esquecem o antigo telefone para entrar em contato com seus amigos para os quais escrevem e-mails ou mandam whatsapps.
Hoje, pessoas de 60, 70 ou 80 anos, como é seu costume, estão lançando uma idade que AINDA NÃO TEM NOME.
Antes, os que tinham essa idade, eram velhos e hoje não são mais… Hoje, estão física e intelectualmente plenos, lembram-se da sua juventude , mas sem nostalgia, porque a juventude também é cheia de quedas e nostalgias e eles bem sabem disso.
Hoje, as pessoas de 60, 70 e 80 anos celebram o Sol (☀️) todas as manhãs e sorriem para si mesmas com muita frequência…
Elas fazem planos para suas próprias vidas, não com as vidas dos demais.
Talvez, por algum motivo secreto que apenas os do século XXI conheçam e saberão, a juventude é carregada internamente.
A diferença entre uma criança e um adulto é, simplesmente, o preço de seus brinquedos.
Nota: Por favor, não guarde, passe adiante. Sei que você tem uma juventude acumulada, não importa se são 60s, 70s, 80s ou mais…
O governador Jerônimo Rodrigues e deputado federal Waldenor Pereira, pré-candidato a prefeito conquistense
É grande a chance de acontecer já próximo dia 20 de janeiro a reunião ampliada do Diretório Estadual com PT, em Vitória da Conquista, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.
A nova data foi discutida pelo deputado federal Waldenor Pereira, pré-candidato a prefeito conquistense, em reunião com o presidente estadual do PT, Éden Valadares, em Salvador, nesta sexta (12).
O encontro estadual petista no município conquistense ocorreria em 27 de dezembro passado, mas foi adiado por conta do luto pelo falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto. “Agora, só estamos dependendo da disponibilidade do governador e dos nossos senadores para fecharmos. Mas esta é a data que julgamos a melhor”, contou Waldenor, depois da conversa com Éden e o dirigente Aluã Carmo.
Lula
Outra novidade é a possibilidade da visita institucional do presidente Lula a Vitória da Conquista, em breve, uma proposta que Waldenor vem desenvolvendo junto ao governo estadual e agora tem o respaldo do presidente estadual do PT, que vê grande possibilidade, segundo o pré-candidato.
A conversa com Édem serviu também para uma análise de estratégia da pré-campanha de Waldenor em Vitória da Conquista, que manterá a realização de encontros, seminários e plenárias com vistas à elaboração de programa de governo para o município que é o terceiro da Bahia, em população e colégio eleitoral.
O ex-técnico da Seleção brasileira masculina Carlos Alberto Parreira trata linfoma de Hodgkin há quatro meses
O técnico Carlos Alberto Parreira está há quatro meses realizando um tratamento quimioterápico para combater um linfoma de Hodgkin (câncer que se origina no sistema linfático, que é uma parte do sistema imunológico, de defesa do organismo), comunicou nesta sexta-feira (12) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em nome da família do ex-treinador da seleção brasileira masculina de futebol.
Segundo a família de Parreira e a equipe médica do Hospital Samaritano, o treinador de 80 anos de idade “está há quatro meses em tratamento quimioterápico e vem apresentando excelente resposta”.
Carlos Alberto Parreira conquistou duas competições de âmbito nacional na condição de treinador, o Campeonato Brasileiro de 1984 com o Fluminense e a Copa do Brasil de 2002 com o Corinthians. Mas o ponto alto de sua carreira como técnico foi a vitoriosa campanha com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos.
Além disso, Parreira também participou da conquista da Copa de 1970, disputada no México, no papel de preparador físico da comissão técnica de Zagallo.
Linfoma de Hodgkin
Linfoma menos frequente do que outros tipos, o linfoma de Hodgkin tem incidência de três casos por 100 mil habitantes no Brasil.
O linfoma de Hodgkin é um câncer que se origina no sistema linfático, que é uma parte do sistema imunológico, de defesa do organismo. O tratamento exige quimioterapia intravenosa. A radioterapia também pode ser prescrita pelo médico, em casos específicos, para potencializar os efeitos da quimioterapia.
Em geral, os tumores do linfoma de Hodgkin se manifestam no pescoço e no tórax. Em estágios avançados, pode haver manifestações no abdômen e na medula óssea. O linfoma acomete principalmente adolescentes e adultos jovens, mas também pode ocorrer em idosos.
Em um recorte geográfico, as regiões que concentram mais casos são a Sudeste e Sul, seguidas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Referência no estado no tratamento desse câncer, o Inca atende anualmente cerca de 70 pacientes com linfoma de Hodgkin.
Comentários