Internacional: RCC – Renovação Carismática Católica completou 50 anos de fundação

IMG-20170223-WA0049Por Oclides da Silveira

Nesse sábado dia 18 de fevereiro de 2017, a RCC – Renovação Carismática Católica celebrou seu jubileu de ouro (50 anos) de fundação a nível mundial.
A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA.

Eles desejavam uma pentecoste como o de Maria Santíssima e dos apóstolos de Jerusalém. Esse desejo foi fruto da leitura dos livros “A cruz e o punhal” e “Eles oram em línguas estranhas”, livros estes escritos por um Pastor Pentecostal.

Interessante como Deus é pedagógico, pois o retiro aconteceu em uma Faculdade do Espirito Santo. Lá no retiro eles começara a orar em línguas estranhas e fazer exercícios do uso dos Carismas. Logo essa graça Pentecostal chegou na Europa levada pelos Padre Jesuítas.

No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, em 1969 através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty.

Os rumos que a Renovação Carismática tomou a partir de Campinas foram diversos, expandindo-se rapidamente pela maioria dos Estados brasileiros. Entre algumas informações disponíveis encontramos as de Dom Cipriano Chagas que registra:

– Em 1970 e 71 iniciou-se a Renovação em Telêmaco Borba, no Paraná, com Pe. Daniel Kiakarski, que a conhecera nos Estados Unidos também em 1969.

– Em 1972 e 1973 Pe. Eduardo, de novo no Brasil, deu vários retiros e iniciou grupos de oração. Assim foi, por exemplo, em Belo Horizonte, em 1972, com um grupo pequeno de 8 ou 9 pessoas.

– Em janeiro de 1974 foi realizado o II Congresso Nacional da Renovação Carismática, comparecendo líderes de Mato Grosso, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo etc.
Em Condeúba a RCC chegou através do Reverendo Dom Homero Leite Meira, que iniciou com pequenas reuniões no Salão Paroquial, o qual deu o nome de Hora Carismática. Vale ressaltar que outros nomes que juntamente com Dom Homero ajudaram a divulgar a cultura de Pentecostes, como segue: Laura Souza (Abdias), Terezinha Teixeira, Lizete, Isabel Pereira, Elizabeth Patente (Bebezinha), Abelina, Ana Fernandes, entre outros.

Na década de 90 foi realizado a primeira experiência de oração do referido grupo. Também foi estruturado um núcleo de serviços que teve como 1º – Coordenador Manoel Batista Ribeiro, 2º – Coordenadora Ângela Cruz, 3º – Coordenador José Carlos, 4º – Coordenador José Ernesto, 5º – Coordenador Jairo David, 6º -Coordenador Florindo Junior, 7º – Coordenadora Eva Guimarães, 8º – Coordenador Jairo David, o qual terminará seu mandato em 31 de dezembro de 2018, uma vez que os mandatos são de dois anos.

Em Condeúba a RCC conta com os seguintes Ministérios: Pregação, Formação, Criança, Promoção Humana, Jovem, Famílias, Interseção. Tem em seu quadro em torno de 120 membros e 30 Cervos.

Em face das comemorações Jubilar de ouro, a RCC de Condeúba promoveu um evento na Praça Santo Antônio com início às 07:30 e termino às 22:30 com músicas, louvor, danças, sorteios de brindes. Os são intitulados Grupo Oração de Ouro. O coordenador do Grupo Luz da Fé Manoel Batista Ribeiro, que foi um dos palestrantes, fez uma retrospectiva da RCC Internacional, Nacional e local.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *