Promotoria investiga nomeação de esposa do prefeito e secretário de Itamaraju

A 2ª Promotoria de Justiça de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, abriu um procedimento administrativo para investigar a nomeação de Jaqueline Ribeiro Almeida, esposa do prefeito Jorge Almeida (PSDB), como secretária Municipal de Desenvolvimento Social. O promotor de Justiça Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção pede uma análise da compatibilidade técnica e funcional da primeira-dama para o exercício da função.

Jaqueline Ribeiro já exerceu o cargo de secretária de Saúde interina da cidade e atualmente é coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa Saúde da Família (PSF), além de ser diretora da Policlínica da cidade. Outro foco do promotor de Justiça é o secretário Naedson de Araújo Gonçalves, que comanda interinamente a Secretaria de Saúde e é responsável pela Secretaria de Finanças.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) busca garantir que as nomeações estejam de acordo com os princípios constitucionais e a legislação vigente, que vedam a nomeação de parentes de até terceiro grau para cargos públicos. Jorge Almeida também é alvo do Ministério Público Eleitoral, que ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para cassar os registros de candidatura dele e do vice, Lê da LR (PL), por supostas condutas ilícitas durante a eleição, incluindo a compra de votos através da distribuição de combustíveis.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.