Dia: 9 de março de 2016

Naná Vasconcelos morre aos 71 anos

O músico tratava um câncer de pulmão desde 2015, quando iniciou o tratamento de quimioterapia e radioterapia

Credito: Rafael Martins/ Esp. DP- VIVER- Nana Vasconcelos, musico instrumentista.
Credito: Rafael Martins/ Esp. DP- VIVER- Nana Vasconcelos, musico instrumentista.

O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos não resistiu a complicações de um câncer de pulmão e faleceu, nesta quarta-feira (9), às 7h39, aos 71 anos. O músico tratava a doença desde 2015, quando chegou a se submeter a sessões de quimioterapia. Na época, Naná enfrentou a situação com bom humor, e gravou vídeo com poesia. O velório teve início às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, na Boa Vista. O sepultamento foi confirmado para o cemitério de Santo Amaro, às 10h desta quinta-feira (10). Continue lendo

Funcionários terceirizados da limpeza fazem protesto em Salvador

protesto_cab

Na manhã desta quarta-feira (9) funcionários terceirizados, vinculados à Secretaria de Educação do Estado, que atuam na limpeza realizam uma manifestação em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os trabalhadores protestam contra atrasos nos pagamentos de salários e vales de transporte e alimentação, além de não recolhimento de FGTS. Continue lendo

Estatutos dos Partidos podem inviabilizar candidaturas de novos filiados

Diego-Gomes

A Constituição Federal de 1988 proporcionou aos partidos políticos, através do princípio da autonomia partidária, “definir sua estrutura interna, organização e funcionamento, devendo seus estatutos estabelecer normas de fidelidade e disciplina partidárias”. Todavia, a Lei dos Partidos Políticos impõe restrição sobre sua alteração no ano de eleição.
“É facultado ao partido político estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária superiores aos previstos nesta Lei, com vistas a candidatura a cargos eletivos”, cita o artigo 20 da Lei 9096/1995. Destacando também, no Parágrafo Único, que “os prazos de filiação partidária, fixados no estatuto do partido, com vistas a candidatura a cargos eletivos, não podem ser alterados no ano da eleição”. Continue lendo

Prazo para regularização da situação eleitoral termina em maio

título-cancelado

Os eleitores terão até o dia 4 de maio para regularizar sua situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Assim, até essa data os cidadãos podem fazer o primeiro título, transferência de cidade ou local de votação, pedido de mudança de seção eleitoral com adaptação para pessoa com deficiência e atualização de informações contidas no título.

A regularização é importante, pois quem estiver com o título cancelado não poderá, além de não votar, obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos bancários.

Além de ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Para fazer a regularização, os eleitores devem ir ao Cartório Eleitoral com documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência dos últimos três meses.

Governo lança nova etapa do Pronatec

Pronatec

O governo federal lançou nesta quarta (9) uma nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com o lançamento, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a oferta de 2 milhões de vagas para este ano.
Serão 372 mil para cursos técnicos e 1,627 milhão para cursos de qualificação profissional. Além das aulas presenciais, os estudantes poderão optar pelo e-Pronatec, que permite à pessoa estudar online onde e quando preferir, de acordo.

Segundo o MEC, o aluno vai estudar por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em outros canais educativos.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, um dos destaques desta etapa do programa é o fortalecimento do Pronatec EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A ideia é que os jovens e adultos que interromperam seus estudos tenham a oportunidade de participar do programa, tendo seus conhecimentos – oriundos do trabalho e de experiências anteriores – valorizados e aproveitados ao longo dos cursos.