Tragédia em Cordeiros, uma criança de três anos morreu vítima de afogamento em piscina neste sábado (11). Identificada como Glória Vitória Silva de Oliveira, filha de uma líder evangélica que veio recentemente de São Paulo, chegou a ser socorrido ao Hospital Joaquim Mutti de Carvalho em Cordeiros, onde o óbito ficou confirmado. O corpo foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para necropsia no Instituto Médico Legal de Brumado. Após a liberação do corpo será feito o translado para São Paulo pela Funerária São Matheus, onde será sepultado.
Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS
Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família desta criancinha, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus “Bebezinho Vitória”.
Morreu na tarde deste sábado dia 11 de junho de 2022 às 17h30min., o Sr. Manoel Neres Trindade Ferreira aos 95 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa morte foi natural. Sr. Manoel era casado com a Sra. Maria das Flores de Jesus Trindade com quem teve 11 filhos: Anair, Nilza, Maria, Jesuina, Adelaide, Dalva, Solange, Dinalva, Manoel José e Elias além de 18 netos e 17 bisnetos. O corpo está sendo velado em sua residencia na Fazenda Carranca, o sepultamento será amanhã (12), no Cemitério Municipal do Carranca, horário a definir.
Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS
Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Manoel Trindade na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus caro amigo Manoel Trindade.
A Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou dos 1907 para 1914 que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 30 óbitos, 1868 já foram curados e 16 casos ativos. Suspeitos 4.991, aguardam coleta SETE, aguarda resultado ZERO e descartados laboratorialmente 3070.
Uma das principais festas do interior da Bahia voltou com tudo em 2022: o São Pedro de Belo Campo vai acontecer entre os dias 1º e 3 de julho, com shows de cantores conhecidos nacionalmente, como Jonas Esticado, Matheus e Kauan e Felipe Araújo, além de artistas locais.
Em entrevista a imprensa, nesta sexta-feira (10), o prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre popular (Quinho), falou com otimismo da festa. “Nós temos grandes atrações se preparando para fazer uma grande festa, receber um grande público e fazer com que nossa cidade tenha cada vez mais destaque”, assegurou.
Sobre os escândalos envolvendo os altos cachês pagos a cantores sertanejos, Quinho rechaçou a possibilidade da cidade se envolver em problemas semelhantes. “Nós temos uma parceira forte com uma parceria forte com o Governo do Estado, que ajuda a bancar a festa, os artistas da terra serão bancado pela Prefeitura. Além disso, nós temos folha de pagamento em dia, aumento dos servidores, dinheiro em caixa, então não há problema nenhum”, disse.
A visita de Quinho a Vitória da Conquista teve como objetivo acompanhar o governador Rui Costa (PT), que veio inaugurar a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), reforçando também à frente do pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues. Sobre a eleição desse ano, Quinho se mostrou confiante, mesmo diante de pesquisas que mostra uma grande vantagem de ACM Neto (União Brasil). “Em 2006, Wagner tinha 6%. Em 2014, Rui tinha 4%. Jerônimo parte com 18%, então a expectativa é muito boa e tenho convicção que nós vamos vencer essas eleições. 63% dos baianos querem votar no candidato de Lula, e o único candidato de Lula na Bahia se chama Jerônimo Rodrigues”, afirmou.
A Bahia tem mais de 5,7 milhões de pessoas estão cadastradas em situação de extrema pobreza e mais de 600 mil em situação de pobreza, segundo informações do CadÚnico. Os dados são referentes ao mês de fevereiro deste ano.
De acordo com o G1, entre os municípios baianos, cinco se destacam com maior porcentagem de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. Em Rodelas, Cairu e Coronel João Sá são mais de 90% do total de inscritos no CadÚnico.
Já em Antônio Cardoso e Coração de Maria, mais de 89%. Os números do levantamento são da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), que reúne pesquisadores de universidades e instituições de todo o país.
É uma referência no monitoramento da fome no Brasil e reconhecida pelas Nações Unidas.
Mais de 23 quilômetros da BR-415, no trecho do Anel Viário Leste de Vitória da Conquista, serão pavimentados pelo Governo do Estado.
A ordem de serviço para início das obras no valor de R$ 20 milhões foi assinada pelo governador Rui Costa (PT), nesta sexta-feira (10), durante visita ao município, onde também inaugurou a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Wanderlino Nogueira Neto, com capacidade para atender 90 adolescentes autores de ato infracional para cumprimento de medida socioeducativa de internação e medida cautelar de internação provisória.
O local servirá para atendimento humanizado com estímulo às ações pedagógicas que vão integrar arte educação, esporte, profissionalização e escolarização formal. A pavimentação do Anel Viário Leste irá beneficiar cerca de 420 mil habitantes dos municípios de Vitória da Conquista, Barra do Choça, Anagé e Planalto. Também foi assinada ordem de serviço para a pavimentação de quatro quilômetros que liga o entroncamento da BR-116 ao povoado de São Sebastião. Um investimento de R$ 5 milhões que vai beneficiar 340 mil conquistenses.
