Taiobeiras/MG: Hoje 26 de abril, completando 97 anos da passagem da Coluna Prestes

Por Levon Nascimento

Exatos 97 anos atrás, era uma segunda-feira, dia 26 de abril de 1926. Naquela manhã, o grupo de cerca de 1.500 combatentes da coluna revoltosa tenentista liderada pelo capitão Luís Carlos Prestes adentrou o pequeno distrito de Bom Jardim de Taiobeiras, vindo da região de Serra Nova, município de Rio Pardo de Minas, onde empreendera a famosa manobra do “laço húngaro”.

Os soldados foram bem recebidos por Teófilo Rêgo, comerciante do povoado que não fugira para os matos do Grama.

Único evento da história nacional que tem um pequeno capítulo desenrolado em Taiobeiras, a Coluna Prestes foi um rebelião contra o governo oligárquico do presidente Arthur Bernardes (1922-1926).

Em pouco menos de três anos, percorreu cerca de 25 mil quilômetros pelo Brasil, lutando contra e vencendo na maioria das vezes as tropas oficiais e mercenárias contratadas pelos coronéis aliados do Governo Federal.

Em nossa região, seu tempo é conhecido como a época dos revoltosos. Muitas das atrocidades atribuídas ao grupo, na verdade, foram praticadas pelas hostes oficiais que, sem escrúpulos, punha a culpa nos combatentes invictos.

Entre os objetivos da gloriosa coluna, estava o de banir a oligarquia e industrializar o país.

Teófilo Rêgo atendeu às demandas de Luís Carlos Prestes que, ao sair de Taiobeiras rumo à Bahia, entregou ao estalajadeiro um coturno cheio de moedas, que somavam valor suficiente para cobrir os custos da estadia.

Que tal em 2026, aos cem anos dessa epopeia, Taiobeiras erguer um monumento celebrativo desse fato histórico?

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail