Quase 2 mil caranguejos transportados irregularmente são apreendidos no Sul da Bahia
O caso ocorreu durante uma fiscalização no km 720 da BR-101, no trecho da cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Segundo a PRF, aproximadamente dois mil caranguejos da espécie ‘guaiamum’ eram levados no compartimento de carga, um reboque (carretinha) que estava acoplado em um carro de passeio.
A carga também não tinha Guia de Trânsito de Animal (GTA) e refrigeração adequada. Segundo a PRF, havia caranguejos fêmeas, cuja a pesca é proibida. Questionado sobre a mercadoria transportada, o motorista afirmou que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé (RJ).
Disse também que eles seriam comercializados em bares e restaurantes de Aracaju (SE). A PRF encaminhou o motorista para a delegacia e acionou o Ibama, que ficou responsável pelas notificações necessárias e destinação do pescado. Não há detalhes se o homem assinou algum termo e foi liberado ou se permaneceu detido.
A polícia ressaltou que em certas épocas do ano, os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. São nestes períodos de proibições em que é possível garantir a reposição dos caranguejos na natureza.
Comentários