Sem Doria, Lula abre 21 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno, diz Datafolha
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 21 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), informou nesta quinta-feira (26) pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que anunciou sua desistência na segunda (23), o petista lidera a corrida ao Planalto com 48% das intenções de voto no primeiro turno. Já Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 27%.
O terceiro colocado da disputa é o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, que aparece com 7%.
André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 2%. Já Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) pontuam 1%. Brancos e nulos são 7%, e 4% não sabem ou não responderam.
Cenário sem João Doria
Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 27%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 7%
Não sabe: 4%
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, Lula marca 58% das intenções de voto e Bolsonaro, 33%. A vantagem do petista é, portanto, de 25 pontos percentuais.
Em março, a pesquisa mostrou que o ex-presidente tinha 55% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro, uma diferença de 21 pontos.
Além disso, segundo DataFolha divulgado hoje, 8% votariam em branco ou nulo. Antes, eram 10%. O número de eleitores que não sabe em quem votar é de 1%, mesmo número do levantamento anterior.
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TAE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.
Comentários