Em 28 de setembro do ano passado, por meio da Lei 14.208, foram instituídas as federações partidárias. Ficou então definido que dois ou mais partidos políticos com registro definitivo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) podem se unir e, após registro no tribunal, devem atuar como se fossem uma única agremiação partidária na eleição e durante a legislatura.
As legendas reunidas nas federações precisarão permanecer filiadas por, no mínimo, quatro anos. E, caso um ou mais partidos saiam da federação, ela vai continuar vigorando até a eleição seguinte –desde que permaneçam pelo menos dois partidos na filiação.
Além disso, diz a lei, perderá o mandato aquele que tem cargo eletivo e se desfiliar, sem justa causa, do partido que integra a federação.
Impactos Na prática, diz Jorge Chaloub, professor adjunto do departamento de ciência política do IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a federação pressupõe que a união entre as siglas permaneça durante todo mandato parlamentar.
“É como os partidos vão atuar durante todo o mandato pelo qual eles concorreram como federação. Isso vai contar tanto para calcular proporcionalmente quem é eleito, quanto para as comissões legislativas, por exemplo. É como se os partidos agissem em muitas coisas como um só durante o mandato dos candidatos da federação”, explicou em entrevista ao Yahoo.
Segundo o especialista, o grande número de partidos políticos que estão registrados no TSE fez com que a federação partidária surgisse.
“A ideia é evitar que o acordo fosse somente eleitoral, e mais de longo prazo. Ou seja, impedir que os partidos se alinhassem somente na eleição para focar mais nas ideias e afinidades ideológicas.”
Ainda de acordo com Chaloub, as federações partidárias ajudam os partidos menores a atingirem a cláusula de barreira – norma legal que impede ou restringe a atuação do partido que não alcança determinado percentual de votos.
Coligações Antes das federações existiam as coligações partidárias: ao votar em um candidato proporcional – vereadores, deputados estaduais e distritais e deputados federais – de um partido coligado, o eleitor concedia seu voto a favor de toda a coligação.
De acordo com Chaloub, as coligações tinham “puro cálculo eleitoral”, ou seja, as alianças eram formadas muitas vezes sem um alinhamento ideológico.
“Assim, o voto do eleitor acabava indo para um candidato que ele não previa. Às vezes um partido de esquerda se coligava com um de direita e, por mais que o eleitor votasse em um candidato, o voto dele podia acabar elegendo alguém na coligação que ele não se identificava. Com as federações, os partidos vão pensar mais nessas escolhas.”
Mas a emenda constitucional nº 97, de 4 de outubro de 2017, alterou a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais já no pleito de 2020.
Este ano, portanto, as federações partidárias serão válidas para as eleições de deputado estadual, federal e distrital.
Já nas eleições majoritárias, ou seja, para prefeito, governador, senador e presidente da República, os partidos ainda podem criar coligações.
Por ocasião da passagem dos 145 anos de emancipação política de Brumado, o site Achei Sudoeste saiu às ruas para conversar com a população sobre as principais reivindicações de melhorias para o município.
O brumadense Armindo Batista, 61 anos, gostaria de ver uma saúde melhor para o povo na cidade. Já o senhor Inácio de Souza cobrou melhorias nas ruas da cidade, que precisam ser restauradas em razão da quantidade de buracos.
Insatisfeita, a dona de casa Mariene Vieira da Silva avaliou que muita coisa precisa melhorar no município. “As coisas estão muito desorganizadas. Não estão do jeito que a população merece. Fica difícil de comemorar”, afirmou.
Vieira cobrou, principalmente, um atendimento mais humanizado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, visto que, conforme frisou, não adianta ter profissionais de qualidade e bons equipamentos se os pacientes não são bem tratados. “Não faço questão de festa. Priorizo a saúde”, pontuou.
O brumadense Joilson Rodrigues cobrou melhorias na área de lazer para crianças no município. “Falta lazer e qualidade de vida”, completou.
Por fim, Lucas Miranda criticou a atual Administração e frisou que o prefeito precisa deixar o posto para que a cidade se desenvolva, especialmente na área da saúde. “Ele tá deixando muito a desejar”, finalizou.
Do lado positivo, os brumadenses enalteceram a hospitalidade do povo e as amizades características de uma cidade interiorana.
NOTA: Fica mais uma vez comprovado que reeleição para o executivo não presta, a população fica jogada de certa forma, sem a devida atenção da gestão, pagando um preço muito alto e o município fica amarrado em alguns segmentos, sem o devido desenvolvimento que o povo acreditou ao votar neste gestor. Nós do jornal Folha de Condeúba ficamos indignados pelo que está ocorrendo em Brumado, assim como, em outros tantos municípios que os gestores de segundos mandatos consecutivos, vem praticando políticas perversas contra o povo e o desenvolvimento dos seus respectivos municípios.Não à reeleição para o Executivo é o mais correto.
Comentários