Condeúba: Avança a ideia da reedição do livro “Memória Descritiva de Condeúba” de Tranquilino Torres
Por Oclides da Silveira
Pela Secretaria de Cultura Ygor Roberto e o vereador Reginaldo Nascimento – PSB
Está surgindo uma parceria bastante eficaz entre a Prefeitura de Condeúba através da Secretaria de Cultura e a ALBA – Assembléia Legislativa da Bahia, por intermédia da Deputada Estadual Fabíola Mansur do PSB e o vereador condeubense Reginaldo Nascimento – PSB. Esta parceria visa a reedição do livro “Memória Descritiva” que conta a história de Condeúba, o qual é de autoria de Tranquilino Torres, cuja a última edição foi feita no longínquo ano de 1920 na Gestão do Intendente João da Silva Torres, que se encontra de há muito tempo totalmente esgotada.
Por isso, da necessidade desta nova reedição deste importantíssimo livro. Em tempo de dificuldades se faz necessário essas parcerias, tendo em vista, que este livro não visa lucro comercial e sim um instrumento que registra toda a história secular do nosso município, sendo um produto indispensável para os estudantes, professores e historiadores.
Será muito bom, ter em nosso meio a republicação da Memória Descritiva de Condeúba, com anotações de Dr. Ruy Madeiros. O livro conta a história de uma região, marco importante para muitos municípios do Sudoeste Baiano. Além do mais, traz documentos importantíssimos, como o Tratado de limites entre a Bahia e o Estado de Minas Gerais. Com certeza será do interesse de todos nós.