Dia: 3 de maio de 2017

Condeúba: A leitura prejudica seriamente a ignorância, pela Escola Adelmário Pinheiro do Distrito da Feirinha

Empa leitura e arte
Leitura e arte realizada pelos alunos da Escola Adelmário Pinheiro – Distrito Feirinha

Em tempos tecnológicos, o desafio da escola é grande em conquistar leitores e escritores. O principal objetivo da “Parada da leitura” é abordar a importância da leitura para ampliar o universo cultural e expressivo, analisando e interpretando textos.

Por isso, será realizada a “Parada da Leitura” em cada unidade com a parceria da direção, coordenação, professores e apoio do Projeto Sacolão da Leitura. Continue lendo

Artista plástica Edméa de Oliveira abre a exposição “Vida e Arte”

Pinturafotos: Rafael Gusmão

A artista plástica e professora Edméa de Oliveira, natural de Jequié e radicada em Vitória da Conquista desde 1940, realizou, nessa terça (2), a exposição “Vida e Arte”. Com cerca de 600 obras, Edméa expõe as diferentes fases da sua trajetória artística, desde o início da sua carreira, que já tem mais de 60 anos.EdiméiaOs quadros estão espalhados em três pavimentos da galeria que leva o nome da artista plástica em sua própria residência. Em suas obras, ela aborda temas variados e utiliza diferentes técnicas, como o pastel, o óleo e o acrílico sobre tela, papel ou madeira. Segundo Edméia, ao pintar, ela tenta ser fiel a sua origem brasileira, definida por ela como bem “diversificada”. Além da pintura, a artista passeia pela poesia, escultura e cerâmica.

A exposição “Vida e Arte” ficará em cartaz até o final do mês de maio. O espaço fica aberto à visitação das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas, na: Rua Ayrton Senna, 122, bairro Candeias.

Boleto vencido pode ser pago em qualquer banco a partir de julho

 

boletos-55Foto: Reprodução/Zero Hora

Um novo sistema para pagamentos de boletos começa a funcionar em julho. Com o novo sistema, o boleto, mesmo vencido, poderá ser pago em qualquer banco. Além disso, o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apresentando o novo sistema para empresas e jornalistas em várias cidades. Na apresentação, o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu, lembrou que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado, devido ao elevado número de fraudes em boletos. “A Nova Plataforma vai trazer mais segurança”, disse Tadeu.

Ele acrescentou que o sistema atual tem mais de 20 anos de existência. Tadeu explicou que as informações de todos os boletos emitidos pelos bancos estarão na nova plataforma única, criada pela federação em parceria com a rede bancária. Na hora de pagar o boleto, os dados serão checados na plataforma.

Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado, e o consumidor só poderá pagar o boleto no banco que emitiu a cobrança, uma vez que somente essa instituição terá condições de conferir o que for necessário. As informações são da Agência Brasil.

Reforma no trabalho rural prevê pagamento com casa e comida

trabalho-rural-27Foto: Cris Toala Olivares/Reuters

Na esteira da aprovação da reforma trabalhista pela Câmara, os deputados deverão trabalhar agora para aprovar mudanças na legislação do trabalho rural no país. Um projeto de lei do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) prevê alterar as leis que regulam essas relações, mas assim como a proposta geral, também é recheado de polêmicas.

Um dos itens da nova reforma prevê que o empregado rural poderá trabalhar em troca de casa e comida, por exemplo, ao permitir que o patrão pague seus funcionários com uma “remuneração de qualquer espécie”.

De acordo com a Veja, no artigo 3º, o projeto prevê que “empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural ou agroindustrial, sob a dependência e subordinação deste e mediante salário ou remuneração de qualquer espécie”.

O pagamento poderá ocorrer também via concessão de terras para plantio ou parte do lucro da produção. O deputado, da bancada ruralista, justifica as alterações afirmando que as leis que regulamentam o trabalho no campo atualmente desprezam “usos e costumes e a cultura do campo”.

Aracatu: Prefeitura recolhe animais nas ruas e só será devolvido após pagamento de multa

recolhimento-de-animais-brumado-noticias-07Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Aracatu, a prefeitura municipal está realizando o recolhimento de animais soltos nas ruas, especialmente às margens da BA-262, rodovia que corta a cidade. Os animais são levados para um local específico e só serão devolvidos ao proprietário mediante pagamento de multa.

A medida tem por finalidade evitar o aumento do número de acidentes, visto que animais soltos em vias públicas são uma ameaça à segurança no trânsito.

Em Brumado, também é comum o registro de ocorrências de acidentes, principalmente envolvendo equinos e bovinos. A prefeitura municipal poderia adotar uma estratégia semelhante, haja vista a quantidade de animais soltos em vias da cidade.

Pedrão/BA: Casal é morto em carro e filhas somem na cidade baiana

criancas-desaparecidas-pedrao-77Duas crianças, de 1 e 5 anos de idade, que são filhas do casal executado a tiros no município de Pedrão, desapareceram e estão sendo procuradas pela polícia e pela família. A informação foi passada ao G1 pela Polícia Civil, na terça-feira (2). Ainda não há informações sobre como as crianças desapareceram.

Familiares relataram à polícia que as meninas estavam com os pais, Juliana Conceição do Nascimento e Robinson Luis Gomes, no carro no momento do crime e disseram não saber sobre o paradeiro das crianças.

A Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) dizem, no entanto, que ainda não há nenhuma confirmação de que as crianças estavam no mesmo veículo que os pais. Também não há informações sobre a autoria e motivação do assassinato dos pais das duas meninas.