Dia: 2 de setembro de 2017

Palmas de Monte Alto: Corpo que pode ser de guerrilheiro morto durante ditadura é exumado

exumacao-joao-leonardo-da-silva-rocha-achei-sudoesteUma ossada que pode ser do guerrilheiro baiano João Leonardo da Silva Rocha foi exumada do cemitério do município de Palmas do Monte Alto, no sudoeste da Bahia, de terça-feira (29) a quinta-feira (31). A informação é da coordenadora-geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) – ligado ao Ministério dos Direitos Humanos -, Cristina Schein. Segundo a comissão, João nasceu em Salvador e atuou no Movimento de Libertação Política (Molipo), em São Paulo.

Ele foi enviado ao México em 1969, com o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, e só retornou ao Brasil em 1971. Em 1975, conforme a comissão, João teria sido morto, aos 36 anos, em uma praça de Palmas do Monte Alto, em confronto com a Polícia Militar. Ainda conforme a comissão, ele é um dos 136 pessoas reconhecidas como mortos em decorrência de participação em atividades políticas, no período da ditadura militar no Brasil.

De acordo com o G1, para fazer a exumação dos restos mortais que podem ser de João Leonardo, foi necessário fazer uma intervenção no cemitério da cidade e exumar os corpos de duas pessoas. As famílias destas pessoas foram comunicadas e autorizaram a interferência, segundo a comissão.

Foi garantida a reconstrução dos dois túmulos afetados. Segundo Samuel Ferreira, coordenador cientifico da CEMDP, que participou do trabalho de exumação em Monte Alto, após exumar os corpos das duas pessoas, a equipe trabalhou na área ao redor e abaixo da sepultura onde eles estavam. Samuel destacou que todos os procedimentos foram feitos com rigorosas medidas científicas, éticas e humanitárias.

Condeúba/Distrito do Alegre: Morreu a popular “Mocinha” aos 82 anos

Por Oclides da Silveira

Morreu em Ribeirão Preto/SP ontem dia 1º de setembro de 2017 a Sra. Marcolina Ferreira Pereira aos 82 anos. Ela era conhecida como “Mocinha” era irmã de Joventino “Tininho” do Alegre. Seu corpo está sendo transladado para o Distrito do Alegre onde será velada e sepultada, ainda sem dia e horário definido. “Mocinha” deixou 6 filhos sendo 4 homens e 2 munheres além de 9 netos e 3 bisnetos.

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em Paz Marcolina!!!

Condeúba: Morreu Jesuína Maria Magalhães aos 89 anos

 

 

Morreu neste dia 1º de setembro de 2017 por volta das 17h30min., no Hospital Municipal de Condeúba a Sra. Jesuína Maria Magalhães aos 89 anos. O corpo de Jesuína está sendo velado em sua residencia na Rua Deputado Luis Cabral nº 518 Bairro Divino. O sepultamento será amanhã 2/9 às 17h30min., no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Jesuína era viúva e deixou os filhos, Joaquim, Jesuíno, Áurea, Maria de Lourdes, Maria Madalena, Delza, Salvador e Josué além de netos e bisnetos.

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em Paz nossa querida prima Jesuína.