Seca prejudica criações animais e lavouras em comunidades rurais na região sudoeste baiano
Redação
Diversas comunidades rurais na região sudoeste baiano, têm sofrido com a seca e falta d’água. O presidente da Central das Associações de Condeúba Sr. Antônio José da Rocha, relatou que muitos moradores não têm cisternas em suas residências e contam com o apoio do caminhão pipa da Prefeitura para ter acesso à água.
Diante da situação crítica, Rocha afirmou que as plantações feitas no decorrer dos meses anteriores, perderam-se todas e está sendo muito difícil manter as criações de animais, o gado tem sobrevivido com palma, porém, não se acha mais o produto na região para comprar. Os prejuizos para o homem do campo neste fim de ano é total e o pior que não temos nenhum respaldo do Governo para amenizar tais prejuizos.
“Estamos aguardando a ajuda de Deus para mandar a chuva. A população como um todo depende dos alimentos produzidos na zona rural, com esse prejuizo total da agricultura familiar, corremos um sério risco de termos uma alta nesses produtos, tendo em vista que para abastecer a região, terá que vir tudo de fora”, afirmou Sr. Antônio Rocha.
Senhor Deus pai de bondade, tenha misericórdia de nós, derrama sobre nossa região a chuva necessária para suprir tudo que está seco, para encher tanques, lagoas, açudes e fazer correr os rios e riachos. Fazer crescer o pasto e toda planta para a nossa sobrevivência. Isto vos pedimos, ó Pai, .nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém