Primeira Carreata de carro de bois feito em face a festa do Glorioso Santo Antônio, Padroeiro de Condeúba
Foi realizada em Condeúba, na manhã deste domingo (09, junho, 2024), a Primeira Carreata de Carros de Bois, feita em face aos festejos do Padroeiro da cidade o Glorioso Santo Antônio.
A iniciativa foi do padre Matheus, a quem parabenizamos pela brilhante ideia, que deu oportunidade de voltar na história e mostrar principalmente para os mais novos, que ainda não tinha tido a oportunidade, de ver como foi o início de um longínquo passado.
O padre Matheus ainda como estímulo, designou uma premiação para os três primeiros carros de bois, mais bem avaliados pelo corpo de jurados, sendo 500 reais para o primeiro lugar, 300 reais para o segundo lugar e 200 reais para o terceiro colocado. O principal vencedor foi o carro de propriedade do agricultor conhecido popularmente por “Fofo”.
O carro de boi foi por longo tempo, o único meio no sertão para transportar as pessoas, os bens e serviços como: Mudanças, alimentos, madeiras para fazer cercas, lenha para cozinhar, porcos, galinhas entre tantas outras utilidades domésticas.
Veja esse vídeo abaixo gravado pela nosso querida amigo e competente profissional “Marquinhos”, que tem de fundo a música “Condeúba não é só destino”, numa excelente letra de Paulo Henrique e uma exuberante criatividade e interpretação maravilhosa do talentoso e multe instrumentista Adriano Guilherme.
Fotos: Org. Evento
Muito bem, parabéns ao nosso pároco pela iniciativa. Não sei se os bois que mugiam se ganharam alguma coisa, mas estavam bonitos. Agora, uma coisa é certa, não podem os animais ficarem altas horas sem comer e beber. Isso é judiação. Vamos ter mais cuidado com eles. Os bois de montaria à frente estavam lindos e elegantes. Um era o Caprichoso e o outro Garantido.