QUARESMA: Quarta-feira de Cinzas
As cinzas da quarta-feira, surgem na liturgia católica, sendo um sinal visível de penitência, mortificação e arrependimento. O fiel que se reveste de humildade e reconhece a sua fragilidade mortal e passageira, abre-se para a indulgência do perdão misericordioso de Deus, aceitando a imposição das cinzas na fronte ou na cabeça, para recordar a condição de pobres criaturas diante da infinitude do mistério do Criador.
Com as cinzas, recordamos a nossa morte, a nossa irmã morte como S. Francisco ensinava. Tudo vai se tornar cinzas, pois tudo passará, todas as coisas cessarão e só permanecerá o amor e a graça de um Deus que é eterno e senhor do tempo e da história.
As cinzas, podem ser também um escândalo para esta cultura moderna do ter, do poder e do prazer. O mundo não aceita a mensagem das cinzas. O mundo já caiu na auto suficiência de confiar em seus próprios esquemas e na própria ambição de nunca morrer, nunca perder, nunca cair, nunca fracassar… O mundo insiste na cultura do egocentrismo e da capitalização-juntar, consumir, comprar.
As cinzas nos ajudam a rezar com humildade, reconhecer e aceitar que somos pecadores e necessitamos da misericórdia de um Deus que nos ama, nos abraça, nos perdoa e nos acolhe. Deus é amor!!!
Sobre a conversão, é salutar observar o caminho que estamos seguindo. Estamos na direção certa? Estamos trilhando um caminho de coerência, santidade e caridade fraterna? Conversão é mudar o sentido e continuar em outra direção, mas, cada um é juiz de si mesmo e deve se questionar e tomar a decisão com muita liberdade.
Na quaresma, somos sustentados em três pilares: oração, jejum e caridade. Essas três práticas podem nos ajudar a viver o retiro quaresmal. É bom observar e realizar com dignidade e pureza de coração.
Também, neste período, a CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade, uma iniciativa dos bispos para a Igreja no Brasil, sendo uma proposta de conversão social, exaltando da doutrina social da Igreja que deseja colaborar com um mundo mais juntos e fraterno. Neste ano de 2024, a CF traz o tema da amizade social, para despertar a compreensão de que a fraternidade precisa prevalecer acima das diferenças e das opiniões diversas. Respeitar, amar, conviver com todos, acolher a todos, tudo isso é amizade social e a Igreja está sendo profeta quando suscita essa temática tão atual e oportuna.
Que Deus nos ajude a caminhar em direção a páscoa de Cristo. Desejo a todos uma santa e abençoada quaresma! Paz e bem!
Comentários