Dia: 18 de julho de 2018
O povo em busca do bem comum
Prof. Agnério Souza
Foi lançada a Cartilha “Governo popular para todos: o povo em busca do bem comum”; de autoria do renomado professor, administrador e jornalista Oclides Ribeiro da Silveira, uma publicação espetacular da Agilite Publicações e Interatividade.
O lançamento aconteceu na Câmara Municipal de Condeúba , no dia 13 de julho de 2018 com grande público que lotou o ambiente acolhedor daquela Casa Legislativa. Prefaciada pelo Padre Osvaldino Barbosa, o mesmo reflete que:
Nosso desejo é que essa cartilha caia no gosto do povo e que as lideranças das comunidades possibilitem seu estudo e aprofundamento num clima de liberdade e concórdia, onde o bem comum seja a bandeira de todos, superando os sonhos pequenos e mesquinhos que só causam discussões e divisões sem resultado e mantendo o município no atraso. (BARBOSA, Pe. O. A. – Prefácio, p.8, 2018).
No contexto, Oclides chama a atenção para mudança do atual sistema político que invadiu o Brasil, desde os tempos imperiais, e, que, em Condeúba nada mudou, nada progrediu, nada se desenvolveu nem tampouco se democratizou. Ficamos parados no cosmo.
A proposta oclideana é uma filosofia política altamente democrata, de interesse público, visando ao bem comum da população. Analisa em ligeiras pinceladas, a história dos principais grupos econômicos e patriarcais que sempre mandaram e desmandaram na Terra do Pau de Candeia, isto é, Condeúba. São suas as palavras abaixo:
Está provado que nenhum dos grupos políticos que já se passaram e aqueles que ainda estão na ativa em Condeúba foram capazes de solucionar os problemas que afligem o município e não conseguiram até então de forma individual fazer com que este trilhasse a beira do desenvolvimento total. (SILVEIRA, O. R. p.13, 2018).
De fato, a política local já passou por dois grandes grupos oligárquicos, na base do coronelismo, que decidiam a vida dos munícipes: os “Torres” e os “Cordeiros”. Até bem pouco tempo ficou conhecida a disputa entre “Melechel” e “Monturo”. Em época de campanha política para prefeito, o povo fica mais alienado do que nos jogos da Copa do Mundo.
E depois das eleições? Quem perdeu fica na pior, sem emprego, sem cargo, transferido contra a vontade de um lugar para outro, sem prestígio. E agora José? Quem ganhou fica numa boa em tudo. Como diz Juraci Magalhães: “Para os amigos tudo, para os adversários, os rigores da lei”.
É justamente contra isso que reza essa Cartilha. Não transformar a verdadeira “Democracia” em politicalha, como bem denominou Rui Barbosa.
Porém, mudar da noite para o dia a água em vinho, só Jesus. Digo que o sonho de meu colega de Conselho de Cultura é uma utopia. Jamais existirá a política sem oposição. No entanto, novos ventos têm soprado pelo Brasil afora. Acredito que não estamos longe de termos homens e mulheres íntegros, idôneos e honrados no comando da política brasileira que defenda uma democracia geral, plena e irrestrita..
Muita gente não gosta da Globo, mas… “Que país você quer para o futuro”? Estão lá os depoimentos, denúncias e sugestões para um caminho de recomeço. Não para o futuro, mas para o agora:
01) Fora a Corrupção! (Lava Jato)
02) Fora a Deseducação! (Globo)
03) Fora o descaso com a Saúde! (Silvan Baleeiro)
04) Fora a falta de Segurança! (Dr. Raimundo)
05) Fora o descaso com as Estradas! (Globo)
06) Mais apoio ao homem do campo! (Manoel Neto)
07) Trabalho digno para todos! (Agnério)
08) Liberdade de escolha (Oclides)
09) Abaixo o Desemprego (PT)
10) Abaixo o Analfabetismo (Cosme de Farias)
11) Abaixo a Ladroagem (Rui Barbosa)
12) Abaixo a Afilhadagem (Rui Barbosa)
Condeúba: Palestra realizada ontem na Câmara despertou a curiosidade dos condeubenses
Por Oclides da Silveira
Ontem dia 17 de julho de 2018, com início às 19h30min., na Câmara Municipal, foi feito uma palestra de abertura do curso que tem como foco o escritor Paulo Vieira e o seu livro “PODER DA AÇÃO”, o manual prático para reprogramar seus hábitos e promover mudanças profundas em sua vida. Os palestrantes foram os irmãos Jakeline e Diogo Medeiros.
“Este curso tem o objetivo maior de trabalhar a inteligência emocional de cada um, com metas e objetivos, inicialmente despertar nas pessoas para sua realidade, onde ela está e para onde deseja ir, a vida é composta por vários pilares, o curso tem esse objetivo buscar os ruídos que nos apresenta na nossa vida de forma sistêmica, seja ela conjugal, filhos, trabalho, estudos, finanças. muitas vezes os problemas do dia a dia acaba nos engolindo. Tem pessoas que estuda, fazem vários cursos e não chega em lugar nenhum, não se concretizam profissionalmente, já outros praticamente não estudaram e está lá em cima nas conquistas”, concluiu a palestrante Jakeline Medeiros.
“O curso terá duração de 12 horas é aberto para todos, ele será ministrado em Condeúba nos dias 11 e 12 de agosto, sendo no sábado a tarde e no domingo o dia inteiro, o valor do curso será de R$ 377,00, porém aqueles que participaram da palestra de abertura, serão premiados, pagando apenas R$ 297,00, esses valores podem ser parcelados em até 12 meses com suáveis prestações”, afirmou o promotor do curso Diogo Medeiros. Mais informações pelo tel/zap: 77-99138-5474 com Jakeline. Continue lendo
Comentários