Semana Mundial da Água, a ADCC se mobiliza na sensibilização sobre a importância e o uso da água.

A ADCC – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba, uma entidade sem fins lucrativos, ligada diretamente a igreja católica, nesta semana mundial da água convida a sociedade para refletir a problemática da água.

No dia 17 de março fez-se a abertura da Semana Mundial da água, com um programa apresentado na Radio Liberdade FM. Foi usado horário do Programa Viva Vida da Pastoral da Criança, com a participação das orientadoras: professora Sueli e Senhora Abelina.

O Dia Mundial da Água, criado pela ONU, em 22 de março de 1992. Essa data a cada ano, é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas sobre este importante bem natural. A ONU se preocupou com a água, pelo fato de existir em grande quantidade no planeta. Porém, boa parte dessas fontes, que são: rios, lagos e represas, estão contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem, se tornando não apropriada para o consumo humano, é uma situação preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, para grande parte da população mundial.

Esta importante data tem o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas, também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitude, que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Como: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades do dia a dia, reutilizá-la em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais. A água é um direito de todos, usada para o consumo humano, irrigação, produção de energia, navegação, pesca, uso industrial, lazer e uso medicinal. Possui também valores: biológico, social, simbólico, espiritual, paisagístico e turístico.

A escassez de água em nossa região, acontece devido um período de seca prolongado, por conta do nível de poluição e também pela falta de captação no período de chuvas. Quanto ao abastecimento e distribuição para os munícipes, enfrenta dificuldade, pois muitas pessoas ainda deixam de fazer a sua parte, no sentido de economizar e entender que todos necessitam de água para sobreviver.

Ao final do programa, os ouvintes foram convidados a participar da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, onde terá também uma fala sobre a água.

Editado por: Manoel, Jueli e Ângela

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *