Preço de materiais de construção tem alta de mais de 12% na Bahia

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

A construção civil é um dos setores que vem liderando a recuperação econômica do país, no entanto, nos últimos anos o setor tem registrado um aumento considerável no preço dos materiais.

Segundo levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 12 meses encerrados em junho, o aumento acumulado do preço médio dos materiais de construção, na Bahia, foi de 12,81%.

De acordo com o Tribuna da Bahia, nos últimos doze meses os dez insumos que sofreram as maiores variações foram: porta interna (41,9%), telha fibrocimento (38,8%), chapa compensado plastificado (37,8%), concreto (34,2%), azulejo (30,5%), areia (29,9%), fechadura de ferro (28,4), bloco de concreto (26,4%), cimento (18,8%) e brita (11,1%). Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), fechou o primeiro semestre deste ano com alta de 5,7% na Bahia. Em junho, este mesmo índice fechou em 0,57%. Com a alta, Landim afirmou que uma das alternativas é comprar insumos do mercado internacional.

Segundo a mais recente pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a falta ou o alto custo de matéria-prima foi o principal problema citado por 47,7% dos empresários brasileiros.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail