Dia: 19 de setembro de 2018

Brasil Menos da metade dos municípios têm plano de saneamento, aponta IBGE

Menos da metade das cidades brasileiras tinham um Plano Municipal de Saneamento Básico em 2017, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (19).
O diagnóstico faz parte da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic), que investiga características municipais com dados fornecidos por integrantes do poder público em todas as 5.570 cidades do país.

De acordo com a Munic, 41,5% dos municípios brasileiros (ou 2.314 do total) possuíam um Plano Municipal de Saneamento em 2017. Outras 1.511 cidades (ou 27,1% do total) estavam em 2017 com plano em fase de desenvolvimento e em 1.745 municípios (ou 31,3% do total) ele sequer existia.
O plano é onde o gestor local faz um diagnóstico da situação do saneamento, bem como elenca objetivos e metas para a universalização do acesso aos serviços essenciais.

Ele é considerado a principal ferramenta de planejamento e execução de políticas públicas nas áreas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e gestão de rios urbanos. Em 2007, com a lei 11.445, foi criado o marco regulatório do saneamento no país. Ela estipula as diretrizes nacionais para a universalização do serviço nas cidades brasileiras.
Em 2010, decreto definiu que a existência de um Plano Municipal de Saneamento Básico seria condição necessária para que os municípios pudessem ter acesso a recursos do orçamento da União ou recursos financiados pelo governo federal para a realização de obras no setor. Continue lendo

Guajeru: Seca castiga severamente a cidade

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A seca está castigando severamente a cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, no sertão baiano. Não há mais água nos reservatórios do município, que tem sido abastecido por carros pipa e vive do pouco de água que chega às torneiras a cada 15 dias, da Barragem do Truvisco, em Caculé. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no município, no último final de semana, e pode constatar as dificuldades vividas pela comunidade. Para resumir o drama, a lagoa localizada na sede, que até a metade do primeiro semestre ainda tinha um espelho d’água de onde os caminhões pipa recolhiam para abastecer os munícipes, encontra-se completamente seca, já com o solo assoreado e totalmente rachado.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nossa reportagem flagrou pássaros migratórios ao redor do manancial em busca de água para beber. O gado que passava ao lado da lagoa já apresenta aparência debilitada. Por telefone, nossa reportagem ouviu o vereador Irmo Gomes dos Santos (PP), o Loza, e o mesmo descreveu que o momento é muito crítico para os moradores, que presenciam a cada dia as plantas morrerem diante da falta d´água e os animais definhando no meio rural. O parlamentar narrou ainda que não há mais plantação nas lavouras e os ruralistas, que estão há mais de 40 dias sem uma gota d’água nas cacimbas ou reservatórios, começam a migrar para a sede do município, seja em busca de um copo d’água para beber ou para lavar um peça de roupa. Como a cada 15 dias chega água nas torneiras, os moradores se viram obrigados a comprar mais caixas para armazenar água durante o intervalo de tempo. Continue lendo

Três dias após nascer, bebê é picada cinco vezes por escorpião e sobrevive na BA; animal foi achado no cordão umbilical

Uma bebê recém-nascida baiana foi picada cinco vezes por um escorpião-amarelo e sobreviveu. Maria Sofia Silva Ferreira, tinha apenas 3 dias de vida quando foi atacada pelo animal, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

A menina nasceu no dia 3 de setembro. Dois dias depois, ela recebeu alta e foi para casa, no Conjunto Habitacional Campo Verde, no bairro Campinhos. O caso aconteceu no dia 6 de setembro.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a criança foi levada para um posto de saúde por familiares após apresentar aumento da frequência cardíaca, excesso de saliva e recusa alimentar.

Na unidade médica, Maria Sofia passou por uma triagem. Após ser atendida, ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Ao examinar novamente a bebê, os médicos encontraram o animal. O escorpião estava preso no cordão umbilical da criança, escondido dentro da fralda.

“Na hora que a médica tirou a roupinha dela, ele estava em cima do cordão umbilical, que nem tinha caído ainda. Ninguém soube explicar como aconteceu isso. Porque antes dela ir para o hospital, eu troquei a roupinha dela três vezes e eu não vi. Ninguém viu. Nem a médica do posto viu. É uma coisa sem explicação. Só Deus para explicar”, contou a mãe da bebê, Fernanda Ferreira dos Santos, de 25 anos.

De acordo com o laudo médico da unidade de saúde onde a menina foi atendida pela segunda vez, foram aplicadas seis ampolas do soro antiescorpiônico na criança. Após passar três dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a menina teve alta, em 9 de setembro.

Do hospital, Maria Sofia, os pais e a irmã, de 7 anos, que nasceu sem parte do crânio, foram para a casa de uma tia da menina. Em entrevista ao G1, a mãe da bebê contou que a casa onde morava estava infestada por escorpiões e, por isso, não poderia voltar para lá.

A família ficará na casa da tia até se mudar para um novo imóvel. Segundo Fernanda, um empresário de Vitória da Conquista se comoveu com a história e doou 6 meses de aluguel para eles. Além disso, o homem também deu um emprego para o marido de Fernanda, que estava desempregado.

“Nem sei explicar, só agradecer a Deus pelo grande milagre que ele fez na vidinha dela e na minha pela segunda vez. São dois milagres na vida de minhas filhas. Os médicos não deram expectativa de vida para minha outra filha e hoje ela já tem 7 anos. Graças a Deus”, contou a dona de casa.

O escorpião que quase provocou a morte da menina saiu do hospital com ela e ficou com a família por alguns dias. Contudo, segundo Fernanda, a sogra dela levou o animal da casa.

“Eu mandei minha sogra levar para representar na igreja e, de lá, dar fim. Não queria ficar com esse animal dentro de casa”, disse.

CEMITÉRIO CAMPO DA PIEDADE JACARACI/BA – FALTA ESPAÇO PARA ATENDER A POPULAÇÃO

Faz um bom tempo que o Cemitério Campo da Piedade, em Jacaraci (BA), tornou – se pequeno devido a ocupação do solo. O aumento no número de carneiras lota uma área de 80m2. Recebeu a pouco capela, sala de velório, praça ajardinada com bancos de assento e pontos de luz. O ideal é que seja construído novo espaço, em terreno adquirido pela prefeitura, nas proximidades da sede do município.

Essa tira de terra reservada para sepultamentos, foi aberta na década de 30, quando Jacaraci, ainda vila, tinha de andar 01 légua para chegar no local. De lá para cá houve uma mudança e outra, inclusive na fachada, seguido da pintura dos muros feito de adobe pesado. Hoje, situado no Bairro Centenário I, toma parte do quarteirão. Esse assunto não pode ser deixado para depois. Urge providências. Cidadania para todos.

Paróquia de Santo Antônio: Terço dos Homens homenageia família dos irmãos falecidos “Carreirinha e Nenezinha”

Por Oclides da Silveira

“Carreirinha”(Falecido) e a esposa Daiane

Nesta terça-feira dia 18 de setembro de 2018, como de costume às 19h30min.,  se reuniu  os Homens do Terço na Capelinha de Santa Rita, para fazer as orações de costume, rezar o Santo Terço e pedir proteção a todas as famílias ao Papa Francisco, ao nosso Bispo José Roberto e ao Pároco Padre José Silva. Nesta sessão de orações, acrescentamos  alguns pedidos especiais para as famílias do irmão Junior Aparecido Carlos de Jesus popular “Carreirinha” e  Josenilda Ribeiro de Queiroz popular “Nenezinha”, ela era esposa do nosso irmão “Fuçura”. Ambos falecidos recentemente e de forma trágica.

“Nenezinha” (Falecida)

Nesta noite de muitas orações, tivemos no comando o irmão “Lili”, que “pediu para que todos expandissem nossas orações, precisamos rezar mais e mais, pois, ultimamente tem acontecido muitas tentações em nossa cidade, como atentados de mortes, assassinatos, suicídios e muitas pessoas portando depressão, que o Senhor Deus nos cubra com a vossa misericórdia para nos livrar de tantos males, amém”, orou o irmão “Lili”. Continue lendo