Condeúba: O desportista popular “Zé” Américo completou meio século de vida

Por Oclides da Silveira

ze 33
Zé Américo ladeado pelos pais, irmãs, esposa, filhos, cunhados e sobrinhos

José Américo Sousa de Jesus popular “Zé Américo”, nasceu em 24 de setembro de 1967 no Hospital Senhora Santana de Caetité/BA., por tanto completa hoje 50 anos, filho de Benedito José de Jesus e Abelina Francisca Souza de Jesus, até os 6 meses de idade residiu na cidade de Urandi. A família mudou-se para Condeúba, chegando aqui no dia 12 de março de 1968, na época do caos, pois a cidade estava debaixo de água e se encontrava em ruínas, este período ficou marcado pela destruição da enchente de 68, que derrubou muitas casas residenciais e estabelecimentos comerciais, se tornando uma data histórica.

ze 41
Zé Américo ladeado pelos pais Benedito e Abelina

Zé Américo e seus pais vieram para Condeúba juntamente com o Padre Homero Leite, aqui ele foi batizado pelo próprio Padre Homero que também foi seu padrinho. Aqui em Condeúba que Zé deu seus primeiros passos, viveu sua infância, mocidade e chegou a maioridade, casou-se aqui, onde continua vivendo até os dias de hoje. José Américo tem 3 irmãs Cristiane (Tina), Ana Paula e Mhonia é pai de 3 filhos: Guilherme, Marina e Mirian.

ze 7
Zé Américo em pose com seus amigos do futebol de sua época

Zé é um vascaino inconteste, jogou muita bola quando mais jovem, defendeu as cores da Seleção de Condeúba, assim ele pode conquistar muitos amigos na área do esporte, de tal forma, que hoje ele tem grande trâmite no meio do futebol, conhecedor de todos os esportes e suas tendencias, a ponto que no Governo do então Prefeito Guto, ele foi nomeado Coordenador de Esportes do Município no período de 2013 a 2016. No seu comando o esporte de Condeúba teve excelente desempenho, com destaque para a nossa seleção de futebol de campo que disputou o torneio regional organizado pela Amvagra.

ze 29
Zé Américo agradecendo primeiramente a Deus, a sua família e aos amigos pela grande festa surpresa que lhe fizeram

Zé Américo é licenciado em Biologia pela FTC e Bacharel em Administração Pública pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Atualmente ele está dando aula de Educação Física na Escola Municipal Alcides Cordeiro, uma vez que Zé Américo é funcionário de carreira da Prefeitura Municipal de Condeúba. José Américo completa 50 anos neste dia 24 de setembro de 2017.

ze 37
Ângela Cruz fazendo o momento de oração observada por Zé Américo

A festa começou com um momento de reflexão e oração feito por Ângela Cruz, depois foi a vez da leitura que contou toda sua trajetória de vida, desde seu nascimento até os dias atuais, a qual foi feita pela professora “Cidinha” Carvalho.

Amigo Zé, você que nasceu em plena primavera, estação das flores e por isso da beleza natural.  Período que normalmente começa a chover em nosso sertão judiado pela seca, que também é uma grande dádiva de Deus. Você que foi nascido e criado no seio de uma grande família abençoada por Deus. Você completa hoje amigo Zé, meio século de uma vida digna de aplausos, pois, nesse período você só conquistou amigos verdadeiros, razão pela qual, uma grande parte deles compareceram na sua festa de aniversário, feita de surpresa pela sua família, outros amigos que não puderam estar aqui na sua festa, mandaram um áudio visual de confraternização, que de qualquer forma prestaram-lhe aquela linda e brilhante homenagem natalícia.

ze 23
Personagens que lembraram a Novela Jerônimo o Justiceiro do Sertão

Foi exibido num telão a música tema da novela Jerônimo o Justiceiro do Sertão, logo em seguida personagens ultrajados com roupas daquela novela, compareceram para homenagear Zé Américo. Em seguida foi exibido também a vida de Zé desde criança até a fase adulta. Foram apresentados os brinquedos da época, com destaque para o seu primeiro brinquedinho, um ursinho de plastico que foi exibido com muito orgulho pela sua mãe Sra. Abelina, o qual está datado de 1967.

A festa surpresa que a família e amigos prepararam para Zé Américo, foi caprichosamente decorada com todos os requintes, primeiro buscou um local maravilhoso que foi no sítio da Amizade que de propriedade dos seus pais, depois rotulou as bebidas com o nome “Zé Américo 50 anos”.

Nós do Jornal Folha de Condeúba acreditamos que nada foi por acaso!  Você amigo Zé que sempre semeou boas sementes, agora está colhendo e vai continuar colhendo bons frutos pelo resto de sua  vida. Rogamos ao nosso impetuoso bom Deus que lhe dê muita luz, para que você juntamente com sua grande família abençoada, possam superar todos e quaisquer obstáculos que vier a surgir no seu caminho. Feliz aniversário de 50 anos e vamos buscar mais 50 para fazermos a grande festa do centenário. Amém!!!

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba: O desportista popular “Zé” Américo completou meio século de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *